A Ford Maverick será um modelo de extrema importância para a marca norte-americana, ajudando a reposicioná-la com foco em crossovers e picapes. Projetada para atuar abaixo da Ranger, terá que ter preço agressivo para buscar clientes que não querem ou não consigam comprar um modelo maior. E, de acordo com o site Ford Authority, isso acontecerá com um valor abaixo de US$ 20 mil para os EUA – ou seja, o mesmo que o EcoSport custa por lá.

Segundo o Ford Authority, a Ford Maverick começará a ser vendida no país ainda em 2021 e o preço inicial ficará abaixo da barreira dos US$ 20 mil (R$ 111.862 em conversão direta). Isso terá dois efeitos, fazendo com que a picape seja o modelo mais barato da marca no mercado norte-americano e com um valor igual ao do EcoSport, hoje vendido por US$ 19.995 (R$ 111.884). Esses valores são não contam a taxa de entrega, algo normal por lá. Mas ainda deixam uma margem de bons US$ 4 mil (R$ 22.384) em comparação à Ranger mais em conta.

Galeria: Ford Maverick 2022 - Projeção exclusiva

Há alguns detalhes que ajudarão a picape a ser mais barata, a começar pela carroceria monobloco. Além disso, a versão básica virá com tração dianteira e suspensão traseira por eixo de torção, enquanto as variantes mais caras contarão com um sistema independente e tração integral, da mesma forma que o Bronco Sport – modelo com o qual compartilhará plataforma. E até poderia ser mais barata caso a Ford não tivesse decidido que venderá a Maverick somente com 4 portas.

A expectativa é que a Ford aproveite o motor 2.0 aspirado com injeção direta para as versões mais baratas da Maverick, o mesmo utilizado pelo furgão Transit Connect. As configurações acima adotarão os motores turbo 1.5 e 2.0 do Bronco Sport, além de ganharem tração integral. Em todos os casos, a transmissão seria uma automática de 8 marchas.

A data exata de apresentação ainda não está clara, mas sabemos que será revelada ainda em 2021. A Ford já iniciou a montagem de unidades da Maverick com a carroceria definitiva e já roda com a picape em testes há alguns meses. Além disso, a fabricante disse que este ano iria mostrar um carro inédito, em um segmento no qual ela não participa.

Os rumores iniciais diziam que a picape compacta seria vendida primeiro aqui no Brasil, para depois iniciar as vendas em outros países. Caso isso seja verdade, então veremos a Maverick ser importada do México para cá no 2º semestre. Será o modelo de entrada da Ford por aqui, com a mira apontada para a Fiat Toro. Concessionários falam em estimados R$ 120 mil para a versão de entrada. 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com