Reforçadas pelo bom desempenho de alguns modelos, as vendas de picapes cresceram pouco mais de 7% em julho na comparação com o mesmo período de 2018. No segmento de entrada, a Fiat Strada ultrapassou a barreira das 7 mil unidades (7.025) pela 2ª vez no ano e chegou aos 60% de participação graças a uma evolução de quase 22%.
Embora com ótimas 3.500 unidades, a VW Saveiro recuou quase 4%. Mais uma vez fechando o pódio como lanterna, a Chevrolet Montana perdeu quase ¼ dos compradores do ano passado, embora tenha se mantido praticamente estável nas últimas semanas.
Picapes Pequenas | ||||||||
POS. | MODELO | JUL/19 | JUN/19 | JUL/18 | % JUL 19 | % JUN 19 | VARIAÇÃO JUL/JUN | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | FIAT STRADA | 7025 | 6417 | 5765 | 60,58% | 59,76% | 9,47% | 21,86% |
2º | VW SAVEIRO | 3500 | 3257 | 3635 | 30,18% | 30,33% | 7,46% | -3,71% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 1072 | 1064 | 1413 | 9,24% | 9,91% | 0,75% | -24,13% |
|
| 11597 | 10738 | 10813 | 100,00% | 100,00% | 8,00% | 7,25% |
Galeria: Chevrolet S10 2020
Na faixa de cima, a líder Fiat Toro (6.212) não vendia tanto há um ano, abrindo boa vantagem sobre uma Toyota Hilux (3.855) que registrou incremento de mais de 25%. O maior destaque, no entanto, coube à S10: com 3.093 emplacamentos, a Chevrolet teve seu mês mais forte desde maio de 2015 (4.148).
Quarta colocada pelo terceiro mês consecutivo, a Ford Ranger (1.830) perdeu um pouco de espaço em relação à VW Amarok (1.668). Apesar de boa desvantagem em relação à Mitsubishi L200(1.032), a Nissan Frontier (659) foi, pelo 2º mês seguido, a campeã de evolução considerando as duas categorias (+48,4%).
Picapes Médias / Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | JUL/19 | JUN/19 | JUL/18 | % JUL 19 | % JUN 19 | VARIAÇÃO JUL/JUN | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | FIAT TORO | 6212 | 4923 | 6226 | 31,91% | 28,69% | 26,18% | -0,22% |
2º | TOYOTA HILUX | 3855 | 3043 | 3080 | 19,80% | 17,74% | 26,68% | 25,16% |
3º | CHEVROLET S10 | 3093 | 2871 | 2630 | 15,89% | 16,73% | 7,73% | 17,60% |
4º | FORD RANGER | 1830 | 1871 | 1895 | 9,40% | 10,90% | -2,19% | -3,43% |
5º | VW AMAROK | 1668 | 1511 | 1629 | 8,57% | 8,81% | 10,39% | 2,39% |
6º | RENAULT DUSTER OROCH | 1105 | 1323 | 1186 | 5,68% | 7,71% | -16,48% | -6,83% |
7º | MITSUBISHI L200 | 1032 | 911 | 997 | 5,30% | 5,31% | 13,28% | 3,51% |
8º | NISSAN FRONTIER | 659 | 681 | 444 | 3,39% | 3,97% | -3,23% | 48,42% |
9º | RAM 2500 | 11 | 23 | 48 | 0,06% | 0,13% | -52,17% | -77,08% |
10º | FORD F150 / F250 | 1 | 1 | 5 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | -80,00% |
|
| 19466 | 17158 | 18140 | 100,00% | 100,00% | 13,45% | 7,31% |
Fonte: Fenabrave