O segmento mais aquecido do mercado brasileiro manteve a trajetória de alta em 2018. Os 345.322 SUVs compactos emplacados no ano passado representaram um crescimento de mais de 26% em relação a 2017. Para se ter uma ideia do bom momento, os oito primeiros colocados tiveram números melhores do que os do ano anterior.
Preferido dos brasileiros entre 2015 e 2017, o HR-V perdeu o trono. Por pouco mais de mil unidades de diferença (48.976 x 47.959), o Hyundai Creta, segundo no ano anterior, assumiu a ponta graças a um crescimento de quase 18%, cerca de 7,2 mil unidades a mais – o Honda, por sua vez, teve um incremento inferior a 200 unidades.
Numa briga acirradíssima pelo último lugar no pódio, o Nissan Kicks (46.812), cujas vendas avançaram mais de 40%, deixou para trás o Renegade (46.344), vice-líder em 2016 e terceiro em 2017. Apesar de perder posição, o Jeep evoluiu em mais de 20%. O Ford Ecosport, com 34.497 unidades, repetiu o quinto lugar do ranking anterior.
Oitavo em 2017, o Renault Captur (26.504) venceu uma disputa apertada contra o Chevrolet Tracker (26.100) pela sexta posição, com ambos crescendo acima dos 90%. Caindo de sexto para oitavo, o Renault Duster (23.580) ao menos registrou alta de mais de 1/3 nos números do ano anterior enquanto aguarda a chegada da nova geração.
O ano não foi bom para Honda WR-V (14.797), que caiu de sétimo para nono, e para Peugeot 2008 (9.745), os únicos do pelotão de cima que venderam menos nos últimos doze meses. Destaque para o Caoa Chery Tiggo (5.197), que teve o seu melhor desempenho histórico graças à chegada da versão Tiggo 2, e para o recém-lançado Citroën C4 Cactus (3.351), que já é o carro-chefe da marca francesa.
SUVs / Crossovers I |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | % 2018 | TOTAL 2017 | % 2017 | % VARIAÇÃO 18/17 | POS. 2017 |
1º | HYUNDAI CRETA | 48976 | 14,18% | 41625 | 15,21% | 17,66% | 2º |
2º | HONDA HR-V | 47959 | 13,89% | 47775 | 17,45% | 0,39% | 1º |
3º | NISSAN KICKS | 46812 | 13,56% | 33464 | 12,23% | 39,89% | 4º |
4º | JEEP RENEGADE | 46344 | 13,42% | 38334 | 14,00% | 20,90% | 3º |
5º | FORD ECOSPORT | 34497 | 9,99% | 31195 | 11,40% | 10,59% | 5º |
6º | RENAULT CAPTUR | 26504 | 7,68% | 13742 | 5,02% | 92,87% | 8º |
7º | CHEVROLET TRACKER | 26100 | 7,56% | 12136 | 4,43% | 115,06% | 9º |
8º | RENAULT DUSTER | 23580 | 6,83% | 17640 | 6,44% | 33,67% | 6º |
9º | HONDA WR-V | 14797 | 4,28% | 15353 | 5,61% | -3,62% | 7º |
10º | PEUGEOT 2008 | 9745 | 2,82% | 10571 | 3,86% | -7,81% | 10º |
11º | CAOA CHERY TIGGO | 5197 | 1,50% | 23 | 0,01% | 22495,65% | 19º |
12º | CITROËN C4 CACTUS | 3351 | 0,97% | 0 | 0,00% | NOVO | - |
13º | JAC T40 | 2871 | 0,83% | 1093 | 0,40% | 162,67% | 16º |
14º | SUZUKI JIMNY | 2207 | 0,64% | 2032 | 0,74% | 8,61% | 13º |
15º | SUZUKI VITARA | 1869 | 0,54% | 1841 | 0,67% | 1,52% | 14º |
16º | LIFAN X60 | 1668 | 0,48% | 2268 | 0,83% | -26,46% | 11º |
17º | TROLLER T4 | 1480 | 0,43% | 1541 | 0,56% | -3,96% | 15º |
18º | JAC T5 | 645 | 0,19% | 2152 | 0,79% | -70,03% | 12º |
19º | SUZUKI SCROSS | 589 | 0,17% | 651 | 0,24% | -9,52% | 17º |
20º | KIA SOUL | 127 | 0,04% | 290 | 0,11% | -56,21% | 18º |
21º | LIFAN X70 | 4 | 0,00% | 0 | 0,00% | NOVO | - |
|
| 345322 | 100,00% | 273726 | 100,00% | 26,16% |
|
Em dezembro
No apagar das luzes de 2018, o destaque foi o renovado Renegade. Com 5.498 emplacamentos, seu melhor resultado desde dezembro de 2015 (6.976), o Jeep deixou para trás o Creta (4.920), único entre os oito primeiros a perder espaço em relação ao mês anterior.
Vice-líder em novembro, o Kicks (4.328) completou o pódio. Logo atrás do HR-V (3.719), o Captur atingiu a marca de 3.363 unidades, seu novo recorde. A vantagem em relação ao Ecosport (3.320), no entanto, foi muito reduzida. O Ford, aliás, não vendia tanto desde janeiro de 2015 (3.670).
Com melhor resultado em exatos três anos, o Duster emplacou 2.768 unidades. Somadas às 3.363 unidades do Captur, a Renault conquistou a preferência de 6.131 consumidores no segmento, pouco mais de 600 unidades à frente do líder da Jeep.
Praticamente estável em relação à novembro, o Tracker (2.053) foi o oitavo. Atrás do WR-V (1.202), que perdeu quase 1/10 de seus compradores, o C4 Cactus (1.151) fechou o top 10 praticamente sem avanço nas últimas semanas. O Tiggo (837) novamente vendeu mais do que o 2008 (808).
SUVs / Crossovers I | |||||||
POS. | MODELO | DEZ/18 | NOV/18 | DEZ/17 | % DEZ 18 | % NOV 18 | VARIAÇÃO DEZ/NOV |
1º | JEEP RENEGADE | 5498 | 3844 | 3345 | 15,83% | 12,16% | 43,03% |
2º | HYUNDAI CRETA | 4920 | 5171 | 5099 | 14,16% | 16,36% | -4,85% |
3º | NISSAN KICKS | 4328 | 4038 | 3713 | 12,46% | 12,77% | 7,18% |
4º | HONDA HR-V | 3719 | 3305 | 4267 | 10,70% | 10,45% | 12,53% |
5º | RENAULT CAPTUR | 3363 | 2554 | 2105 | 9,68% | 8,08% | 31,68% |
6º | FORD ECOSPORT | 3320 | 2994 | 3193 | 9,56% | 9,47% | 10,89% |
7º | RENAULT DUSTER | 2768 | 2670 | 1930 | 7,97% | 8,45% | 3,67% |
8º | CHEVROLET TRACKER | 2053 | 2049 | 2074 | 5,91% | 6,48% | 0,20% |
9º | HONDA WR-V | 1202 | 1332 | 1378 | 3,46% | 4,21% | -9,76% |
10º | CITROËN C4 CACTUS | 1151 | 1149 | 0 | 3,31% | 3,63% | 0,17% |
11º | CAOA CHERY TIGGO | 837 | 864 | 0 | 2,41% | 2,73% | -3,13% |
12º | PEUGEOT 2008 | 808 | 857 | 826 | 2,33% | 2,71% | -5,72% |
13º | JAC T40 | 195 | 181 | 482 | 0,56% | 0,57% | 7,73% |
14º | SUZUKI JIMNY | 151 | 198 | 183 | 0,43% | 0,63% | -23,74% |
15º | LIFAN X60 | 138 | 112 | 341 | 0,40% | 0,35% | 23,21% |
16º | SUZUKI VITARA | 123 | 122 | 187 | 0,35% | 0,39% | 0,82% |
17º | TROLLER T4 | 107 | 115 | 165 | 0,31% | 0,36% | -6,96% |
18º | SUZUKI SCROSS | 41 | 50 | 42 | 0,12% | 0,16% | -18,00% |
19º | KIA SOUL | 19 | 11 | 2 | 0,05% | 0,03% | 72,73% |
|
| 34741 | 31616 | 29332 | 100,00% | 100,00% | 9,88% |
Fonte: Fenabrave