O segmento de SUVs compactos permanece bastante aquecido. Em setembro, foram registradas 37.216 unidades, um crescimento superior a 34% na comparação com o mesmo período de 2018. Dentre os dez modelos mais vendidos, apenas dois tiveram números inferiores aos do ano passado.
Superado pelo Creta (4.713) em agosto, o Jeep Renegade (6.089) voltou ao topo das preferências com um crescimento de quase 80% em relação ao ano passado. Este foi o segundo melhor desempenho do modelo em 2019, atrás apenas das 6.184 unidades emplacadas em março.
O Hyundai, por sua vez, perdeu quase 30% dos compradores do mês anterior e enxergou pelo retrovisor a perigosa aproximação do Nissan Kicks (4.497) – em agosto, a diferença entre os dois havia sido de quase 3 mil unidades. Separados por pouco mais de 60 unidades, Honda HR-V (3.839) e VW T-Cross (3.776) completaram o top 5.
Um dos destaques do mês foi o precursor do segmento no país. Com 3.262 emplacamentos, o Ecosport atingiu o seu melhor momento no ano. Imediatamente atrás do Ford, os dois representantes da Renault, Captur (2.729) e Duster (2.055), avançaram bem em relação ao fraco desempenho de agosto.
Nono, o Citroën C4 Cactus se aproximou das 1,5 mil unidades (1.479) e deixou para trás o Chevrolet Tracker (1.306), em baixa de 22%, enquanto aguarda o lançamento da nova geração no início de 2020. Apesar de não superar a barreira dos mil emplacamentos mais uma vez, o Honda WR-V (916) cresceu pouco mais de 16%.
Embora atrás do Peugeot 2008 (761), o Caoa Chery Tiggo 5X (739) alcançou o seu recorde de vendas. Já o Tiggo 2 (521), seu irmão menor, perdeu quase 32% dos compradores de 2018. Com redução de preço, o Kia Soul (53) melhorou seu posicionamento. Insuficiente, no entanto, para tirá-lo de uma modestíssima 20ª posição.
SUVs / Crossovers I | ||||||||
POS. | MODELO | SET/19 | AGO/19 | SET/18 | % SET 19 | % AGO 19 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | JEEP RENEGADE | 6089 | 5188 | 3385 | 16,36% | 14,31% | 17,37% | 79,88% |
2º | HYUNDAI CRETA | 4713 | 6643 | 4194 | 12,66% | 18,33% | -29,05% | 12,37% |
3º | NISSAN KICKS | 4497 | 3887 | 3999 | 12,08% | 10,72% | 15,69% | 12,45% |
4º | HONDA HR-V | 3839 | 4054 | 3971 | 10,32% | 11,18% | -5,30% | -3,32% |
5º | VW T-CROSS | 3776 | 4224 | 0 | 10,15% | 11,65% | -10,61% | - |
6º | FORD ECOSPORT | 3262 | 3017 | 2888 | 8,77% | 8,32% | 8,12% | 12,95% |
7º | RENAULT CAPTUR | 2729 | 2073 | 2329 | 7,33% | 5,72% | 31,64% | 17,17% |
8º | RENAULT DUSTER | 2055 | 1253 | 1804 | 5,52% | 3,46% | 64,01% | 13,91% |
9º | CITROËN C4 CACTUS | 1479 | 1114 | 190 | 3,97% | 3,07% | 32,76% | 678,42% |
10º | CHEVROLET TRACKER | 1306 | 1290 | 1674 | 3,51% | 3,56% | 1,24% | -21,98% |
11º | HONDA WR-V | 916 | 898 | 787 | 2,46% | 2,48% | 2,00% | 16,39% |
12º | PEUGEOT 2008 | 761 | 798 | 839 | 2,04% | 2,20% | -4,64% | -9,30% |
13º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 739 | 680 | 0 | 1,99% | 1,88% | 8,68% | - |
14º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 521 | 534 | 766 | 1,40% | 1,47% | -2,43% | -31,98% |
15º | SUZUKI JIMNY | 148 | 161 | 234 | 0,40% | 0,44% | -8,07% | -36,75% |
16º | JAC T40 | 99 | 112 | 183 | 0,27% | 0,31% | -11,61% | -45,90% |
17º | SUZUKI VITARA | 73 | 60 | 130 | 0,20% | 0,17% | 21,67% | -43,85% |
18º | TROLLER T4 | 71 | 151 | 119 | 0,19% | 0,42% | -52,98% | -40,34% |
19º | JAC T50 / T5 | 67 | 54 | 40 | 0,18% | 0,15% | 24,07% | 67,50% |
20º | KIA SOUL | 53 | 16 | 15 | 0,14% | 0,04% | 231,25% | 253,33% |
21º | SUZUKI SCROSS | 20 | 37 | 46 | 0,05% | 0,10% | -45,95% | -56,52% |
22º | LIFAN X60 | 3 | 4 | 90 | 0,01% | 0,01% | -25,00% | -96,67% |
|
| 37216 | 36248 | 27683 | 100,00% | 100,00% | 2,67% | 34,44% |
Fonte: Fenabrave