O maior mercado automotivo mundial fechou o ano de 2020 em baixa. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes da China foram comercializados quase 19,8 milhões de veículos de passeio no ano passado, uma retração de 6,1% na comparação com 2019 – uma das menores quedas, diga-se de passagem, dentre os maiores produtores do planeta.
Este foi o 3º ano consecutivo com redução nos números e a 1ª vez desde 2014 em que foram comercializadas menos de 20 milhões de unidades. Mesmo em queda de quase 16% - a maior no top 10 -, a Volkswagen (2.609.266) manteve uma mais do que confortável vantagem na liderança entre as montadoras. Honda (1.638.430) e Toyota (1.537.296), ambas em alta, completaram o pódio. Em 9º, a Audi (655.800) foi a nº 1 entre as marcas premium.
E veio do segmento mais importante no país – os sedãs responderam por 47,4% do total – o modelo campeão de vendas. Com 542.725 unidades, das quais mais de 62 mil apenas em dezembro (recorde), o Nissan Sylphy, nome local do Sentra, avançou mais de 15% nos últimos 12 meses e liderou pela 1ª vez. Além disso, o Sylphy se tornou apenas o 4º modelo na história do país a superar a barreira de meio milhão de unidades, juntando-se a carros como VW Lavida, Haval H6 e Wulling Hongguang.
Preferido em 2019, o Lavida emplacou 419.793 unidades (-21,3%). Repetindo o 3º lugar do último ranking, o SUV da Haval foi novamente o líder do segmento responsável por 47% das vendas no país. Com a maior evolução entre os primeiros (+38%), o Honda CR-V (249.983) saltou da 18ª para a 10ª colocação. Fora do top 10, o Honda Civic (245.126) emplacou menos da metade do líder Sylphy.
Na 18ª posição, o Audi A6L (178.501) foi o preferido entre modelos premium, com evolução próxima dos 40%. Já o VW Santana (175.728), um dos destaques de 2019, perdeu quase 1/3 de seus compradores. Campeão de vendas no Brasil no ano passado, o Chevrolet Onix (135.351) figuraria numa modestíssima 44ª posição no ranking chinês, atrás, por exemplo, do Tesla Model 3 (135.449).
POS. | MODELO | 2020 | % PART. 2020 | 2019 | % PART. 2019 | VAR. 2020/2019 |
1º | NISSAN SYLPHY | 542.725 | 2,7% | 470.707 | 2,2% | 15,3% |
2º | VW LAVIDA | 419.793 | 2,1% | 533.186 | 2,5% | -21,3% |
3º | HAVAL H6 | 376.864 | 1,9% | 386.405 | 1,8% | -2,5% |
4º | TOYOTA COROLLA | 350.310 | 1,8% | 357.798 | 1,7% | -2,1% |
5º | VW BORA | 331.682 | 1,7% | 334.668 | 1,6% | -0,9% |
6º | VW SAGITAR | 299.839 | 1,5% | 307.323 | 1,5% | -2,4% |
7º | BUICK EXCELLE YINLANG | 295.857 | 1,5% | 279.280 | 1,3% | 5,9% |
8º | WULING HONGGUANG | 270.310 | 1,4% | 374.878 | 1,8% | -27,9% |
9º | CHANGAN CS75 | 266.824 | 1,3% | 193.227 | 0,9% | 38,1% |
10º | HONDA CR-V | 249.983 | 1,3% | 213.306 | 1,0% | 17,2% |
11º | HONDA CIVIC | 245.126 | 1,2% | 243.966 | 1,2% | 0,5% |
12º | GEELY BOYUE | 240.811 | 1,2% | 232.327 | 1,1% | 3,7% |
13º | GEELY EMGRAND | 233.307 | 1,2% | 211.472 | 1,0% | 10,3% |
14º | TOYOTA LEVIN | 226.683 | 1,1% | 221.629 | 1,1% | 2,3% |
15º | HONDA ACCORD | 210.574 | 1,1% | 223.706 | 1,1% | -5,9% |
16º | VW TIGUAN L | 190.444 | 1,0% | 228.951 | 1,1% | -16,8% |
17º | TOYOTA CAMRY | 185.140 | 0,9% | 185.245 | 0,9% | -0,1% |
18º | AUDI A6L | 178.501 | 0,9% | 130.140 | 0,6% | 37,2% |
19º | VW TAYRON | 176.595 | 0,9% | 179.428 | 0,9% | -1,6% |
20º | VW SANTANA | 175.728 | 0,9% | 255.836 | 1,2% | -31,3% |
21º | TOYOTA RAV4 | 174.940 | 0,9% | 125.977 | 0,6% | 38,9% |
22º | HONDA XR-V | 168.272 | 0,9% | 147.203 | 0,7% | 14,3% |
23º | BUICK ENVISION | 167.880 | 0,8% | 132.568 | 0,6% | 26,6% |
24º | ROEWE RX5 | 166.995 | 0,8% | 166.114 | 0,8% | 0,5% |
25º | CHANGAN EADO | 166.964 | 0,8% | 90.659 | 0,4% | 84,2% |
26º | NISSAN X-TRAIL | 163.095 | 0,8% | 207.776 | 1,0% | -21,5% |
27º | NISSAN QASHQAI | 161.193 | 0,8% | 179.773 | 0,9% | -10,3% |
28º | MERCEDES-BENZ GLC | 160.900 | 0,8% | 142.857 | 0,7% | 12,6% |
29º | BMW SÉRIE 5 L | 160.241 | 0,8% | 163.500 | 0,8% | -2,0% |
30º | BUICK GL8 | 156.879 | 0,8% | 148.121 | 0,7% | 5,9% |
POS. | MARCA | 2020 | % PART. 2020 | 2019 | % PART. 2019 | VAR. 2020/2019 |
1º | VW | 2.609.266 | 13,2% | 3.100.498 | 14,7% | -15,8% |
2º | HONDA | 1.638.430 | 8,3% | 1.553.086 | 7,4% | 5,5% |
3º | TOYOTA | 1.537.296 | 7,8% | 1.409.198 | 6,7% | 9,1% |
4º | GEELY | 1.134.433 | 5,7% | 1.253.793 | 6,0% | -9,5% |
5º | NISSAN | 1.121.061 | 5,7% | 1.174.030 | 5,6% | -4,5% |
6º | CHANGAN | 963.383 | 4,9% | 787.878 | 3,7% | 22,3% |
7º | BUICK | 926.328 | 4,7% | 871.506 | 4,1% | 6,3% |
8º | HAVAL | 750.228 | 3,8% | 769.454 | 3,7% | -2,5% |
9º | AUDI | 655.800 | 3,3% | 620.001 | 2,9% | 5,8% |
10º | MERCEDES-BENZ | 640.738 | 3,2% | 595.486 | 2,8% | 7,6% |
11º | BMW | 611.981 | 3,1% | 544.500 | 2,6% | 12,4% |
12º | CHERY | 500.398 | 2,5% | 451.139 | 2,1% | 10,9% |
13º | HYUNDAI | 443.186 | 2,2% | 685.738 | 3,3% | -35,4% |
14º | BAOJUN | 428.470 | 2,2% | 604.204 | 2,9% | -29,1% |
15º | BYD | 411.241 | 2,1% | 451.246 | 2,1% | -8,9% |
16º | WULLING | 406.746 | 2,1% | 374.878 | 1,8% | 8,5% |
17º | ROEWE | 378.841 | 1,9% | 426.128 | 2,0% | -11,1% |
18º | GAC | 360.274 | 1,8% | 388.364 | 1,8% | -7,2% |
19º | CHEVROLET | 311.134 | 1,6% | 516.087 | 2,4% | -39,7% |
20º | MG | 297.317 | 1,5% | 269.751 | 1,3% | 10,2% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
ACUMULADO | 19.790.000 | 100,0% | 21.070.000 | 100,0% | -6,1% |
Fontes: Carsalesbase / Trading Economics / Best Selling Cars Blog