Depois de divulgada a lista de indicados, o prêmio de Carro do Ano 2022 na Europa avança mais uma etapa e chega na fase de finalistas. O júri especializado, composto por 61 jornalistas automotivos de 23 países, realizou criteriosa avaliação e escolheu 7 veículos entre os quase 40 disponíveis. Entraram na fase final Cupra Born, Ford Mustang Mach-E, Hyundai Ioniq 5, Kia EV6, Peugeot 308, Renault Megane e-Tech Electric e Skoda Enyaq.

Concorrem à premiação veículos lançados no decorrer deste ano e vendidos em pelo menos 5 diferentes mercados europeus. A lista inclui nomes tradicionais recentemente renovados com troca de geração, assim como modelos inéditos inseridos nesta nova fase de eletrificação da indústria.

Galeria: Carro do Ano 2022 - Finalistas

A próxima etapa, programada para o início de 2022, inclui uma série de testes de estrada e provas de técnicas. O vencedor será escolhido quando cada jurado distribuir 25 pontos entre os 7 finalistas. O modelo que alcançar a maior pontuação ganhará o disputado prêmio. O anúncio do grande vencedor será realizado durante a abertura do Salão de Genebra, na Suíça, em fevereiro.

Nesta edição, chama atenção o fato de que entre os 7 indicados para a final, 6 são totalmente elétricos. Na prática, apenas o Peugeot 308 é equipado com motor à combustão. O modelo, aliás, é um dos mais fortes candidatos e conhecido vencedor do prêmio em 2014. Seu antecessor, o 307, também levou o troféu quando concorreu em 2002.

Os EVs, por sua vez, são enquadrados em dois grupos. O primeiro, composto por crossovers, é composto por Ford Mustang Mach-E, Kia EV6 e Skoda Enyaq. O segundo, formado por hatchbacks, tem nomeadamente Cupra Born, Hyundai Ioniq 5 e Renault Megane E-Tech.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com