Para toda uma geração de motoristas que já não são tão jovens, o Mitsubishi Lancer Evo (ou Evolution) era um dos típicos carros esportivos japoneses dos sonhos, daqueles que faziam parte das decorações de paredes e até das pastas escolares na juventude.

Um modelo que é considerado um clássico, e que só seria possível ser compreendido graças ao seu rival, o Subaru Impreza WRX STI, o qual começamos a idolatrar jogando Gran Turismo ou assistindo a uma lenda do WRC, como Carlos Sainz.

Entretanto, enquanto seu arquirrival Impreza continua nas lojas, o LanEvo saiu de linha em 2015, quando a Mitsubishi decidiu que não faria uma nova geração do lendário sedã de tração integral, encerrando as vendas naquele ano. Com os rumores de que o Evolution pode retornar como um SUV híbrido ou até elétrico, resolvemos antecipar como poderia ser a 11ª geração caso ainda tivesse a carroceria sedã.

Galeria: Mitsubishi Lancer Evolution Final Edition #0001

Mesmo que não exista muita chance de que se torne realidade, ficamos ansiosos em imaginar o design de um Mitsubishi Lancer Evo XI. Nossos colegas do Motor1.com dos Estados Unidos contribuíram com uma renderização, graças ao artista Rain Prisk, e podemos agora ter uma ideia de como seria o ícone da marca Mitsubishi, que está fortemente comprometida com modelos SUVs e 4x4 em geral. 

Não há como negar que Prisk fez um trabalho magnífico integrando o novo design de front-end usado na Mitsubishi no novo Evo. E, embora tenhamos que concordar que os faróis finos e a grade chegam a ser excessivos, não tem como não ficar hipnotizado pela asa traseira.

Os últimos rumores sobre a volta do Lancer Evo foram em 2019, quando se dizia que poderia recorrer a uma evolução do motor utilizado pelo Megane RS, com uma potência de 345 cv. Também foi dito diversas vezes que poderia virar um utilitário totalmente elétrico, apenas assumindo o nome Lancer Evolution - como foi com o Eclipse Cross.

No entanto, após as profundas mudanças pelas quais as três marcas da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi passaram, o retorno do Lancer Evolution parece altamente improvável, principalmente neste momento em que Nissan e Renault estão cortando gastos. E, caso existisse a possibilidade de fazê-lo, a montadora seria forçada a optar por um motor eletrificado em sua composição. Assim, a lenda dos rallys continuará somente nas memórias de quem assistiu suas façanhas no automobilismo.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com