Alemão disputou competição sozinho devido à ausência de Pascal Wehrlein, batendo todos os adversários em Miami. Vettel conquista primeiro título sem Michael Schumacher ao lado

A Alemanha é heptacampeã da Copa de Nações da Race of Champions. Neste domingo (22), Sebastian Vettel ficou sozinho para ser o único representante do país na competição, já que Pascal Wehrlein foi forçado a abandonar a competição após capotar durante a disputa individual, no sábado.

A solidão, entretanto, não foi problema para o alemão, que venceu as quatro baterias que disputou na primeira fase. Na semifinal, Vettel bateu Juan Pablo Montoya e Gabby Chaves, classificando-se com facilidade para a final. Do mesmo lado da chave, o time brasileiro, formado por Felipe Massa e Tony Kanaan, caiu na primeira fase.

Do outro lado, o time norte-americano formado pelos irmãos Kyle e Kurt Busch derrotou a outra equipe da casa, formada por Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay - mas não sem polêmica.

Na última bateria da batalha pela vaga na final, Kurt Busch queimou a largada e foi punido com apenas 0s5, insuficiente para fazer o piloto da NASCAR perder a disputa para o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2016 - o que deixou Rossi visivelmente contrariado.

Na decisão, Vettel foi seguro e derrotou os irmãos Busch em duas baterias, dando para a Alemanha o sétimo título na Copa de Nações da ROC - o primeiro sem Michael Schumacher, com quem Vettel venceu o evento por seis vezes consecutivas entre 2007 e 2012.

Fase de grupos:

Grupo A
Pos. Time V D
1 EUA IndyCar ( Hunter-Reay / Rossi) 4 2
2 EUA NASCAR ( Busch / Busch) 4 2
3 Canadá ( Rzadzinski / Hinchcliffe) 3 3
4 EUA Rali X ( Pastrana / Speed) 1 5
Grupo B
Pos. Time V D
1 Alemanha ( Vettel) 4 0
2 Nórdico ( Solberg / Kristensen) 1 3
3 Grã-Bretanha ( Button / Coulthard) 1 3
Grupo C
Pos. Time V D
1 Colômbia ( Chaves / Montoya) 2 2
2 Brasil ( Kanaan / Massa) 2 2
3 América Latina ( Castroneves / Glusman) 2 2

Playoffs:

Semifinal 1 (Alemanha 2 : 0 Colômbia)
Sebastian Vettel Ariel Atom Juan Pablo Montoya
Sebastian Vettel ROC Buggy Gabby Chaves
Semifinal 2 (EUA IndyCar 1 : 2 EUA NASCAR)
Ryan Hunter-Reay KTM X-Bow Kurt Busch
Alexander Rossi Wuhl 05 Kyle Busch
Alexander Rossi ROC Buggy Kurt Busch
Final (Alemanha 2 : 0 EUA NASCAR)
Sebastian Vettel Ariel Atom Kurt Busch
Sebastian Vettel RX Lite Kyle Busch

Leia também:

Fotos: Motorsport

Vettel chega a hepta na Copa de Nações da ROC