Os chineses queriam portas maiores, então a Ford atendeu ao pedido

Já notou que o novo Ford Focus não tem o conhecido design com seis janelas laterais? Isso tem um motivo chamado China. Jordan Demkiw, gerente de design exterior da Ford Europa, disse ao site GoAuto que o gosto dos chineses ditou a forma como a quarta geração do Focus foi desenhada.

Mais sobre o novo Ford Focus:

Desde que foi lançado, em 1998, o Ford Focus sempre manteve um detalhe em especial no seu design: seis janelas, com vidros adicionais na coluna C. Porém, agora que a Ford fez o Focus pensando mais na China e pretende tirá-lo de linha nos EUA, este elemento acabou excluído para se adequar ao gosto dos chineses. Aparentemente, o mercado chinês prefere portas maiores. Acesso fácil é um fator decisivo na venda. Não é nenhuma surpresa, já que os chineses gostam de carros maiores, tanto que as fabricantes fazem versões com entre-eixos alongado especialmente para eles.

2019 Ford Focus Trend Trim
Ford Focus 2019 - Comparação de design
 

Por isso, a Ford tomou a decisão de usar o mesmo estilo do Ford Focus Fastback. Como resultado, as três carrocerias - hatchback, sedã e perua - compartilham as portas traseiras pela primeira vez. Isso não só faz com que o Focus seja mais atraente para os chineses, como também reduz os custos de produção para a Ford. 

Então, sim, se o novo Ford Focus algum dia chegar ao Brasil (possibilidade cada vez mais remota), virá sem suas tradicionais seis janelas. E agora você sabe a razão disso.

Fonte: GoAuto.com.au

Galeria: Ford Focus 2019