Nos últimos anos, o produto mais vendido da Volkswagen não foram os veículos feitos em suas fábricas espalhadas pelo mundo, mas sim uma iguaria da gastronomia alemã: a salsicha. Desde a década de 1970 a montadora produz as salsichas Currywurst em um setor da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha. Mas agora ficará mais difícil para seus funcionários almoçarem o embutido, já que uma das lanchonetes da fábrica será totalmente vegetariana.

Pois é, a famosa salsicha Currywurst da Volkswagen deixará o cardápio de uma cafeteria da fábrica de Wolfsburg. Para quem não sabe, as salsichas da VW são consumidas principalmente pelos colaboradores da empresa, mas também são vendidas em outros lugares da Europa. Mas voltando a fábrica, uma das lanchonetes se tornará vegetariana por conta de uma meta do chefe de cozinha da VW, que pretende não servir mais carne nas instalações da montadora até 2025.

Salsicha VW

Vale lembrar que existem vários refeitórios que atendem o gigante complexo de fábricas da Volkswagen em sua sede, em Wolfsburg. Com isso, a decisão de tirar a salsicha do cardápio afeta apenas a sede administrativa, localizada em um arranha-céu, onde a partir de 20 de agosto será servido somente comida vegetariana, incluindo hambúrgueres de berinjela ou risoles de jaca.

Em uma publicação no LinkedIn, o CEO da VW, Herbert Diesse, conversou brevemente com o chefe de gastronomia da marca, Nils Potthast. O executivo disse que uma versão vegana da salsicha Currywurst já está disponível em algumas lanchonetes da fabricante, medida também que faz parte do objetivo da marca em oferecer menos carne, assim acrescentando mais vegetais e melhores ingredientes para oferecer um cardápio mais saudável para os trabalhadores.

Porém, essas ações foram um tanto impopulares, pois a salsicha é bastante popular e tradicional na Alemanha e, principalmente, na fábrica da VW. Prova disso é que logo que a montadora deixou de servir a Currywurst para os trabalhadores na linha de montagem do Golf em Wolfsburg, os funcionários foram reclamar para o sindicato. Depois disso, a salsicha voltou a ser oferecida.

Para quem não está muito familiarizado com a gastronomia alemã, a salsicha Currywurst consiste em uma salsicha coberta com um molho picante, geralmente a base de ketchup com um toque de curry (tempero em pó muito usado na Índia). O prato é bastante popular em barracas de comidas de rua na Alemanha. A VW produz a salsicha desde 1973 nas dependências da fábrica de Wolfsburg, cuja produção chega a marca de 18.000 unidades por dia – número maior do que a produção de carros.

Curiosamente, a salsicha made in Wolfsburg é até catalogada no diretório de peças da Volkswagen. Ou seja, quando você pesquisa para-choques, faróis, entre outras peças no site de peças de reposição da marca, ao consultar o part number 199398500 você também poderá comprar uma... salsicha.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com