Medidas de isolamento impostas na Índia tendem a atrasar lançamento do modelo

Mais novo representante da Kia no segmento de SUVs, o compacto Sonet (por enquanto ainda conceitual) levará mais tempo que o previsto para chegar ao mercado em versão de produção. Conforme relata a imprensa da Índia, país que primeiro receberá a novidade, o lançamento até então programado para agosto poderá ser adiado em virtude das medidas de isolamento social impostas localmente para conter o surto do novo coronavírus.

Chefe de vendas e marketing da Kia no mercado indiano, Manohar Bhat demonstrou preocupação diante dos bloqueios e admitiu que poderá haver atraso no calendário. “Se o bloqueio continuar ou se tornar crítico por mais tempo do que esperamos, então estaremos com problemas", disse.

Galeria: Kia Sonet Concept 2020

Conforme já adiantado, Sonet será uma espécie de versão Kia do Hyundai Venue, obedecendo à estratégia de equivalência já adotada pelos sul-coreanos em vários segmentos. Ocupará a base do portfólio de SUVs da marca, que já conta com nada menos que 6 diferentes opções em mercados internacionais: Stonic, Seltos, Sportage, Sorento, Mohave e Telluride.

Em termos dimensionais, terá menos de 4 metros de comprimento e será posicionado abaixo do Seltos (rival de Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Honda HR-V), de modo a atuar nos mercados onde o Stonic (exclusivo da Europa) não é vendido. Na Índia, os principais rivais serão Ford EcoSport, Suzuki Vitara Brezza e o futuro Nissan Magnite. Por lá, veículos desse porte pagam menos imposto - daí a corrida por esse novo segmento de "SUVinhos".

A plataforma será a mesma do Venue, o que acaba por também confirmar igual oferta de motores. Entre eles, destaque para o 1.0 turbo GDI com potência de 120 cv (mesmo do nosso HB20), que poderá vir associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem. Propulsores 1.2 aspirado de 83 cv e 1.5 turbodiesel de 100 cv também serão oferecidos.

Fotos: divulgação