O Fiat Ducato é um modelo global, vendido em mais de 80 países em todo o mundo e um dos modelos mais vendidos na história recente da Fiat, com mais de 3,5 milhões de veículos produzidos em mais de 40 anos. Ele também se tornou o líder de mercado em seu segmento na Europa graças ao seu uso generalizado em motorhomes.

Agora, o Fiat Ducato foi completamente revisado para a linha 2024. A ele se junta uma versão elétrica desenvolvida pela marca, que, de acordo com a Stellantis, apresenta a melhor autonomia da categoria e um design exterior e interior totalmente novo. O novo Ducato será oferecido com um desconto de 25% de acordo com a marca. Ainda não está claro a quais mercados isso se aplicará. No Brasil, o Ducato foi revisado em 2023 e passou a ser importado da Itália.

Galeria: Fiat apresenta a nova Ducato 2024 na Europa com versão elétrica

As mudanças na aparência, tanto para a versão com motor elétrico quanto para a versão com motor a combustão, estão concentradas na parte dianteira do veículo, com o objetivo de não alterar a aparência geral. A revisão mais importante diz respeito a toda a grade do radiador do Ducato, que agora apresenta novos para-choques, novos protetores inferiores e uma grade do radiador com um design moderno na cor da carroceria, que visa a melhorar a eficiência aerodinâmica.

Fiat Ducato (2024)

O E-Ducato, variante elétrica do veículo comercial da Fiat, agora apresenta faróis de LED projetados para melhorar a visibilidade à noite. A atualização do exterior também é complementada por lanternas traseiras retrabalhadas com detalhes em preto e novos logotipos.

Vamos passar para a nova versão elétrica do Ducato, que se junta aos modelos de combustão interna existentes. A bordo há uma nova bateria de 110 kWh que deve permitir uma autonomia elétrica de até 420 km no ciclo WLTP. Um novo propulsor elétrico agora entrega até 200 kW de potência, ou mais de 270 cv, e um torque de 41,8 completa o trem de força revisado.

O sistema de carregamento também é totalmente novo, com dois carregadores padrão que podem receber até 11 kW em corrente alternada, a mais comum em residências e empresas, ou até 150 kW corrente contínua com a promessa de uma carga rápida completa da bateria em apenas 55 minutos.

Fiat Ducato (2024)

O novo E-Ducato é oferece três modos de direção: Eco, Normal e Power. Também pode-se utilizar borboletas atrás do volante para variar a intensidade do freio regenerativo, indo desde a intensidade máxima até um modo "coasting", sem resistência alguma à rolagem.

A ampla gama de motores a diesel MultiJet agora atendem à norma Euro 6E e trabalham em conjunto com uma transmissão manual de 6 velocidades. O propulsor 2.2 turbodiesel tem três opções de potência: 120, 140 ou 180 cv. Nas duas mais potentes, pode-se optar por uma nova transmissão automática de 8 velocidades. 

Fiat Ducato (2024)

Independentemente do motor que o cliente escolher, o novo Ducato mantém seu volume de carga de até 17 m3 e sua carga útil de até 1.500 kg. Graças à nova arquitetura elétrica, o novo E-Ducato também tem uma gama completa de novos sistemas de assistência. Na configuração elétrica, oferece frenagem autônoma de emergência, leitura de placas de trânsito, assistente de manutenção de faixa e até controle de cruzeiro adaptativo.

O uso combinado desses sistemas de auxílio à condução permite que o novo E-Ducato atinja o Nível 2 de direção autônoma, em que o veículo auxilia o motorista de forma independente na aceleração, na frenagem e na condução, tornando o E-Ducato, assim como a versão a diesel, o veículo comercial mais seguro do seu segmento na Europa.

Fiat Ducato (2024)

O design interior renovado traz painel e volante redesenhados, painéis de porta novos, mais funcionais e espaçosos, que oferecem espaço para todos os tipos de itens úteis, e um novo sistema de controle ar-condicionado digital. Os assentos padrão na versão totalmente elétrica apresentam tecidos premium e um novo design para melhorar o conforto e a ergonomia, enquanto a nova direção elétrica aumenta a precisão e o manuseio em todas as condições de direção e carga.

No interior do novo E-Ducato, a chave presencial passou a ser item de série, assim como o freio de estacionamento eletrônico. O sistema de navegação traz tela de 10" e o painel de instrumentos conta com computador de bordo com tela de 7". Câmera de ré também passa a ser de série em todas as versões do Ducato 2024.

Além desses recursos de série, o novo E-Ducato oferece ainda carregador sem fio, USB tipo A e C para carregar smartphones e uma tomada de alta tensão de 230V localizada no centro do painel. O desembaçador de parabrisa elétrico também é item de série, assim como espelho retrovisor digital e os sensores de estacionamento de 360°.

Até o momento, não há previsão para que o novo Fiat Ducato 2024, seja elétrico ou a diesel, chegue ao Brasil.


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