A Fiat Strada acumula muitas inovações no mercado brasileiro, sendo a primeira picape pequena com cabine estendida, com cabine dupla, quatro portas, entre outros pioneirismos. Agora a picapinha mais vendida do Brasil surge com outra novidade: câmbio automático (não contamos a versão automatizada Dualogic que já existiu). Essa é a nova Strada CVT, que estreia por aqui nas versões Volcano por R$ 111.990 e a inédita versão Ranch por R$ 116.990

Pois é, a picapinha da Fiat segue sendo a pioneira no segmento graças as diversas novidades e inovações que trouxe desde 1998, ano que foi lançada. E agora chega o câmbio automático para a Strada, que segundo a Fiat era um desejo antigo dos consumidores da caminhonete compacta. Assim como as demais versões com transmissão manual, a Strada automática CVT vai ser equipada com o motor 1.3 Firefly flex, que rende 107 cv e 13,7 kgfm de torque quando abastecido com etanol ou 98 cv e 13,2 kgfm se o tanque estiver com gasolina. É o mesmo conjunto usado no Pulse Drive 1.3 CVT.

Galeria: Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022

O câmbio CVT

Em relação ao câmbio automático CVT, ele terá simulação de 7 marchas. Além disso, a transmissão vem com três modos de condução, sendo automático, manual ou Sport. O primeiro é o modo padrão, onde a central eletrônica “lê” como o motorista dirige para ajustar sempre a melhor relação de marcha focando no consumo, enquanto o segundo modo permite trocas de marchas pelas aletas atrás do volante ou pela própria alavanca de câmbio. No modo Sport a Fiat garante que a picape fica mais ágil, graças a uma recalibração na central eletrônica que deixa o acelerador mais sensível, as relações de marcha mais curtas e o volante com assistência mais pesada.

Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022
Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022
Versão CVT tem aletas atrás do volante para trocas manuais
Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022
Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022

Para quem pensou que o câmbio poderia ser mais sensível por conta da proposta mais rústica de uma picape, a Fiat revela que o óleo do câmbio automático foi projetado para ter durabilidade para toda a vida. Em poucas palavras: a montadora garante que não há previsão de trocar o fluido da transmissão ao longo de toda a vida útil da Strada CVT.

Algo que mudou na Strada CVT foi sua capacidade de carga que reduziu em 50 kg, assim passando a ter capacidade de 600 kg. Já o volume que pode ser transportado segue igual, com 844 litros.

E o visual?

Oferecida nas versões Volcano e Ranch, a Strada com câmbio automático traz novidades visuais somente na segunda configuração, que até então estava disponível somente para a “irmã maior” Toro. Mas a Strada Ranch faz o seu próprio estilo, trazendo detalhes como skid plate pintado de cinza, além de para-barros e retrovisores com acabamento preto brilhante. A picapinha ainda se difere pelas rodas de liga-leve aro 15” raiadas com pneus ATR de uso misto, logotipo Ranch ao lado do para-lama, estribos laterais, barras de teto cinzas e capota marítima com a inscrição Ranch gravada na cobertura.

Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022
Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022
Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022

Pulando para a cabine, a Strada Ranch estreia um painel em dois tons com detalhes em marrom e saídas de ar pintados de preto brilhante, acabamento que segue a mesma linha da Toro Ranch. A cot marrom aparece ainda na costura do volante revestido de couro, na coifa do câmbio e nos bancos, que por sua vez também trazem estilo diferenciado com as laterais revestidas em marrom e com o nome Ranch gravado nos encostos. Há também badges com o nome da versão abaixo da central multimídia, tapetes e nas soleiras das portas. A pequena tela LCD customizável no painel ostenta uma apresentação exclusiva de boas-vindas sempre que o carro é ligado.

Na lista de itens de série, a maior novidade da Strada CVT fica para o carregamento de smartphone sem fio, o chamado wirelless charger. Além disso, traz central multimídia com tela de 7 polegadas com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de cabos, sensor de estacionamento, direção elétrica, câmera de ré com linhas guia e faróis de neblina. A versão Volcano tem como principais novidades na versão com câmbio automático CVT os paddle-shifts, carregador sem fio para o smartphone e descansa braço central. 

Galeria: Fiat Strada Volcano 1.3 CVT 2022

A picape soma ainda controles de estabilidade e tração – esse último com sistema E-Locker (TC+) que ajuda na tração mesmo em pisos escorregadios a até 65 km/h, quatro airbags, sistema Isofix, faróis full-LED com luzes DRL, assistente de partida em rampas, monitor de pressão dos pneus e tela TFT de 3,5” para o computador de bordo no painel.

De acordo com a Fiat, a nova Strada com câmbio automático CVT tem três anos de garantia, assim como as demais versões. Além disso, a versão Volcano deixa de ser a versão topo de linha da picape, papel que agora é assumido pela versão Ranch.

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