Revelado em fevereiro, o novo Kia Sorento só foi ter seus dados técnicos revelados agora, quase um mês depois, junto com o lançamento comercial na Coreia do Sul. Só deve aparecer no Brasil em 2021, depois que a produção abastecer a Europa e a Ásia.

Para começar, a quarta geração do Kia Sorento é a primeira a contar com uma motorização eletrificada. Batizada como Smartstream, ela combina o 1.6 turbo a gasolina com injeção direta, um motor elétrico de 44,2 kW (60 cv) e uma bateria de 1,49 kWh, recarregada com o movimento do veículo e também pela ação dos freios regenerativos.

Galeria: Kia Sorento 2021

Este sistema entrega uma potência total de 230 cv e 35,7 kgfm de torque. A força é distribuída para as quatro rodas por uma transmissão automática de 6 marchas. A Kia diz que criou a motorização de forma com que "a potência dos motores possa ser transmitida em paralelo com o mínimo de perda de energia."

O Sorento híbrido será vendido em alguns mercados da Europa ainda neste ano e, em 2021, a Kia pretende lançar uma variante híbrida plug-in. Também terá um motor 2.2 diesel de 201 cv e 40,8 kgfm, combinado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e 8 marchas. A marca não revelou outras informações sobre ele, como o consumo médio. Em alguns mercados (o que deve acontecer no Brasil), o Sorento usará um novo 2.5 turbo de 281 cv e 42,9 kgfm, com o mesmo câmbio de dupla embreagem.

Em termos de segurança e assistência, o Sorento 2021 vem com uma lista bem completa de tecnologias. Dependendo da versão e dos opcionais, o crossover pode contar com frenagem automática de emergência, monitor de ponto cego, câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo e mais.

A nova geração do Kia Sorento ainda não tem data confirmada para chegar ao Brasil. Seria um dos modelos a serem mostrados no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, caso o evento não tivesse sido cancelado. Considerando a forma como a marca trabalha no Brasil, o mais provável é que só chegue ao país no ano que vem.

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