Pela 5ª vez na história, o mercado automotivo dos Estados Unidos superou a barreira de 17 milhões de unidades comercializadas. Mas nem tudo foi positivo: com 17.047.725 veículos novos, o resultado foi 1,7% inferior ao registrado em 2018 na maior economia mundial - nos últimos dez anos, apenas em 2017 e em 2019 houve retração.
Entre as montadoras, as três mais bem posicionadas perderam espaço. A Ford, com pouco mais de 2,3 milhões de unidades, completou dez anos seguidos na liderança, seguida novamente pela Toyota (2,08 milhões) e pela Chevrolet (1,96 milhão). A Honda, com 1,45 milhão, foi a única do top 5 a crescer, ainda que muito discretamente (+0,3%).
Sétima colocada, a Subaru (700 mil) registrou recorde de vendas pelo 11º ano seguido. Na disputa entre as premium, a BMW (324,8 mil) interrompeu uma liderança da Mercedes que já durava três anos – vale ressaltar que os números desta última no ranking incluem a linha de comerciais Sprinter, sem os quais ela fica numericamente atrás. A Tesla, mais uma vez próxima das 200 mil unidades, figurou novamente no top 20.
Na disputa entre modelos, o pódio foi integralmente ocupado por picapes pelo 6º ano seguido. Mesmo em leve baixa (-1,4%), a Ford F-Series (896.526) chegou ao 39º ano consecutivo sem ninguém à frente e ao 43º ano como o utilitário preferido no país.
O grande destaque do ano, no entanto, foi a Ram Pick-up (633.694), pela 1ª vez vendendo mais do que a Silverado (570.639). Para se ter uma ideia do feito, em 2018 a vantagem da Chevrolet havia sido de quase 50 mil unidades. O Toyota RAV4 (448.068), com recorde de vendas, foi o automóvel nº 1 pelo terceiro ano.
Outros três SUVs, Honda CR-V (384.168), Nissan Rogue (350.447) – este com a maior queda do top 10 (-15%) – e Chevrolet Equinox (346.048), vieram em seguida. O modelo da GM, aliás, fechou 2019 com novo recorde de vendas e pela 2ª vez presente na parte de cima da tabela. Oitavo, o Toyota Camry (336.978) foi o sedã preferido pelo 18º ano seguido – a última vez que um não-oriental liderou a disputa foi em 1996 (Ford Taurus).
Em 26º, o Tesla Model3 (161.100) foi novamente o modelo premium mais vendido. Chevrolet Trax (116.817) – o nosso Tracker - e Honda HR-V (99.104), ausentes do top 50 em 2018, registraram avanços na casa dos dois dígitos. Presentes no ano anterior, Chevrolet Cruze, Ford Focus e Hyundai Sonata desta vez ficaram de fora.
Ranking: veículos
POS. | MODELO | 2019 | % MERCADO 2019 | 2018 | % MERCADO 2018 | % VAR. 2019/2018 | POS. 2018 |
1º | FORD F-SERIES | 896.526 | 5,3% | 909.330 | 5,2% | -1,4% | 1º |
2º | RAM PICK-UP | 633.694 | 3,7% | 536.980 | 3,1% | 18,0% | 3º |
3º | CHEVROLET SILVERADO | 570.639 | 3,3% | 585.582 | 3,4% | -2,6% | 2º |
4º | TOYOTA RAV4 | 448.068 | 2,6% | 427.168 | 2,5% | 4,9% | 4º |
5º | HONDA CR-V | 384.168 | 2,3% | 379.021 | 2,2% | 1,4% | 6º |
6º | NISSAN ROGUE | 350.447 | 2,1% | 412.110 | 2,4% | -15,0% | 5º |
7º | CHEVROLET EQUINOX | 346.048 | 2,0% | 332.621 | 1,9% | 4,0% | 8º |
8º | TOYOTA CAMRY | 336.978 | 2,0% | 343.439 | 2,0% | -1,9% | 7º |
9º | HONDA CIVIC | 325.650 | 1,9% | 325.760 | 1,9% | 0,0% | 9º |
10º | TOYOTA COROLLA | 304.850 | 1,8% | 303.732 | 1,8% | 0,4% | 10º |
11º | HONDA ACCORD | 267.567 | 1,6% | 291.071 | 1,7% | -8,1% | 11º |
12º | TOYOTA TACOMA | 248.801 | 1,5% | 245.659 | 1,4% | 1,3% | 14º |
13º | JEEP GRAND CHEROKEE | 242.969 | 1,4% | 224.908 | 1,3% | 8,0% | 18º |
14º | FORD ESCAPE | 241.387 | 1,4% | 272.228 | 1,6% | -11,3% | 12º |
15º | TOYOTA HIGHLANDER | 239.437 | 1,4% | 244.511 | 1,4% | -2,1% | 15º |
16º | GMC SIERRA | 232.325 | 1,4% | 224.554 | 1,3% | 3,5% | 19º |
17º | JEEP WRANGLER | 228.042 | 1,3% | 240.032 | 1,4% | -5,0% | 16º |
18º | NISSAN ALTIMA | 209.183 | 1,2% | 209.146 | 1,2% | 0,0% | 21º |
19º | JEEP CHEROKEE | 191.397 | 1,1% | 239.437 | 1,4% | -20,1% | 17º |
20º | FORD EXPLORER | 187.061 | 1,1% | 261.571 | 1,5% | -28,5% | 13º |
21º | NISSAN SENTRA | 184.618 | 1,1% | 213.046 | 1,2% | -13,3% | 20º |
22º | SUBARU OUTBACK | 181.178 | 1,1% | 178.854 | 1,0% | 1,3% | 23º |
23º | SUBARU FORESTER | 180.179 | 1,1% | 171.613 | 1,0% | 5,0% | 25º |
24º | HYUNDAI ELANTRA | 175.094 | 1,0% | 200.415 | 1,2% | -12,6% | 22º |
25º | FORD FUSION | 166.045 | 1,0% | 173.600 | 1,0% | -4,4% | 24º |
26º | TESLA MODEL3 | 161.100 | 0,9% | 140.317 | 0,8% | 14,8% | 35º |
27º | MAZDA CX-5 | 154.543 | 0,9% | 150.622 | 0,9% | 2,6% | 30º |
28º | FORD TRANSIT | 153.867 | 0,9% | 137.794 | 0,8% | 11,7% | 37º |
29º | CHEVROLET TRAVERSE | 147.122 | 0,9% | 146.264 | 0,8% | 0,6% | 31º |
30º | JEEP COMPASS | 143.933 | 0,8% | 171.167 | 1,0% | -15,9% | 26º |
31º | FORD EDGE | 138.514 | 0,8% | 134.122 | 0,8% | 3,3% | 39º |
32º | HYUNDAI TUCSON | 137.381 | 0,8% | 153.792 | 0,9% | -10,7% | 28º |
33º | HONDA PILOT | 135.008 | 0,8% | 159.615 | 0,9% | -15,4% | 27º |
34º | TOYOTA 4RUNNER | 131.864 | 0,8% | 139.694 | 0,8% | -5,6% | 36º |
35º | SUBARU CROSSTREK | 131.152 | 0,8% | 144.384 | 0,8% | -9,2% | 33º |
36º | HYUNDAI SANTA FE | 127.373 | 0,7% | 117.038 | 0,7% | 8,8% | 42º |
37º | DODGE GRAND CARAVAN | 122.648 | 0,7% | 151.927 | 0,9% | -19,3% | 29º |
38º | CHEVROLET COLORADO | 121.703 | 0,7% | 134.842 | 0,8% | -9,7% | 38º |
39º | CHEVROLET MALIBU | 120.302 | 0,7% | 144.542 | 0,8% | -16,8% | 32º |
40º | CHEVROLET TRAX | 116.817 | 0,7% | 89.917 | 0,5% | 29,9% | - |
41º | TOYOTA TUNDRA | 111.673 | 0,7% | 118.258 | 0,7% | -5,6% | 41º |
42º | LEXUS RX | 111.036 | 0,7% | 111.636 | 0,6% | -0,5% | 45º |
43º | VW TIGUAN | 109.963 | 0,6% | 103.022 | 0,6% | 6,7% | - |
44º | BUICK ENCORE | 102.401 | 0,6% | 93.071 | 0,5% | 10,0% | - |
45º | GMC TERRAIN | 101.470 | 0,6% | 114.311 | 0,7% | -11,2% | 43º |
46º | CHEVROLET TAHOE | 101.189 | 0,6% | 104.152 | 0,6% | -2,8% | 50º |
47º | VW JETTA | 100.453 | 0,6% | 90.794 | 0,5% | 10,6% | - |
48º | GMC ACADIA | 99.430 | 0,6% | 88.622 | 0,5% | 12,2% | - |
49º | HONDA ODYSSEY | 99.113 | 0,6% | 106.327 | 0,6% | -6,8% | 47º |
50º | HONDA HR-V | 99.104 | 0,6% | 85.494 | 0,5% | 15,9% | - |
POS. | MARCA | 2019 | % MERCADO 2019 | 2018 | % MERCADO 2018 | % VAR. 2019/2018 | POS. 2018 |
1º | 2.310.494 | 13,6% | 2.393.731 | 13,8% | -3,5% | 1º | |
2º | 2.085.234 | 12,2% | 2.128.363 | 12,3% | -2,0% | 2º | |
3º | 1.958.925 | 11,5% | 2.036.023 | 11,7% | -3,8% | 3º | |
4º | 1.450.785 | 8,5% | 1.445.894 | 8,3% | 0,3% | 4º | |
5º | 1.227.973 | 7,2% | 1.344.597 | 7,8% | -8,7% | 5º | |
6º | 923.291 | 5,4% | 973.227 | 5,6% | -5,1% | 6º | |
7º | 700.117 | 4,1% | 680.135 | 3,9% | 2,9% | 7º | |
8º | 688.771 | 4,0% | 667.633 | 3,8% | 3,2% | 8º | |
9º | 703.023 | 4,1% | 597.368 | 3,4% | 17,7% | 9º | |
10º | 615.338 | 3,6% | 589.673 | 3,4% | 4,4% | 10º | |
11º | 564.946 | 3,3% | 556.449 | 3,2% | 1,5% | 11º | |
12º | 422.886 | 2,5% | 459.324 | 2,6% | -7,9% | 12º | |
13º | 363.322 | 2,1% | 354.064 | 2,0% | 2,6% | 14º | |
14º | 357.729 | 2,1% | 354.137 | 2,0% | 1,0% | 13º | |
15º | 324.826 | 1,9% | 311.014 | 1,8% | 4,4% | 15º | |
16º | 278.552 | 1,6% | 300.325 | 1,7% | -7,2% | 16º | |
17º | 298.114 | 1,7% | 298.310 | 1,7% | -0,1% | 17º | |
18º | 224.111 | 1,3% | 223.323 | 1,3% | 0,4% | 18º | |
19º | 206.929 | 1,2% | 206.863 | 1,2% | 0,0% | 19º | |
20º | 192.250 | 1,1% | 197.517 | 1,1% | -2,7% | 20º | |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | |
TOTAL | 17.047.725 | 100,0% | 17.343.708 | 100,0% | -1,7% | ... |