page ad skin

Nova VW Amarok 2022 não será uma "Ranger com logotipo trocado", diz executivo

Montadoras estão juntas no projeto das picapes, mas elas terão identidades próprias

Volkswagen Amarok

Enquanto por aqui a Ford anunciou o investimento de US$ 580 milhões na fábrica da Argentina para a produção da nova geração da Ranger a partir de 2023, na Austrália o assunto é a nova geração da VW Amarok. As picapes estão sendo desenvolvidas em parceria entre as duas fabricantes, mas será um caso diferente do que aconteceu, por exemplo, com a Mercedes-Benz Classe X e Nissan Frontier. 

A informação vem do diretor do Grupo Volkswagen Austrália, Michael Bartsch, aproveitando uma conversa com a imprensa. Como as picapes estão sendo desenvolvidas no país, mais precisamente no centro de desenvolvimento da Ford, ele já pode adiantar que serão lançadas em 2022 e, segundo ele "não cometerão o mesmo erro de Mercedes-Benz e Nissan", relembrando que apesar da Frontier seguir no jogo, a Classe X já deixou de ser produzida sem qualquer informação sobre uma nova geração. 

Segundo ele, a Amarok, apesar de dividir a plataforma e mecânica com a futura Ranger, desde motores até o câmbio automático de 10 marchas, terá identidade própria. Enquanto Classe X e Frontier dividiam muitos elementos de carroceria e até acabamento, a picape da Volkswagen terá peças diferentes da Ranger. Além disso, a VW tem participação ativa no desenvolvimento, com informações e opiniões - isso inclui engenheiros alemães indo até a Austrália. 

Galeria: Volkswagen Amarok 2022 - Projeção

Mas não temos muita esperança sobre a nova geração da VW Amarok por aqui. Enquanto a Ford anunciou a produção da Ranger na Argentina, a picape da montadora alemã deve ter no máximo uma reestilização na atual geração para seguir à venda na região Mercosul. A nova geração, se vier, deverá ser apenas importada, o que tiraria quase que por completo sua competitividade. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com