Com pouco mais de 20,5 mil unidades emplacadas em janeiro, o segmento de picapes iniciou 2022 em baixa. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a retração foi de pouco mais de 26%. Já em relação a dezembro, quando mais de 32,5 mil unidades foram registradas, a queda foi ainda maior (-36,9%).
Entre as picapes pequenas, categoria que perdeu mais espaço nos últimos doze meses (-33,3%), a líder Fiat Strada (6.716) respondeu por 85% das vendas. Em baixa superior a 50%, a Volkswagen Saveiro (1.180), sua rival mais próxima, emplacou quase seis vezes menos. Aposentada em sua atual configuração – a nova será maior e fará parte da categoria acima quando lançada -, a Chevrolet Montana registrou as mesmas 2 unidades da Effa K01.
As picapes pequenas mais vendidas em janeiro de 2022:
POS. | MODELO | JAN/22 | DEZ/21 | JAN/21 | % JAN 22 | % DEZ 21 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT STRADA | 6716 | 9060 | 9231 | 85,01% | 77,91% | -25,87% | -27,25% |
2º | VW SAVEIRO | 1180 | 2554 | 2496 | 14,94% | 21,96% | -53,80% | -52,72% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 2 | 13 | 120 | 0,03% | 0,11% | -84,62% | -98,33% |
4º | EFFA K01 | 2 | 2 | 0 | 0,03% | 0,02% | 0,00% | - |
7900 | 11629 | 11847 | 100,00% | 100,00% | -32,07% | -33,32% |
Mesmo tendo seu mês mais fraco desde junho de 2020 (3.029), a Fiat Toro (3.293) recuperou uma liderança perdida no mês anterior entre os modelos maiores e que havia durado dezenove meses consecutivos. A diferença em relação à Toyota Hilux (2.912), no entanto, foi inferior a 400 unidades. O destaque do mês ficou por conta da Renault Duster Oroch (1.447), 3ª colocada com o seu 3º melhor desempenho desde o lançamento e esperando pela reestilização.
Terceira em dezembro e esperando pela linha 2023, a última antes da nova geração, a Ford Ranger (1.221) caiu uma posição. Numa disputa acirradíssima pela 5ª colocação e definida por apenas 4 unidades, a VW Amarok (954) levou a melhor sobre a Nissan Frontier (950), ambas com resultados melhores do que há um ano. Não tão distante das duas, a Mitsubishi L200 foi a preferida por 826 consumidores, número mais fraco desde fevereiro passado.
Nenhuma representante da categoria, entretanto, teve resultado tão negativo quanto à S10: com apenas 739 unidade, seu desempenho menos expressivo desde janeiro de 2007 (738), a picape da Chevrolet perdeu mais de 70% de seus registros de 2021 e despencou para o 8º lugar. Já a Ram 2500, com 252 unidades, não tinha um mês tão bom desde agosto (368).
As picapes médias e grandes mais vendidas em janeiro de 2022:
POS. | MODELO | JAN/22 | DEZ/21 | JAN/21 | % JAN 22 | % DEZ 21 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT TORO | 3293 | 5139 | 5232 | 26,05% | 24,57% | -35,92% | -37,06% |
2º | TOYOTA HILUX | 2912 | 5408 | 3301 | 23,03% | 25,86% | -46,15% | -11,78% |
3º | RENAULT DUSTER OROCH | 1447 | 1390 | 1049 | 11,45% | 6,65% | 4,10% | 37,94% |
4º | FORD RANGER | 1221 | 2289 | 1926 | 9,66% | 10,95% | -46,66% | -36,60% |
5º | VW AMAROK | 954 | 1408 | 188 | 7,55% | 6,73% | -32,24% | 407,45% |
6º | NISSAN FRONTIER | 950 | 1402 | 815 | 7,51% | 6,70% | -32,24% | 16,56% |
7º | MITSUBISHI L200 | 826 | 1561 | 591 | 6,53% | 7,46% | -47,09% | 39,76% |
8º | CHEVROLET S10 | 739 | 2221 | 2520 | 5,85% | 10,62% | -66,73% | -70,67% |
9º | RAM 2500 | 252 | 38 | 304 | 1,99% | 0,18% | 563,16% | -17,11% |
10º | EFFA V21 | 29 | 36 | 20 | 0,23% | 0,17% | -19,44% | 45,00% |
11º | EFFA V22 | 12 | 8 | 7 | 0,09% | 0,04% | 50,00% | 71,43% |
12º | RAM 1500 | 3 | 9 | 0 | 0,02% | 0,04% | -66,67% | - |
13º | CHEVROLET MONTANA | 2 | 0 | 0 | 0,02% | 0,00% | - | - |
14º | FORD F150 / F250 | 2 | 2 | 0 | 0,02% | 0,01% | 0,00% | - |
15º | CHEVROLET SILVERADO | 1 | 2 | 1 | 0,01% | 0,01% | -50,00% | 0,00% |
12643 | 20913 | 15954 | 100,00% | 100,00% | -39,54% | -20,75% |
Fonte: Fenabrave