O segmento mais aquecido do mercado brasileiro manteve a trajetória de alta em 2018. Os 345.322 SUVs compactos emplacados no ano passado representaram um crescimento de mais de 26% em relação a 2017. Para se ter uma ideia do bom momento, os oito primeiros colocados tiveram números melhores do que os do ano anterior.

Preferido dos brasileiros entre 2015 e 2017, o HR-V perdeu o trono. Por pouco mais de mil unidades de diferença (48.976 x 47.959), o Hyundai Creta, segundo no ano anterior, assumiu a ponta graças a um crescimento de quase 18%, cerca de 7,2 mil unidades a mais – o Honda, por sua vez, teve um incremento inferior a 200 unidades.

Nissan Kicks S CVT
Ford EcoSport Titanium - Salão do Automóvel

Numa briga acirradíssima pelo último lugar no pódio, o Nissan Kicks (46.812), cujas vendas avançaram mais de 40%, deixou para trás o Renegade (46.344), vice-líder em 2016 e terceiro em 2017. Apesar de perder posição, o Jeep evoluiu em mais de 20%. O Ford Ecosport, com 34.497 unidades, repetiu o quinto lugar do ranking anterior.

Oitavo em 2017, o Renault Captur (26.504) venceu uma disputa apertada contra o Chevrolet Tracker (26.100) pela sexta posição, com ambos crescendo acima dos 90%. Caindo de sexto para oitavo, o Renault Duster (23.580) ao menos registrou alta de mais de 1/3 nos números do ano anterior enquanto aguarda a chegada da nova geração.

Honda WR-V 2019
Peugeot 2008 Style

O ano não foi bom para Honda WR-V (14.797), que caiu de sétimo para nono, e para Peugeot 2008 (9.745), os únicos do pelotão de cima que venderam menos nos últimos doze meses. Destaque para o Caoa Chery Tiggo (5.197), que teve o seu melhor desempenho histórico graças à chegada da versão Tiggo 2, e para o recém-lançado Citroën C4 Cactus (3.351), que já é o carro-chefe da marca francesa.

SUVs / Crossovers I

 

POS.

MODELO

TOTAL 2018

% 2018

TOTAL 2017

% 2017

% VARIAÇÃO 18/17

POS. 2017

HYUNDAI CRETA

48976

14,18%

41625

15,21%

17,66%

HONDA HR-V

47959

13,89%

47775

17,45%

0,39%

NISSAN KICKS

46812

13,56%

33464

12,23%

39,89%

JEEP RENEGADE

46344

13,42%

38334

14,00%

20,90%

FORD ECOSPORT

34497

9,99%

31195

11,40%

10,59%

RENAULT CAPTUR

26504

7,68%

13742

5,02%

92,87%

CHEVROLET TRACKER

26100

7,56%

12136

4,43%

115,06%

RENAULT DUSTER

23580

6,83%

17640

6,44%

33,67%

HONDA WR-V

14797

4,28%

15353

5,61%

-3,62%

10º

PEUGEOT 2008

9745

2,82%

10571

3,86%

-7,81%

10º

11º

CAOA CHERY TIGGO

5197

1,50%

23

0,01%

22495,65%

19º

12º

CITROËN C4 CACTUS

3351

0,97%

0

0,00%

NOVO

-

13º

JAC T40

2871

0,83%

1093

0,40%

162,67%

16º

14º

SUZUKI JIMNY

2207

0,64%

2032

0,74%

8,61%

13º

15º

SUZUKI VITARA

1869

0,54%

1841

0,67%

1,52%

14º

16º

LIFAN X60

1668

0,48%

2268

0,83%

-26,46%

11º

17º

TROLLER T4

1480

0,43%

1541

0,56%

-3,96%

15º

18º

JAC T5

645

0,19%

2152

0,79%

-70,03%

12º

19º

SUZUKI SCROSS

589

0,17%

651

0,24%

-9,52%

17º

20º

KIA SOUL

127

0,04%

290

0,11%

-56,21%

18º

21º

LIFAN X70

4

0,00%

0

0,00%

NOVO

-

 

 

345322

100,00%

273726

100,00%

26,16%

 

Em dezembro

No apagar das luzes de 2018, o destaque foi o renovado Renegade. Com 5.498 emplacamentos, seu melhor resultado desde dezembro de 2015 (6.976), o Jeep deixou para trás o Creta (4.920), único entre os oito primeiros a perder espaço em relação ao mês anterior.

Vice-líder em novembro, o Kicks (4.328) completou o pódio. Logo atrás do HR-V (3.719), o Captur atingiu a marca de 3.363 unidades, seu novo recorde. A vantagem em relação ao Ecosport (3.320), no entanto, foi muito reduzida. O Ford, aliás, não vendia tanto desde janeiro de 2015 (3.670).

Renault Captur
Renault Duster 1.6 CVT

Com melhor resultado em exatos três anos, o Duster emplacou 2.768 unidades. Somadas às 3.363 unidades do Captur, a Renault conquistou a preferência de 6.131 consumidores no segmento, pouco mais de 600 unidades à frente do líder da Jeep.

Praticamente estável em relação à novembro, o Tracker (2.053) foi o oitavo. Atrás do WR-V (1.202), que perdeu quase 1/10 de seus compradores, o C4 Cactus (1.151) fechou o top 10 praticamente sem avanço nas últimas semanas. O Tiggo (837) novamente vendeu mais do que o 2008 (808).

SUVs / Crossovers I

POS.

MODELO

DEZ/18

NOV/18

DEZ/17

% DEZ 18

% NOV 18

VARIAÇÃO DEZ/NOV

JEEP RENEGADE

5498

3844

3345

15,83%

12,16%

43,03%

HYUNDAI CRETA

4920

5171

5099

14,16%

16,36%

-4,85%

NISSAN KICKS

4328

4038

3713

12,46%

12,77%

7,18%

HONDA HR-V

3719

3305

4267

10,70%

10,45%

12,53%

RENAULT CAPTUR

3363

2554

2105

9,68%

8,08%

31,68%

FORD ECOSPORT

3320

2994

3193

9,56%

9,47%

10,89%

RENAULT DUSTER

2768

2670

1930

7,97%

8,45%

3,67%

CHEVROLET TRACKER

2053

2049

2074

5,91%

6,48%

0,20%

HONDA WR-V

1202

1332

1378

3,46%

4,21%

-9,76%

10º

CITROËN C4 CACTUS

1151

1149

0

3,31%

3,63%

0,17%

11º

CAOA CHERY TIGGO

837

864

0

2,41%

2,73%

-3,13%

12º

PEUGEOT 2008

808

857

826

2,33%

2,71%

-5,72%

13º

JAC T40

195

181

482

0,56%

0,57%

7,73%

14º

SUZUKI JIMNY

151

198

183

0,43%

0,63%

-23,74%

15º

LIFAN X60

138

112

341

0,40%

0,35%

23,21%

16º

SUZUKI VITARA

123

122

187

0,35%

0,39%

0,82%

17º

TROLLER T4

107

115

165

0,31%

0,36%

-6,96%

18º

SUZUKI SCROSS

41

50

42

0,12%

0,16%

-18,00%

19º

KIA SOUL

19

11

2

0,05%

0,03%

72,73%

 

 

34741

31616

29332

100,00%

100,00%

9,88%

Fonte: Fenabrave

Galeria: Comparativo Hyundai Creta Sport x Chevrolet Tracker Premier

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