Entre altos e baixos na economia, o ano de 2020 também significou um saldo positivo para os fãs e proprietários dos carros da Honda. Segundo levantamento do Webmotors Autoinsights, hub de notícias, dados e informações sobre o mercado automotivo, o modelo Honda Civic conquistou a liderança entre as mais de 224 milhões de visitas realizadas na plataforma de carros.
O sedã foi o modelo que recebeu maior número de propostas comerciais, e o mais buscado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já no Nordeste, foi o Toyota Corolla quem recebeu mais visitas, enquanto no Norte foi a picape Toyota Hilux, com destaque para aumento de 35% em audiência na visão Brasil em comparação a 2019.
O levantamento prova que, apesar de um ano desafiador para o mercado, todos os modelos com maior audiência registraram aumento nas visitas em relação em 2019, o que evidencia a paixão dos brasileiros por carros e o interesse em comprar um modelo novo ou apenas realizar troca.
“Além da paixão e do interesse dos brasileiros pelos automóveis, a pandemia mostrou que o carro é uma alternativa segura em termos de saúde quando comparado ao transporte coletivo. O aumento na intenção de compra foi identificado em uma pesquisa realizada pela Anfavea e Webmotors, que revelou que 96% dos entrevistados pretendem comprar ou trocar de carro em 2021. Vimos que, nesse período, apesar dos impactos em todas as atividades econômicas, a procura pelos carros aumentou e que a oferta de crédito foi ampliada, estimulando oportunidades nesse mercado”, comenta Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
Entre as montadoras com maior audiência registradas na Webmotors, a liderança ficou para a Volkswagen, seguida pela Chevrolet e Fiat, repetindo o mesmo resultado de 2019. Os carros mais visitados em âmbito nacional, em segundo e terceiro lugar, estão o Toyota Corolla e o Volkswagen Gol, respectivamente. Já os modelos que mais cresceram em número de propostas, destaca-se o Honda HR-V (com 133%), ocupando o 12º lugar no ranking geral. Seguido pelo Jeep Renegade (com 129%), na 10ª posição, e pelo Chevrolet Onix (116%), em 5º lugar.
"Atualmente, temos um cenário de aquecimento do mercado de seminovos provocado pelo fato de as pessoas enxergarem os carros como uma forma mais segura de locomoção, com impacto em valorização desse tipo de veículo”, comenta Jurcevic.
Os carros flex foram os que tiveram o maior número de envio de propostas, seguidos pelos modelos a gasolina e a diesel, mas foram os modelos híbridos os que apresentaram o maior crescimento, com 174% e em 4º lugar no ranking de propostas por tipo de combustível. Já os carros elétricos cresceram 142% em volume de audiência e 174% em termos de propostas comerciais. Entre os modelos considerados premium com maior crescimento em visitas estão o Toyota Corolla (550%), ocupando o 2º lugar, a Porsche Cayenne (314%) com a 8ª posição, e o Volvo XC60 (231%) em 9º lugar.
POSIÇÃO | MODELOS MAIS VISITADOS | MODELOS COM MAIS PROPOSTAS | MARCAS MAIS VISITADAS | MARCAS COM MAIS PROPOSTAS |
1º | Honda Civic | Honda Civic | Volkswagen | Volkswagen |
2º | Toyota Corolla | Toyota Corolla | Chevrolet | Chevrolet |
3º | Volkswagen Gol | Honda Fit | Foat | Honda |
4º | Chevrolet Onix | Hyundai HB20 | Ford | Fiat |
5º | Fiat Palio | Chevrolet Onix | Honda | Ford |
6º | Honda Fit | Volkswagen Gol | Toyota | Hyundai |
7º | Chevrolet S10 | Fiat Palio | Hyundai | Toyota |
8º | Toyota Hilux | Ford Fiesta | BMW | Renault |
9º | Volkswagen Golf | Volkswagen Fox | Mercedes-Benz | Mitsubishi |
10º | Hyundai HB20 | Jeep Renegade | Mitsubishi | BMW |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Honda Civic Si 2025 é revelado com 1.5 turbo de 204 cv e câmbio manual
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: Honda Civic 2025, novo DPVAT e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda Civic 2025 tem novo visual, versão híbrida de 203 cv e perde 1.5 turbo