Fora de linha desde 2017, a Honda CBR600RR voltará a ser vendida pela fabricante ainda neste ano. E nova geração acabou de ganhar data de estreia. A esportiva com motor de 600cc será apresentada no dia 4 de outubro, durante a etapa da MotoGP na Tailândia, com um design bem próximo da CBR1000RR Fireblade. Ela já deveria ter sido apresentada, mas a fabricante teve que mudar os planos após o coronavírus interromper não só a indústria como também os campeonatos de motovelocidade.

Faz um tempo que ouvimos rumores sobre o retorno da Honda CBR600RR, que alcançou um status lendário no seu segmento. Ela saiu de linha por conta das normas de emissão de poluentes Euro 4, que passou a valer em 2017. Ainda não sabemos como a Honda resolveu esse problema da motorização, mas é possível que seja uma variante do motor de 650cc da “irmã” CBR 650R, que entrega 113 cv e 6,7 kgfm de torque. Algumas mídias falam sobre uso de materiais melhores e ajustes no comando variável e controle eletrônico do acelerador.

Já o visual deve seguir o que vimos na CBR1000RR Fireblade, com dois faróis em LED divididos por uma passagem de ar. Como é inspirada no modelo da MotoGP (Moto 2), deve receber alguns elementos da moto de competição, como os vincos na carenagem e passagens de ar perto das rodas para melhorar a aerodinâmica em velocidades elevadas.

Também espere por um painel de instrumentos totalmente digital (TFT) e colorido, freios a disco nas duas rodas com ABS de última geração, controle de tração, controle de largada e mais equipamentos. Afinal, a CBR600RR é a opção topo de linha no segmento das "600" e precisa disputar com a Yamaha R6, Kawasaki Ninja ZX-6R e MV Agusta F3 675.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com