Quando a Mitsubishi anunciou a volta da divisão Ralliart no Japão, logo surgiu a esperança de que a marca japonesa poderia ressuscitar o Lancer Evolution. E isso mesmo considerando que a Ralliart terá um foco em desenvolver acessórios originais e pacotes visuais para os carros da empresa, pois Takao Kato, CEO da Mit, mencionou que pode voltar a se envolver no automobilismo.

Essa esperança não durou muito, pois o site japonês Response relata que um novo Lancer Evolution não está nos planos da empresa no momento. Nem mesmo como rumores antigos diziam, apontando que poderia virar um crossover como aconteceu com o Eclipse ao ser transformado no Eclipse Cross.

Galeria: Mitsubishi Lancer Evolution Final Edition

E quem trouxe a má notícia foi o próprio Kato, afirmando em uma entrevista à publicação que ele até quer fazer um novo "LanEvo", mas a fabricante precisa primeiro se reestabelecer. Em suas palavras, "a empresa ainda não está forte o suficiente."

Kato não é o único dentro da Mitsubishi que quer o Lancer Evolution de volta. De acordo com a reportagem, os acionistas da marca também estariam fazendo este pedido. Isto é uma surpresa, pois normalmente estes executivos estão mais preocupados com o lucro do que com a imagem da empresa, mas acreditamos que todo mundo concorda que ter um carro esportivo no topo do portfólio ajude a trazer um pouco da antiga identidade da marca de volta.

Mitsubishi Lancer Evolution Final Edition
Mitsubishi Lancer Evolution Final Edition

Outro motivo para não dar prioridade para o retorno do Lancer Evolution é a eletrificação (e seu alto custo de desenvolvimento). A fabricante japonesa já tem uma força no segmento de veículos híbridos e off-road e Kato quer usar isso para ajudar a empresa a se recuperar desde que foi adquirida pela Nissan. Será ajudada pela Aliança Renault-Nissan, adotando as mesmas plataformas CMF e até algumas motorizações.

No entanto, como o CEO da Mitsubishi disse, a marca ainda não está forte o suficiente, o que mostra que pode ser só uma questão de tempo. Com a recuperação da empresa, não duvidamos que o Lancer Evolution retorne nos próximos anos, caso a estratégia atual dê certo.

Mitsubishi Lancer Evolution Final Edition

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com