De líder para 5º colocado em apenas algumas semanas: este foi o resultado para o Onix Plus (1.525) em função da paralisação da fábrica de Gravataí (RS) por falta de componentes. Com isso, o Chevrolet perdeu quase 10 pontos percentuais em relação a maio e teve o seu desempenho mais fraco desde setembro de 2019 (617).

O grande beneficiado com este cenário veio da Fiat. Registrando 5.404 unidades – das quais mais de 80% através de vendas diretas -, o Cronos registrou seu novo recorde de vendas, ultrapassou os 30% de market share e liderou o segmento pela 1ª vez. Mais do que isso, o modelo foi o sedã preferido no país em junho.

Hyundai HB20 e HB20S 1.0 Turbo 2021
Chevrolet Onix Plus x VW Virtus
Volkswagen Voyage 2022

Com mais de 600 unidades de vantagem sobre o VW Virtus (1.952), o Hyundai HB20S (2.579) assumiu a 2ª posição com seu melhor desempenho em 2021. Vice-líder nos últimos 3 meses, o VW Voyage (1.552) caiu para a 4ª posição. Sem ameaças pela 6ª colocação, o Toyota Yaris Sedan foi o preferido por 1.220 consumidores.

Do 7º lugar em diante, nenhum modelo chegou perto dos mil emplacamentos – o Fiat Grand Siena, melhor deles, teve apenas 829 unidades. Renault Logan (772) e Nissan Versa (667), 8º e 9º colocados, tiveram seus piores desempenhos no ano. Com 616 unidades, o Nissan V-Drive completou o top 10. Seguindo sem destaque, o Caoa Chery Arrizo 5 (32) só não foi o último por conta do emplacamento solitário do já descontinuado Chevrolet Prisma.

Sedãs Compactos 

POS. 

MODELO 

JUN/21 

MAI/21 

JUN/20 

% JUN 21 

% MAI 21 

VARIAÇÃO JUN/MAI 

VARIAÇÃO 2021/2020 

 

FIAT CRONOS 

5404 

1967 

1096 

30,40% 

10,72% 

174,73% 

393,07% 

 

HYUNDAI HB20S 

2579 

1934 

1597 

14,51% 

10,54% 

33,35% 

61,49% 

 

VW VIRTUS 

1952 

2058 

1931 

10,98% 

11,21% 

-5,15% 

1,09% 

 

VW VOYAGE 

1552 

2850 

1198 

8,73% 

15,53% 

-45,54% 

29,55% 

 

CHEVROLET ONIX PLUS 

1525 

3367 

3039 

8,58% 

18,34% 

-54,71% 

-49,82% 

 

TOYOTA YARIS SEDAN 

1220 

1223 

806 

6,86% 

6,66% 

-0,25% 

51,36% 

 

FIAT GRAND SIENA 

829 

1164 

621 

4,66% 

6,34% 

-28,78% 

33,49% 

 

RENAULT LOGAN 

772 

1198 

1043 

4,34% 

6,53% 

-35,56% 

-25,98% 

 

NISSAN VERSA 

667 

798 

596 

3,75% 

4,35% 

-16,42% 

11,91% 

10º 

HONDA CITY 

616 

657 

475 

3,47% 

3,58% 

-6,24% 

29,68% 

11º 

NISSAN V-DRIVE 

424 

667 

0 

2,39% 

3,63% 

-36,43% 

- 

12º 

TOYOTA ETIOS SEDAN 

112 

299 

329 

0,63% 

1,63% 

-62,54% 

-65,96% 

13º 

FORD KA SEDAN 

90 

125 

827 

0,51% 

0,68% 

-28,00% 

-89,12% 

14º 

CAOA CHERY ARRIZO 5 

32 

48 

92 

0,18% 

0,26% 

-33,33% 

-65,22% 

15º 

CHEVROLET PRISMA 

1 

1 

35 

0,01% 

0,01% 

0,00% 

-97,14% 

  

  

17775 

18356 

13685 

100,00% 

100,00% 

-3,17% 

29,89% 

NO 1º SEMESTRE

Num 1º semestre em que o mercado com um todo cresceu 31,9%, o segmento de sedãs compactos avançou apenas 5%. E o grande responsável por isso foi o líder Onix Plus: com 28.866 unidades, o Chevrolet foi o único entre os 8 primeiros a vender menos do que há um ano (-8,2%). Mesmo assim, a vantagem sobre o adversário mais próximo foi superior a 14 mil unidades.

Forte nas vendas diretas, o VW Voyage (14.833) mais do que duplicou os números de 2020 para saltar da 6ª para a 2ª posição. Com desempenho discreto, o VW Virtus (13.024) completou o pódio com menos de 800 unidades registradas acima dos últimos 12 meses. Com isso, sua vantagem sobre o Hyundai HB20S (12.093) caiu drasticamente.

Comparativo - Chevrolet Onix Plus vs. Hyundai HB20S
Fiat Grand Siena GNV (avaliação)
Toyota Yaris Sedan x Honda City

Reforçado pelo recorde de junho, o Fiat Cronos (10.250) se aproximou da 4ª posição. Sedã mais barato à venda no país, o Fiat Grand Siena (6.798) reduziu sua diferença para o Toyota Yaris Sedan (7.589), 6º. Praticamente estável, o Renault Logan (6.235) permaneceu em 8º. Apesar da nova geração, o Nissan Versa (5.607) vendeu menos (-12,6%).

Versão anterior do Versa, o Nissan V-Drive (3.216) ficou atrás do Honda City (3.577) na disputa pela 10ª colocação. Terceiro no 1º semestre de 2020, o descontinuado Ford Ka Sedan (1.829) caiu para 12º, pouco à frente de um Toyota Etios Sedan (1.673) também aposentado. Abaixo das 400 unidades, o Caoa Chery Arrizo 5 (383) tem que agradecer aos Chevrolet Prisma (15) e Cobalt (4), ambos fora de linha, por não carregar o fardo da lanterna.

Sedãs Compactos 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

 

CHEVROLET ONIX PLUS 

28866 

24,89% 

31455 

28,48% 

-8,23% 

 

VW VOYAGE 

14833 

12,79% 

6823 

6,18% 

117,40% 

 

VW VIRTUS 

13024 

11,23% 

12288 

11,12% 

5,99% 

 

HYUNDAI HB20S 

12093 

10,43% 

9628 

8,72% 

25,60% 

 

FIAT CRONOS 

10250 

8,84% 

7460 

6,75% 

37,40% 

 

TOYOTA YARIS SEDAN 

7589 

6,54% 

5933 

5,37% 

27,91% 

 

FIAT GRAND SIENA 

6798 

5,86% 

4605 

4,17% 

47,62% 

 

RENAULT LOGAN 

6235 

5,38% 

6210 

5,62% 

0,40% 

 

NISSAN VERSA 

5607 

4,83% 

6413 

5,81% 

-12,57% 

10º 

HONDA CITY 

3577 

3,08% 

3244 

2,94% 

10,27% 

11º 

NISSAN V-DRIVE 

3216 

2,77% 

0 

0,00% 

- 

12º 

FORD KA SEDAN 

1829 

1,58% 

12009 

10,87% 

-84,77% 

13º 

TOYOTA ETIOS SEDAN 

1673 

1,44% 

2550 

2,31% 

-34,39% 

14º 

CAOA CHERY ARRIZO 5 

383 

0,33% 

489 

0,44% 

-21,68% 

15º 

CHEVROLET PRISMA 

15 

0,01% 

907 

0,82% 

-98,35% 

16º 

CHEVROLET COBALT 

4 

0,00% 

449 

0,41% 

-99,11% 

  

  

115992 

100,00% 

110463 

100,00% 

5,01% 

Fonte: Fenabrave 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com