A Ford estaria trabalhando para reviver o nome Puma, mas desta vez não será um pequeno cupê esportivo e sim um utilitário abaixo do novo Bronco. A evidência foi apresentada pelo site Go Auto, que encontrou a patente do nome. Este seria o carro conhecido como "baby Bronco", um modelo com a mesma pegada off-road do irmão maior, porém com tamanho compacto. Rumores anteriores apontavam que ele poderia ser batizado como Maverick.

Há dois registros de marca da Ford para Puma na Organização Mundial da Propriedade Intelectual, ambas listadas como "pendente". Um dos pedidos veio do mercado australiano, feito no dia 26 de outubro, enquanto o outro, feito dia 1 de novembro, veio da Nova Zelândia. Ambos têm a descrição de "veículo motorizado terrestre, como automóveis, picapes, utilitários, veículos de tração nas quatro rodas e SUVs, e suas partes".

O Ford Puma original era um cupê esportivo compacto, lançado em 1997. A plataforma vinha do Fiesta, mas com uma carroceria bem diferente. Deixou de ser produzido em 2001. Uma pesquisa mostra que a Ford ainda tem os direitos de uso do nome "Puma" na Europa até 2025, mas não possui os direitos de uso nos Estados Unidos.

Galeria: Ford Bronco 2020 - Imagens vazadas

Como sabemos que o utilitário será vendido também nos EUA, o mais provável é que a Ford esteja trabalhando para ter duas opções de nomes em mercados diferentes, como acontece com modelos como o sedã Fusion (vendido na Europa como Mondeo). Outra alternativa é que a fabricante esteja se preparando para ir atrás do direto de uso do nome "Puma" também nos Estados Unidos.

Pedidos de registro de marca feitos anteriormente pela Ford sugeriam que a versão menor do Bronco poderia ser batizado como Maverick ou até mesmo com Timberline. Segundo o Go Auto, a Ford desistiu da patente do nome "Maverick" na Austrália, sugerindo que a empresa tenha decidido usar outro batismo.

Seja lá qual o nome escolhido, sabemos que o novo utilitário da Ford terá a mesma plataforma da nova geração do Focus e compartilhará partes da suspensão com a próxima versão do SUV Escape. A fabricante promete que será um carro "feito para conquistar o crescente número de pessoas que adoram a ideia de se aventurar com suas famílias e amigos."

Fonte: Go Auto, WIPO, 2

Envie seu flagra! flagra@motor1.com