A Ponte Çanakkale 1915 é a ponte suspensa mais longa do mundo, que atravessa o Estreito de Dardanelles, no noroeste da Turquia. Antes da abertura da ponte, era preciso ir da Ásia para a Europa (ou vice-versa) através de uma balsa, o que poderia levar cerca de meia hora.

Graças a esta maravilha da engenharia, essa mesma viagem agora leva cerca de seis minutos. Bem, isso se você estiver dirigindo ou andando em velocidades normais, é claro. Este grande empreendimento foi inaugurado oficialmente em 18 de março de 2022 - que também foi o 107º aniversário da Vitória Naval de Çanakkale durante a Primeira Guerra Mundial, daí o 1915 do nome.

E o que é melhor para inaugurar uma ponte do que fazendo uma corrida de arrancada? Melhor ainda, e se você tivesse uma arrancada extremamente espetacular, com dois dos melhores pilotos internacionais da Turquia, cada um pilotando um dos veículos mais rápidos do mundo um contra o outro? 

Foi assim que o pentacampeão mundial de Supersport Kenan Sofuoğlu e seu protegido, o campeão mundial de Superbike 2021 Toprak Razgatlıoğlu apareceram para o evento. Sofuoğlu - que é parlamentar turco, assim como o agente de Razgatlıoğlu - pilotou uma Kawasaki H2R nesta competição. 

Razgatlıoğlu, por outro lado, optou pelas quatro rodas. Ele pilotou uma Ferrari SF90 Stradale para o evento, colocando duas máquinas monstruosamente rápidas uma contra a outra. Para aqueles não familiarizados, ambos são capazes de acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 2 segundos.  

Obviamente, uma motocicleta geralmente será mais rápida na arrancada do que um carro. Como foi esta corrida, no entanto? Será que Razgatlıoğlu conseguiria ultrapassar seu mestre Sofuoğlu? Conseguindo ou não, a Ferrari SF90 com certeza foi uma boa escolha de veículo para a missão. 

Ainda assim, uma H2R é uma H2R. Enquanto a SF90 esteve na liderança por um período, Mas a Kawasaki acabou levando no final. Quem venceu? De acordo com Razgatlıoğlu, a vitória foi de toda a Turquia com esta incrível demonstração de talento e dedicação, colocando em destaque a nova ponte, um marco da engenharia turca. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com