O Fiat Pulse 2022 é um dos lançamentos mais esperados ainda este ano. O primeiro SUV compacto da marca no Brasil, irá atender um antigo desejo dos consumidores (e dos concessionários) por um representante da Fiat no aquecido segmento - desde que o Jeep Renegade foi apresentado em 2015 que existe um certo "ciúme" na rede.

E o Fiat Pulse chega justamente aproveitando um filão do mercado que acabou se abrindo com os aumentos constantes de preços nos últimos meses. Com valores estimados abaixo dos R$ 100 mil, ficará abaixo dos tradicionais SUVs compactos e deve se tornar uma opção mais acessível a quem quer entrar nesta onda. Separamos as principais informações que o Motor1.com conseguiu a respeito do Fiat Pulse 2022 e alguns detalhes conseguidos pela Quatro Rodas.

Nascido em berço esplêndido

Poucos carros são lançados em rede nacional de televisão. Mas foi exatamente isso que a Fiat fez ao exibir o Pulse na edição 2021 do Big Brother Brasil, ainda em maio, mesmo ainda longe do lançamento oficial. O vencedor do programa ganhará uma unidade do SUV, que foi apresentado lá, mas ainda não estava pronto. Tanto que o carro que apareceu no programa ainda sem o interior definitivo, o que ficou evidente pelo fato de a unidade exibida estar com os vidros escurecidos.

Novo SUV da Fiat - Progetto 363 - Reprodução TV Globo

Lá em maio, o carro era chamado apenas de Progetto 363 e seu nome ainda não estava definido. Como forma de promoção, a Fiat deixou o público votar. As opções eram Tuo, Dome ou Pulse. O povo falou e ficou definido que o primeiro SUV da Fiat iria se chamar Pulse. A produção de fato foi começar mesmo só 13 de julho de 2021 e o carro será fabricado na linha de montagem da empresa em Betim (MG).

Fiat Pulse 2022 - Fábrica

É mais que um Argo alto

Você pode até ter escutado por aí que o novo Fiat Pulse será um "Argo levantado", mas a realidade é outra. O SUV estreará uma nova plataforma modular, que foi batizada de MLA pela montadora. Ela é de fato baseada na MP1 de Argo e Cronos, mas não é exatamente a mesma da dupla formada por hatch e sedã.

A Fiat diz que fez mudanças em diversos pontos estruturais e em materiais para "aumentar os níveis de performance, robustez e conforto" e que vai "elevar ainda mais os resultados de segurança dos novos produtos e está pronta para receber componentes mecânicos exclusivos". O que se tem de fato em medidas é que o entre-eixos do novo Fiat Pulse é de 2.532 mm, 11 mm a mais na comparação com o Argo.

Fiat Pulse 2022 flagra

Mecânica é (quase) toda nova

Já se sabia que a Stellantis, que cuida de Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën no Brasil, estava desenvolvendo uma nova família de motores turbinados usando como base os propulsores Firefly aspirados da empresa. O 1.3 Turbo GSE já aparece em Jeep Compass e Fiat Toro. Ficou faltando o novo 1.0 turbo flex GSE de três cilindros.

Essa estreia deverá ocorrer justamente com o lançamento do Fiat Pulse. Os colegas da Quatro Rodas já flagraram uma unidade do SUV com o emblema "Impetus Turbo 200". Seguindo a atual nomenclatura da Fiat e da Jeep, onde o número entrega o torque em Newton-Metros, já dá para saber com certeza que esse novo 1.0 turbo poderá entregar até 20,4 kgfm de torque. A potência ainda não está confirmada, mas deve ficar em torno de 125 cv a 130 cv.

A outra grande estreia mecânica aguardada para o novo Fiat Pulse 2022 é a inédita transmissão automática de relações continuamente variáveis (CVT), que deverá estar nas versões de entrada do carro. No entanto, assim como ocorreu com Toro e Compass, o propulsor turbinado deverá contar com a caixa automática tradicional de seis velocidades, vista em ambos.

Fiat Pulse 2022

Além disso, as versões mais baratas do Fiat Pulse devem trazer o ainda recente, mas já conhecido, motor 1.3 Firefly flex de quatro cilindros, sem auxílio de turbo. No Argo e no Cronos, ele é capaz de entregar até 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque. O câmbio manual de cinco marchas deverá acompanhar este propulsor nas configurações mais baratas, com o CVT sendo opcional.

Nas imagens que a Fiat já divulgou da cabine do Pulse, já é possível ver que o interior do SUV será bem diferente do Argo. No entanto, um detalhe que chamou a atenção foi a tecla Sport em vermelho no volante, dando a entender que a marca também tentará dar uma pegada mais esportiva ao modelo.

Claro que as credenciais off-road do novo Fiat Pulse 2022 deverão ser limitadas à maior altura em relação ao solo e ângulos de ataque e saída aprimorados. Até porque o SUV terá apenas tração dianteira. No entanto, ele pegará emprestado o recurso TC+ da nova Strada, Toro e Compass, uma espécie de bloqueio eletrônico de diferencial que deve auxiliar na hora de vencer obstáculos.

Conectado e tecnológico

Outro destaque do novo Fiat Pulse 2022 deverá ser o pacote de tecnologia embarcada. A marca já confirmou que a novidade poderá ser equipada com a mais recente geração da central multimídia da empresa, a Connect////Me. Entre os seus diferenciais estarão a conectividade com a assistente virtual da Amazon, a Alexa, além de Android Auto e Apple Carplay. Falando em conectividade, o Pulse também deverá trazer sistema de internet 4G a bordo com Wi-Fi.

Fiat Pulse 2022

Além da central multimídia conectada, o novo SUV da Fiat já deverá fazer uso também do novo painel de instrumentos digital configurável de 7" que estreou na Toro, ao menos nas versões mais caras. Em termos de segurança, o Pulse 2022 também poderá contar com itens como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência.

Preço e lançamento

Anunciado em maio e, em tese, sendo produzido desde julho, o lançamento do Fiat Pulse 2022 já deveria ter ocorrido, mas atrasou. O motivo provavelmente tem relação com a pandemia e a falta de componentes eletrônicos, mas, até o momento, a apresentação oficial deve ocorrer entre outubro e novembro.

Fiat Pulse 2022

Sem preços ou versões confirmadas, a expectativa é de que o novo Pulse chegue custando entre R$ 80 mil, nas versões de entrada com câmbio manual e motor 1.3 aspirado, e alcance os R$ 100 mil nas configurações mais completas com o novo 1.0 turbo e câmbio automático. Com isso, o modelo estaria mirando as versões de entrada do VW Nivus e também o Renault Duster na briga pelos utilitários esportivos mais acessíveis.

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