O próximo grande lançamento da Fiat para o Brasil finalmente ganha uma data. A fabricante italiana confirma que apresentará o novo Fiat Pulse no dia 19 de outubro, quando saberemos mais detalhes sobre o 1º SUV nacional da empresa. No mesmo dia, a marca iniciará a sua pré-venda, o que indica que as primeiras unidades serão entregues rapidamente, uma vez que já está sendo produzido em Betim (MG).

Até o momento, a Fiat divulgou o visual, parte do interior e alguns equipamentos do novo Pulse. O modelo já marcou história ao ser revelado em um reality show (apareceu na final do Big Brother Brasil 2021) e também inovou ter seu o nome escolhido pelo público em uma votação online. A última novidade mostrada pela empresa é que terá compatibilidade com Google Assistente e Amazon Alexa.

Galeria: Fiat Pulse 2022

A expectativa é que o novo Fiat Pulse seja um carro acessível mais acessível do que o Jeep Renegade, SUV da Stellantis que fica com o o status de premium com a marca Jeep. Em relação aos preços, ainda é prematuro dizer, mas espera-se que custe entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, dependendo da motorização e dos equipamentos. Como comparação, o Renegade com motor 1.8 flex hoje parte de R$ 92.990 e chega a R$ 132.490. Estes valores o colocarão como um concorrente direto do Volkswagen Nivus e do Renault Duster.

O novo Pulse também será o responsável pela estreia de uma novidade para a Fiat, sendo o primeiro carro da empresa no Brasil a usar o 1.0 turbo da família GSE. Na sequencia, estes motores devem equipar Argo e Cronos em um outro momento. Um flagra obtido por nossos colegas da revista Quatro Rodas mostra o emblema “Impetus Turbo 200”, indicando que terá 200 nm de torque (o que dá 20,4 kgfm), seguindo a nova nomenclatura da Fiat e da Jeep. Já a potência esperada é de pelo menos 120 cv. Terá uma transmissão automática de 6 marchas e tração dianteira.

Fiat Pulse 2022
Fiat Pulse 2022
Central Connect////Me do Fiat Pulse

As versões mais baratas do Fiat Pulse devem contar com o motor 1.3 Firefly flex de quatro cilindros e aspirado naturalmente com os mesmos 109 cv e 14,2 kgfm vistos em Argo e Cronos. Porém, deve estrear outra novidade, com a esperada chegada da transmissão automática do tipo CVT, resolvendo o problema da Fiat de não ter uma opção sem embreagem desde o fim dos carros com o sistema automatizado GSR (ou Dualogic).

Uma aposta da Fiat estará na parte tecnológica do novo SUV. As imagens e informações divulgadas adiantam que o novo Pulse terá um painel de instrumentos digital de 7” igual ao da Toro renovada, uma nova central multimídia e conexão 4G Wi-Fi a bordo. As versões mais caras contarão com frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.

Com a apresentação marcada para o dia 19 de outubro e, considerando a estratégia adotada pela Stellantis nos últimos lançamentos, o Fiat Pulse terá pré-venda no mesmo dia do lançamento com foco nas versões mais caras. As demais versões devem começar a aparecer nas lojas em seguida.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com