Sejamos honestos. Já vimos diversos protótipos de "carros voadores" que nunca chegaram nem perto das ruas ou dos céus - alguns deles nem dá para chamar de carro, por não terem rodas. No entanto, um homem chamado Stefan Klein nos mostra um modelo muito promissor, que não só parece com um carro e consegue andar nas ruas, como também faz um pequeno vôo em um vídeo.

Conhecido como AirCar, uma evolução do AeroMobil, o modelo produzido por Klein tenta usar a ideia de um carro voador em uma proposta mais realista. Para isso, ele criou um veículo que consegue mudar da forma para as ruas para o modo voador com o apertar de um botão. As asas são desdobradas e saem da parte traseira, sem que os passageiros tenham que deixar o veículo.

Galeria: AirCar

Na transição de carro para avião, a asa traseira se estende ainda mais para longe do veículo, criando uma forma a trabalhar melhor com a passagem de ar pela carroceria. As asas saem da parte de trás do veículo e se desdobram até ficarem na posição ideal. No meio da traseira está uma hélice bem larga.

Enquanto o veículo parece bem melhor do que outros protótipos de carros voadores, ele ainda não consegue se disfarçar nas ruas, já que a hélice e as asas ficam expostas. Quem gosta de aviões pode até traçar algumas semelhanças com um Cessna.

Teoricamente, parece uma receita de sucesso, mas ainda há alguns pontos que poderão impedir o carro de fazer sucesso. Para começar, a homologação não será simples, já que deve entrar nas regras da aviação, muito mais rígidas que as dos automóveis. Além disso, os governos devem exigir que o motorista também tenha habilitação para pilotar aviões.

Ainda assim, a ideia é interessante. Claro, o AirCar não será a solução que todo mundo sonha, como se fosse o DeLorean de De Volta para o Futuro fazendo decolagem vertical, pois precisa de uma pista adequada para levantar vôo e pousar. Mas é um passo mais próximo dessa ideia - e que finalmente mostra que funciona!

Envie seu flagra! flagra@motor1.com