O humorista Jerry Seinfeld é um dos entusiastas da Porsche mais famosos do mundo. Agora, um dos carros de sua ilustre coleção foi arrematado por um preço de US$ 164.000, o equivalente a R$ 800 mil. Seinfeld adquiriu o Porsche 911 Targa em 1996, quando ainda estava trabalhando em sua lendária série de comédia Seinfeld.

O leilão no site Bring A Trailer terminou em 10 de janeiro. Não havia nenhuma menção a Seinfeld na descrição do leilão, mas o comediante discutiu a venda quando foi convidado em um episódio do podcast Spike's Car Radio em 10 de janeiro. 

Galeria: Porsche 911 Carrera Targa 1996 de Jerry Seinfeld

Mesmo se não tivesse a ligação com o astro das comédias, esse 911 teria muito a oferecer. A variante Targa da geração 993 era relativamente rara. Dados do fórum de entusiastas Rennlist mostram que a produção mundial dessa variante do modelo foi limitada a 4.583 unidades. Ao contrário do painel de teto removível dos Targas anteriores, esse modelo tem um grande painel de vidro que desliza sob a janela traseira. O efeito é mais parecido com um teto de vidro deslizante muito grande. 

Seinfeld escolheu diversos opcionais quando encomendou esse 911 Targa. Entre outras coisas, ele pediu um sistema de escapamento de aço inoxidável com escapamentos ovais e o chamado "Engine Sound Package" com uma caixa de ar modificada. O equipamento também inclui um diferencial de deslizamento limitado e um "Automatic Brake Differential". Esse é um tipo de controle de tração que funciona por meio de intervenções no freio.

Porsche 911 Carrera Targa 1996 de Jerry Seinfeld

Seinfeld também encomendou algumas atualizações técnicas. Elas incluíam controle de cruzeiro, um rádio cassete Becker e uma disqueteira de seis CDs escondida sob o capô, além de um sistema de som opcional. O computador de bordo opcional parece um pouco antiquado para os padrões atuais. Ele é composto por uma tela abaixo do velocímetro com mostradores de temperatura externa, velocidade média, consumo médio de combustível, autonomia restante e um mostrador digital de velocidade.   

As atualizações de fábrica incluem assentos com ajuste elétrico em oito direções, uma manopla de câmbio de alumínio, uma alavanca de freio de mão de alumínio, anéis cromados ao redor dos instrumentos, soleiras das portas de aço inoxidável e um interior de couro azul. Todos os Targas 993 são movidos por um motor de cilindros contrapostos 3.6 de seis cilindros com 285 hp. O carro de Seinfeld tem um câmbio manual de 6 marchas, mas um automático de quatro marchas também estava disponível na época. O Porsche leiloado tinha pouco mais de 26.000 milhas, ou pouco mais de 40.000 km, no momento da venda. Foram feitos 46 lances.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com