Se em 2020 as vendas de veículos novos foram seriamente afetadas pela pandemia, em 2021 o principal problema foi a falta de componentes. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, no ano passado foram comercializadas 11.774.885 unidades nos 26 países da União Europeia, além do Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça, 1,5% a menos do que em 2020. Segundo a consultoria JATO, este foi o pior resultado desde 1985.
Das 20 maiores montadoras, metade delas registrou retração. Líder, a Volkswagen (1.274.137) perdeu 0,6 ponto percentual de participação. A Peugeot (724.393), que havia sido terceira em 2020, subiu uma posição, enquanto a Renault (678.736), até então a 2ª colocada, caiu para a 5ª posição. Com alta superior a 10%, a Toyota (712.574) conquistou um inédito 3º lugar.
Líder entre as premium desde 2016, a Mercedes-Benz (642.948) desta vez foi superada pela BMW (682.695) por quase 40 mil unidades. Destaque para as sul-coreanas Hyundai (515.886) e Kia (502.677), que registraram as maiores evoluções. A Ford (523.970), presente no pódio em 2019, desta vez foi apenas a 9ª colocada graças à maior retração do top 20 (-19%). Líder no Brasil, a Fiat (475.502) foi apenas a 13ª.
POS. |
MARCA |
2021 |
% MERCADO 2021 |
2020 |
% MERCADO 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
1.274.137 |
10,8% |
1.358.059 |
11,4% |
-6,2% |
1º |
2º |
PEUGEOT |
724.393 |
6,2% |
741.500 |
6,2% |
-2,3% |
3º |
3º |
TOYOTA |
712.574 |
6,1% |
646.497 |
5,4% |
10,2% |
7º |
4º |
BMW |
682.695 |
5,8% |
674.898 |
5,6% |
1,2% |
5º |
5º |
RENAULT |
678.736 |
5,8% |
819.067 |
6,8% |
-17,1% |
2º |
6º |
MERCEDES-BENZ |
642.948 |
5,5% |
735.185 |
6,1% |
-12,5% |
4º |
7º |
AUDI |
597.428 |
5,1% |
600.529 |
5,0% |
-0,5% |
9º |
8º |
SKODA |
589.170 |
5,0% |
644.174 |
5,4% |
-8,5% |
8º |
9º |
FORD |
523.970 |
4,4% |
648.530 |
5,4% |
-19,2% |
6º |
10º |
HYUNDAI |
515.886 |
4,4% |
424.318 |
3,5% |
21,6% |
13º |
11º |
KIA |
502.677 |
4,3% |
416.715 |
3,5% |
20,6% |
14º |
12º |
OPEL/VAUXHALL |
486.503 |
4,1% |
485.808 |
4,1% |
0,1% |
11º |
13º |
FIAT |
475.502 |
4,0% |
491.110 |
4,1% |
-3,2% |
10º |
14º |
CITROËN |
445.650 |
3,8% |
448.572 |
3,8% |
-0,7% |
12º |
15º |
DACIA |
410.788 |
3,5% |
405.484 |
3,4% |
1,3% |
15º |
16º |
SEAT |
400.155 |
3,4% |
374.797 |
3,1% |
6,8% |
16º |
17º |
VOLVO |
289.301 |
2,5% |
286.265 |
2,4% |
1,1% |
18º |
18º |
NISSAN |
249.232 |
2,1% |
290.520 |
2,4% |
-14,2% |
17º |
19º |
SUZUKI* |
185.771 |
1,6% |
165.926 |
1,4% |
12,0% |
20º |
20º |
MINI |
175.867 |
1,5% |
172.865 |
1,4% |
1,7% |
19º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
11.774.885 |
100,0% |
11.958.116 |
100,0% |
-1,5% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido; e
- Números da Suzuki (*) fornecidos pela JATO.
Entre os modelos, o VW Golf (205.408) completou 14 anos consecutivos no topo do ranking - o Peugeot 207, em 2007, foi o último modelo a liderar as vendas. Esta, aliás, foi a 34ª vez nos últimos 39 anos com o VW como o nº 1. A vantagem, no entanto, caiu drasticamente: terceiro em 2020, o Peugeot 208 (196.869) ficou menos de 9 mil unidades atrás, contra quase 90 mil em 2020. O Golf, aliás, perdeu mais da metade de suas vendas nos últimos dois anos.
A briga pelo 2º lugar, aliás, foi acirradíssima, com pouco mais de 2 mil unidades separando o 2º do 5º colocado. Preferido no continente em julho e agosto, o Dacia Sandero (192.482) assegurou um expressivo 3º lugar, algo inédito. Vice até 2019, o Renault Clio (196.243) perdeu quase 20% de seus compradores e desta vez foi o 4º colocado. Além do 208, a vice-líder Peugeot emplacou o 2008 (190.261) em 5º, como preferido entre os SUVs / crossovers.
13º no ano anterior, o VW T-Roc (180.396) subiu sete posições. Com crescimento acima dos 22%, o Fiat 500 (170.815) entrou no top 10 respondendo por mais de 1/3 das vendas da marca italiana. Hyundai Tucson (146.449), 14º, e Tesla Model 3 (140.421), 17º, registraram os maiores crescimentos, ambos acima dos 60%. O modelo da marca norte-americana, aliás, foi o nº 1 entre os premium.
O Mercedes Classe A (117.233), que havia sido o 12º no último ranking, perdeu mais de ¼ de seus compradores e desta vez ficou fora do top 20. Com nova geração, o Kia Sportage (88.004) marcou presença no top 50. O mau desempenho da Ford, por sua vez, teve relação direta com os resultados decepcionantes do Focus (95.274) e do Fiesta (83.346), ambos com quedas acima dos 40%.
POS. |
MODELO |
2021 |
% MERCADO 2021 |
2020 |
% MERCADO 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
VW GOLF |
205.408 |
1,7% |
283.286 |
2,4% |
-27,5% |
1º |
2º |
PEUGEOT 208 |
196.869 |
1,7% |
195.888 |
1,6% |
0,5% |
3º |
3º |
DACIA SANDERO |
196.792 |
1,7% |
166.878 |
1,4% |
17,9% |
10º |
4º |
RENAULT CLIO |
196.243 |
1,7% |
245.019 |
2,0% |
-19,9% |
2º |
5º |
PEUGEOT 2008 |
194.653 |
1,7% |
154.443 |
1,3% |
26,0% |
15º |
6º |
VW T-ROC |
186.644 |
1,6% |
157.143 |
1,3% |
18,8% |
13º |
7º |
TOYOTA YARIS |
182.590 |
1,6% |
175.144 |
1,5% |
4,3% |
8º |
8º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
180.643 |
1,5% |
194.399 |
1,6% |
-7,1% |
4º |
9º |
FIAT 500 |
174.739 |
1,5% |
139.594 |
1,2% |
25,2% |
18º |
10º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
161.830 |
1,4% |
175.466 |
1,5% |
-7,8% |
7º |
11º |
CITROËN C3 |
159.302 |
1,4% |
146.595 |
1,2% |
8,7% |
16º |
12º |
RENAULT CAPTUR |
158.580 |
1,3% |
177.099 |
1,5% |
-10,5% |
6º |
13º |
VW POLO |
152.617 |
1,3% |
165.896 |
1,4% |
-8,0% |
11º |
14º |
HYUNDAI TUCSON |
149.170 |
1,3% |
89.979 |
0,8% |
65,8% |
39º |
15º |
TOYOTA COROLLA |
146.604 |
1,2% |
135.121 |
1,1% |
8,5% |
20º |
16º |
DACIA DUSTER |
145.753 |
1,2% |
137.408 |
1,1% |
6,1% |
19º |
17º |
SKODA OCTAVIA |
143.268 |
1,2% |
180.767 |
1,5% |
-20,7% |
5º |
18º |
TESLA MODEL3 |
141.429 |
1,2% |
86.194 |
0,7% |
64,1% |
43º |
19º |
PEUGEOT 3008 |
140.015 |
1,2% |
123.249 |
1,0% |
13,6% |
23º |
20º |
FORD PUMA |
132.887 |
1,1% |
118.352 |
1,0% |
12,3% |
24º |
21º |
FIAT PANDA |
132.227 |
1,1% |
143.084 |
1,2% |
-7,6% |
17º |
22º |
VW T-CROSS |
127.956 |
1,1% |
112.010 |
0,9% |
14,2% |
28º |
23º |
VOLVO XC40 |
120.234 |
1,0% |
109.648 |
0,9% |
9,7% |
30º |
24º |
MERCEDES CLASSE A |
117.233 |
1,0% |
158.170 |
1,3% |
-25,9% |
12º |
25º |
BMW SÉRIE 3 |
116.250 |
1,0% |
118.260 |
1,0% |
-1,7% |
25º |
26º |
MINI |
116.038 |
1,0% |
110.409 |
0,9% |
5,1% |
29º |
27º |
HYUNDAI KONA |
108.761 |
0,9% |
126.462 |
1,1% |
-14,0% |
22º |
28º |
TOYOTA C-HR |
107.910 |
0,9% |
99.989 |
0,8% |
7,9% |
32º |
29º |
FORD KUGA |
106.435 |
0,9% |
78.912 |
0,7% |
34,9% |
48º |
30º |
TOYOTA RAV4 |
105.906 |
0,9% |
90.792 |
0,8% |
16,6% |
38º |
31º |
NISSAN QASHQAI |
103.544 |
0,9% |
132.877 |
1,1% |
-22,1% |
21º |
32º |
AUDI A3 |
100.943 |
0,9% |
95.830 |
0,8% |
5,3% |
36º |
33º |
BMW SÉRIE 1 |
97.808 |
0,8% |
107.512 |
0,9% |
-9,0% |
31º |
34º |
AUDI Q3 / SPORTBACK |
95.278 |
0,8% |
88.099 |
0,7% |
8,1% |
41º |
35º |
FORD FOCUS |
94.845 |
0,8% |
172.567 |
1,4% |
-45,0% |
9º |
36º |
SEAT LEON |
94.241 |
0,8% |
112.940 |
0,9% |
-16,6% |
27º |
37º |
BMW X1 |
90.290 |
0,8% |
88.036 |
0,7% |
2,6% |
42º |
38º |
KIA NIRO |
89.078 |
0,8% |
77.729 |
0,7% |
14,6% |
49º |
39º |
KIA SPORTAGE |
88.004 |
0,7% |
68.504 |
0,6% |
28,5% |
- |
40º |
SKODA FABIA |
87.664 |
0,7% |
98.129 |
0,8% |
-10,7% |
35º |
41º |
SEAT ARONA |
87.031 |
0,7% |
79.615 |
0,7% |
9,3% |
47º |
42º |
TOYOTA AYGO |
85.409 |
0,7% |
81.534 |
0,7% |
4,8% |
45º |
43º |
SKODA KAMIQ |
83.828 |
0,7% |
74.482 |
0,6% |
12,5% |
- |
44º |
VW PASSAT |
83.224 |
0,7% |
115.682 |
1,0% |
-28,1% |
26º |
45º |
FORD FIESTA |
81.662 |
0,7% |
155.145 |
1,3% |
-47,4% |
14º |
46º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND X |
78.950 |
0,7% |
92.023 |
0,8% |
-14,2% |
37º |
47º |
SKODA KAROQ |
77.524 |
0,7% |
82.091 |
0,7% |
-5,6% |
44º |
48º |
VW UP |
75.277 |
0,6% |
58.804 |
0,5% |
28,0% |
- |
49º |
VOLVO XC60 |
74.467 |
0,6% |
69.918 |
0,6% |
6,5% |
- |
50º |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
72.753 |
0,6% |
77 |
0,0% |
94384,4% |
- |
EM DEZEMBRO
No encerramento de 2021, o mercado europeu registrou queda nas vendas de veículos novos pelo 6º mês seguido. Segundo a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, foram comercializadas 950.218 unidades, quase 22% a menos do que há um ano. Desde julho, aliás, não é superada a barreira de 1 milhão de unidades.
No ranking de modelos, apenas a Dacia (44.247), a Tesla (36.529), a Kia (32.098) e a Mini (19.295) tiveram crescimento entre as vinte primeiras. A líder VW (95.167), com 3 pontos percentuais a menos do que há um ano, perdeu quase 40% de seus compradores. Atrás da Renault (67.402), a Mercedes (60.511) venceu a Peugeot (60.443) por menos de 60 unidades para garantir seu 1º pódio desde abril.
POS. |
MARCA |
DEZ.21 |
% MERCADO 2021 |
DEZ.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
95.167 |
10,0% |
158.199 |
13,0% |
-39,8% |
2º |
RENAULT |
67.402 |
7,1% |
85.641 |
7,1% |
-21,3% |
3º |
MERCEDES-BENZ |
60.511 |
6,4% |
70.181 |
5,8% |
-13,8% |
4º |
PEUGEOT |
60.443 |
6,4% |
72.071 |
5,9% |
-16,1% |
5º |
TOYOTA |
52.965 |
5,6% |
63.796 |
5,3% |
-17,0% |
6º |
BMW |
49.295 |
5,2% |
71.436 |
5,9% |
-31,0% |
7º |
SKODA |
45.847 |
4,8% |
62.417 |
5,1% |
-26,5% |
8º |
AUDI |
45.470 |
4,8% |
54.442 |
4,5% |
-16,5% |
9º |
DACIA |
44.247 |
4,7% |
39.866 |
3,3% |
11,0% |
10º |
HYUNDAI |
42.750 |
4,5% |
43.926 |
3,6% |
-2,7% |
11º |
TESLA* |
36.529 |
3,8% |
27.036 |
2,2% |
35,1% |
12º |
OPEL/VAUXHALL |
35.733 |
3,8% |
42.298 |
3,5% |
-15,5% |
13º |
FORD |
35.421 |
3,7% |
57.352 |
4,7% |
-38,2% |
14º |
KIA |
32.098 |
3,4% |
30.159 |
2,5% |
6,4% |
15º |
CITROËN |
31.163 |
3,3% |
39.628 |
3,3% |
-21,4% |
16º |
FIAT |
30.591 |
3,2% |
50.323 |
4,1% |
-39,2% |
17º |
VOLVO |
27.139 |
2,9% |
33.858 |
2,8% |
-19,8% |
18º |
SEAT |
25.047 |
2,6% |
36.867 |
3,0% |
-32,1% |
19º |
NISSAN |
21.036 |
2,2% |
30.272 |
2,5% |
-30,5% |
20º |
MINI |
19.295 |
2,0% |
16.860 |
1,4% |
14,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
950.218 |
... |
1.214.062 |
... |
-21,7% |
Observação:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido;
- Números da Tesla (*) apenas na União Europeia.
Preferido dos europeus em setembro, o Tesla Model 3 (26.974) repetiu a dose apenas pela 2ª vez em sua história. Nº 1 em novembro, o Renault Clio (18.277) desta vez foi o 3º, menos de 200 unidades atrás do Peugeot 208 (18.489). Este foi o 3º mês seguido com pelo menos dois representantes franceses no pódio. O Peugeot 2008 (15.903), que havia sido o mais vendido em outubro, manteve a liderança entre os SUVs / crossovers.
A Dacia emplacou o Sandero (15.370) em 5º e o Duster (12.921) em 7º, além do elétrico Spring (6.509) em seu 3º top 50 seguido. O VW Golf (13.445), que havia sido apenas o 29º em novembro, subiu 23 posições. Além do Model 3, a Tesla ainda viu o Model Y (9.555) no top 20. Maior aposta da VW entre os elétricos, o ID.3 (8.231) perdeu 70% de seus compradores.
POS. |
MODELO |
DEZ.21 |
% MERCADO 2021 |
DEZ.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TESLA MODEL 3 |
26.974 |
2,8% |
24.554 |
2,0% |
9,9% |
2º |
PEUGEOT 208 |
18.489 |
1,9% |
20.603 |
1,7% |
-10,3% |
3º |
RENAULT CLIO |
18.277 |
1,9% |
22.230 |
1,8% |
-17,8% |
4º |
PEUGEOT 2008 |
15.903 |
1,7% |
17.846 |
1,5% |
-10,9% |
5º |
DACIA SANDERO |
15.370 |
1,6% |
16.885 |
1,4% |
-9,0% |
6º |
VW GOLF |
13.445 |
1,4% |
29.976 |
2,5% |
-55,1% |
7º |
DACIA DUSTER |
12.921 |
1,4% |
11.954 |
1,0% |
8,1% |
8º |
RENAULT CAPTUR |
12.474 |
1,3% |
18.649 |
1,5% |
-33,1% |
9º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
11.604 |
1,2% |
16.237 |
1,3% |
-28,5% |
10º |
VW T-ROC |
10.999 |
1,2% |
16.063 |
1,3% |
-31,5% |
11º |
FIAT 500 |
10.984 |
1,2% |
18.547 |
1,5% |
-40,8% |
12º |
MINI |
10.905 |
1,1% |
10.080 |
0,8% |
8,2% |
13º |
PEUGEOT 3008 |
10.374 |
1,1% |
10.926 |
0,9% |
-5,1% |
14º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
10.372 |
1,1% |
13.841 |
1,1% |
-25,1% |
15º |
HYUNDAI TUCSON |
10.053 |
1,1% |
9.324 |
0,8% |
7,8% |
16º |
VOLVO XC40 |
9.938 |
1,0% |
14.902 |
1,2% |
-33,3% |
17º |
CITROËN C3 |
9.733 |
1,0% |
13.012 |
1,1% |
-25,2% |
18º |
TOYOTA COROLLA |
9.652 |
1,0% |
11.912 |
1,0% |
-19,0% |
19º |
TESLA MODEL Y |
9.555 |
1,0% |
0 |
0,0% |
- |
20º |
VW POLO |
9.406 |
1,0% |
14.128 |
1,2% |
-33,4% |
21º |
FORD PUMA |
9.328 |
1,0% |
12.877 |
1,1% |
-27,6% |
22º |
NISSAN QASHQAI |
8.965 |
0,9% |
12.837 |
1,1% |
-30,2% |
23º |
SKODA OCTAVIA |
8.945 |
0,9% |
18.704 |
1,5% |
-52,2% |
24º |
TOYOTA YARIS CROSS |
8.642 |
0,9% |
0 |
0,0% |
- |
25º |
TOYOTA YARIS |
8.327 |
0,9% |
20.259 |
1,7% |
-58,9% |
26º |
HYUNDAI KONA |
8.240 |
0,9% |
17.192 |
1,4% |
-52,1% |
27º |
VW ID.3 |
8.231 |
0,9% |
27.919 |
2,3% |
-70,5% |
28º |
FORD FOCUS |
7.983 |
0,8% |
13.388 |
1,1% |
-40,4% |
29º |
FIAT PANDA |
7.670 |
0,8% |
12.286 |
1,0% |
-37,6% |
30º |
MERCEDES CLASSE A |
7.574 |
0,8% |
12.690 |
1,0% |
-40,3% |
31º |
VW ID.4 |
7.526 |
0,8% |
4.717 |
0,4% |
59,6% |
32º |
SKODA ENYAQ |
7.394 |
0,8% |
741 |
0,1% |
897,8% |
33º |
OPEL MOKKA |
7.382 |
0,8% |
44 |
0,0% |
16677,3% |
34º |
RENAULT ARKANA |
7.199 |
0,8% |
0 |
0,0% |
- |
35º |
RENAULT ZOE |
7.139 |
0,8% |
16.353 |
1,3% |
-56,3% |
36º |
MERCEDES GLA |
7.137 |
0,8% |
7.098 |
0,6% |
0,5% |
37º |
AUDI A3 |
7.057 |
0,7% |
10.568 |
0,9% |
-33,2% |
38º |
BMW X3 |
6.990 |
0,7% |
7.743 |
0,6% |
-9,7% |
39º |
VW T-CROSS |
6.876 |
0,7% |
11.346 |
0,9% |
-39,4% |
40º |
TOYOTA C-HR |
6.830 |
0,7% |
7.822 |
0,6% |
-12,7% |
41º |
BMW X1 |
6.823 |
0,7% |
10.951 |
0,9% |
-37,7% |
42º |
TOYOTA RAV4 |
6.696 |
0,7% |
9.285 |
0,8% |
-27,9% |
43º |
DACIA SPRING |
6.509 |
0,7% |
1.721 |
0,1% |
278,2% |
44º |
FORD KUGA |
6.471 |
0,7% |
9.128 |
0,8% |
-29,1% |
45º |
KIA NIRO |
6.233 |
0,7% |
6.982 |
0,6% |
-10,7% |
46º |
SEAT LEON |
6.129 |
0,6% |
15.640 |
1,3% |
-60,8% |
47º |
CITROËN C4 |
5.970 |
0,6% |
2.313 |
0,2% |
158,1% |
48º |
SKODA FABIA |
5.963 |
0,6% |
9.234 |
0,8% |
-35,4% |
49º |
MERCEDES GLC |
5.919 |
0,6% |
9.752 |
0,8% |
-39,3% |
50º |
RENAULT MEGANE |
5.650 |
0,6% |
8.037 |
0,7% |
-29,7% |
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
BYD mostra fábrica no Brasil e confirma híbrido flex nacional
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Toyota Supra A90 Final Edition aumenta potência e vai a 429 cv
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)