SUVs compactos em fevereiro: Renegade líder e Cactus à frente do Tracker
Jeep continua à frente dos concorrentes Honda e Nissan; Citroën bate recorde
As vendas de SUVs e crossover compactos em fevereiro, mês mais curto do ano, mostraram o porquê dos fortes investimentos das montadoras na categoria. Foram registradas 28.500 unidades, quase 40% a mais do que há um ano. Dos dez primeiros colocados, apenas dois não tiveram crescimento.
Com 4.706 emplacamentos, mais do que o dobro do ano passado, o Jeep Renegade completou três meses consecutivos na liderança. Mas desta vez a vantagem sobre os rivais foi menor: Honda HR-V (4.256) e Nissan Kicks (4.137) encurtaram para menos de 600 unidades uma diferença de quase 1,3 mil no início de 2019.
Galeria: Primeiras Impressões: Jeep Renegade 2019
Líder em 2018, o Hyundai Creta (3.984) completou três meses longe do pódio. O Ford EcoSport, com 2.246 unidades, mais uma vez fechou o top 5. Apesar de um avanço de quase 80% nos últimos doze meses, o Renault Captur (1.746) teve o seu desempenho mais fraco desde maio (1.698) e só ficou 60 unidades à frente do Duster (1.686), este também com crescimento similar.
Oitavo colocado nos meses anteriores, o Chevrolet Tracker (1.200) perdeu 34% de seus compradores de 2018 e deixou o Citroën C4 Cactus (1.461) assumir sua antiga posição, que atingiu o seu recorde de vendas. Fechando o top 10, o Honda WR-V mais uma vez não conseguiu emplacar pelo menos mil unidades (981).
Cada vez mais coadjuvante, o Peugeot 2008 (565) atingiu o seu nível mais crítico em um ano. O Caoa Chery Tiggo 2, com 476 unidades, já sinaliza a possibilidade de ultrapassar o francês nos próximos meses. Em seu primeiro mês de mercado, o Tiggo 5X foi escolhido por 387 consumidores.
Ranking dos SUVs Compactos mais vendidos |
||||||||
POS. |
MODELO |
FEV/19 |
JAN/19 |
FEV/18 |
% FEV 19 |
% JAN 19 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
JEEP RENEGADE |
4706 |
4782 |
2198 |
16,51% |
17,17% |
-1,59% |
114,10% |
2º |
HONDA HR-V |
4256 |
3667 |
3600 |
14,93% |
13,17% |
16,06% |
18,22% |
3º |
NISSAN KICKS |
4137 |
3484 |
3457 |
14,52% |
12,51% |
18,74% |
19,67% |
4º |
HYUNDAI CRETA |
3984 |
3236 |
3070 |
13,98% |
11,62% |
23,11% |
29,77% |
5º |
FORD ECOSPORT |
2246 |
2798 |
1899 |
7,88% |
10,05% |
-19,73% |
18,27% |
6º |
RENAULT CAPTUR |
1746 |
2556 |
973 |
6,13% |
9,18% |
-31,69% |
79,45% |
7º |
RENAULT DUSTER |
1686 |
1910 |
930 |
5,92% |
6,86% |
-11,73% |
81,29% |
8º |
CITROËN C4 CACTUS |
1461 |
1016 |
0 |
5,13% |
3,65% |
43,80% |
NOVO |
9º |
CHEVROLET TRACKER |
1200 |
1514 |
1821 |
4,21% |
5,44% |
-20,74% |
-34,10% |
10º |
HONDA WR-V |
981 |
941 |
1212 |
3,44% |
3,38% |
4,25% |
-19,06% |
11º |
PEUGEOT 2008 |
565 |
706 |
584 |
1,98% |
2,54% |
-19,97% |
-3,25% |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
476 |
631 |
0 |
1,67% |
2,27% |
-24,56% |
NOVO |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
387 |
0 |
0 |
1,36% |
0,00% |
|
NOVO |
14º |
SUZUKI JIMNY |
168 |
150 |
142 |
0,59% |
0,54% |
12,00% |
18,31% |
15º |
SUZUKI VITARA |
131 |
131 |
167 |
0,46% |
0,47% |
0,00% |
-21,56% |
16º |
JAC T40 |
117 |
75 |
254 |
0,41% |
0,27% |
56,00% |
-53,94% |
17º |
TROLLER T4 |
91 |
101 |
128 |
0,32% |
0,36% |
-9,90% |
-28,91% |
18º |
JAC T50 / T5 |
67 |
38 |
66 |
0,24% |
0,14% |
76,32% |
1,52% |
19º |
SUZUKI SCROSS |
38 |
37 |
33 |
0,13% |
0,13% |
2,70% |
15,15% |
20º |
LIFAN X60 |
30 |
53 |
139 |
0,11% |
0,19% |
-43,40% |
-78,42% |
21º |
KIA SOUL |
27 |
21 |
1 |
0,09% |
0,08% |
28,57% |
2600,00% |
|
|
28500 |
27847 |
20674 |
100,00% |
100,00% |
2,34% |
37,85% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?