Com pouco mais de 20,5 mil unidades emplacadas em janeiro, o segmento de picapes iniciou 2022 em baixa. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a retração foi de pouco mais de 26%. Já em relação a dezembro, quando mais de 32,5 mil unidades foram registradas, a queda foi ainda maior (-36,9%).

Entre as picapes pequenas, categoria que perdeu mais espaço nos últimos doze meses (-33,3%), a líder Fiat Strada (6.716) respondeu por 85% das vendas. Em baixa superior a 50%, a Volkswagen Saveiro (1.180), sua rival mais próxima, emplacou quase seis vezes menos. Aposentada em sua atual configuração – a nova será maior e fará parte da categoria acima quando lançada -, a Chevrolet Montana registrou as mesmas 2 unidades da Effa K01.

Fiat Strada 2021
Volkswagen Gol, Saveiro e Voyage 2020

As picapes pequenas mais vendidas em janeiro de 2022:

POS. 

MODELO 

JAN/22 

DEZ/21 

JAN/21 

% JAN 22 

% DEZ 21 

VARIAÇÃO JAN/DEZ 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

FIAT STRADA 

6716 

9060 

9231 

85,01% 

77,91% 

-25,87% 

-27,25% 

2º 

VW SAVEIRO 

1180 

2554 

2496 

14,94% 

21,96% 

-53,80% 

-52,72% 

3º 

CHEVROLET MONTANA 

13 

120 

0,03% 

0,11% 

-84,62% 

-98,33% 

4º 

EFFA K01 

0,03% 

0,02% 

0,00% 

   

7900 

11629 

11847 

100,00% 

100,00% 

-32,07% 

-33,32% 

Mesmo tendo seu mês mais fraco desde junho de 2020 (3.029), a Fiat Toro (3.293) recuperou uma liderança perdida no mês anterior entre os modelos maiores e que havia durado dezenove meses consecutivos. A diferença em relação à Toyota Hilux (2.912), no entanto, foi inferior a 400 unidades. O destaque do mês ficou por conta da Renault Duster Oroch (1.447), 3ª colocada com o seu 3º melhor desempenho desde o lançamento e esperando pela reestilização.

Fiat Toro Ranch 2022
Toyota Hilux 2021 (Brasil)
Renault Duster Oroch Express
Visão lateral da Ranger Storm

Terceira em dezembro e esperando pela linha 2023, a última antes da nova geração, a Ford Ranger (1.221) caiu uma posição. Numa disputa acirradíssima pela 5ª colocação e definida por apenas 4 unidades, a VW Amarok (954) levou a melhor sobre a Nissan Frontier (950), ambas com resultados melhores do que há um ano. Não tão distante das duas, a Mitsubishi L200 foi a preferida por 826 consumidores, número mais fraco desde fevereiro passado.

Nenhuma representante da categoria, entretanto, teve resultado tão negativo quanto à S10: com apenas 739 unidade, seu desempenho menos expressivo desde janeiro de 2007 (738), a picape da Chevrolet perdeu mais de 70% de seus registros de 2021 e despencou para o 8º lugar. Já a Ram 2500, com 252 unidades, não tinha um mês tão bom desde agosto (368).

As picapes médias e grandes mais vendidas em janeiro de 2022:

POS. 

MODELO 

JAN/22 

DEZ/21 

JAN/21 

% JAN 22 

% DEZ 21 

VARIAÇÃO JAN/DEZ 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

FIAT TORO 

3293 

5139 

5232 

26,05% 

24,57% 

-35,92% 

-37,06% 

2º 

TOYOTA HILUX 

2912 

5408 

3301 

23,03% 

25,86% 

-46,15% 

-11,78% 

3º 

RENAULT DUSTER OROCH 

1447 

1390 

1049 

11,45% 

6,65% 

4,10% 

37,94% 

4º 

FORD RANGER 

1221 

2289 

1926 

9,66% 

10,95% 

-46,66% 

-36,60% 

5º 

VW AMAROK 

954 

1408 

188 

7,55% 

6,73% 

-32,24% 

407,45% 

6º 

NISSAN FRONTIER 

950 

1402 

815 

7,51% 

6,70% 

-32,24% 

16,56% 

7º 

MITSUBISHI L200 

826 

1561 

591 

6,53% 

7,46% 

-47,09% 

39,76% 

8º 

CHEVROLET S10 

739 

2221 

2520 

5,85% 

10,62% 

-66,73% 

-70,67% 

9º 

RAM 2500 

252 

38 

304 

1,99% 

0,18% 

563,16% 

-17,11% 

10º 

EFFA V21 

29 

36 

20 

0,23% 

0,17% 

-19,44% 

45,00% 

11º 

EFFA V22 

12 

0,09% 

0,04% 

50,00% 

71,43% 

12º 

RAM 1500 

0,02% 

0,04% 

-66,67% 

13º 

CHEVROLET MONTANA 

0,02% 

0,00% 

14º 

FORD F150 / F250 

0,02% 

0,01% 

0,00% 

15º 

CHEVROLET SILVERADO 

0,01% 

0,01% 

-50,00% 

0,00% 

   

12643 

20913 

15954 

100,00% 

100,00% 

-39,54% 

-20,75% 

Fonte: Fenabrave 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com