Chevrolet Onix 2022: As diferenças das versões básica e completa
Veja as diferenças de visual, equipamentos e motorização entre as versões 1.0 e 1.0 turbo Premier 2
Enquanto os antigos Onix Joy e Joy Plus saem de linha no Brasil a partir deste mês, a segunda geração do Onix segue firme e forte no mercado brasileiro. Lançado no final de 2019, o hatch logo acumulou bons números de vendas e já ostenta 6 anos na liderança, que deve ser perdida para a Fiat Strada em 2021. Agora, vamos conferir quais as diferenças entre o Onix 1.0 MT6, versão de entrada sem nome, e o topo de linha Onix 1.0 turbo Premier 2.
Antes de esmiuçar cada versão do hatch, vale lembrar que a montadora anunciou novidades para toda a gama (incluindo o sedã Onix Plus) no mês passado, quando confirmou que os modelos a partir deste mês ganhariam itens como OnStar, Wi-Fi nativo, myChevrolet app, projeção sem fio e atualização remota de sistemas eletrônicos do carro nas versões RS, LTZ e Midnight. Antes, esses itens só estavam na versão Premier.
Motores e câmbio também foram atualizados para atender o Proconve L7, embora a marca não tenha revelado se houve redução de potência e torque nos modelos. Agora bora ver o que muda entre o Onix 1.0 MT6 de entrada, que sai por R$ 73.890, e o “completão” Onix Premier 2, este tabelado em R$ 102.340.
Visual
Mantendo a tradição deste comparativo de versões, o Onix 1.0 MT6 básico que nem nome tem conta com visual mais espartano. Vale lembrar que as fotos do Onix de entrada que você vê aqui são da versão LT (a versão mais básica que a GM tem para testes em sua frota), que traz detalhes cromados e rodas aro 15” – o que o Onix basicão praticamente não tem. Ou seja, o Onix sem nome tem grande frontal fosca sem molduras cromadas, com o único detalhe com este acabamento ficado para a grade entre os faróis. Além disso, as rodas são de aço de 14 polegadas com calotas (com as liga-leve de série a partir da versão seguinte LT que ilustra essa matéria).
Apesar da diferença de R$ 28.450 entre a variante topo e a de entrada, o visual do Onix Premier 2 se difere mesmo mais por alguns acabamentos extras e equipamentos, à exemplo dos faróis com projetores, enquanto que na porção inferior do para-choque está presente a luz diurna (DRL) em LED com assinatura em “L” deitado. Por fim, na dianteira está presente a entrada de ar inferior que aqui traz moldura cromada.
Como é de praxe, a versão mais cara tem molduras cromadas nas janelas laterais, além de maçanetas e retrovisores na cor do carro, enquanto as rodas são de liga-leve de 15” com desenho próprio. Atrás, a única diferença da versão “completona” para a básica são as lanternas com assinatura em LED e o emblema “Premier Turbo” do lado direito.
Quando vamos para a cabine, as diferenças entre o Onix 1.0 MT6 e Onix Premier 2 ficam, digamos, ainda mais “escancaradas”. Na versão pé de boi (nem tanto assim, pois vem equipada com o famoso “kit dignidade”) o hatch da Chevrolet conta com acabamento dominado por plástico na cor preta e as mesmas texturas nas portas e painel, a não ser pela faixa que atravessa o painel que, apesar de preta também, traz uma textura com diversos triângulos. O volante dessa versão básica traz comandos de áudio, para telefone e do limitador de velocidade, com molduras na cor prata ao redor destes botões - mesmo tom repetido nas maçanetas internas das portas.
No console central tem uma moldura cromada, na região onde fica a alavanca do câmbio manual de 6 marchas. Vale destacar que o Onix 1.0 MT6 não tem as molduras em pratas nas saídas de ar, ao redor do velocímetro e nem no raio central do volante, como nas imagens que você aqui – correspondentes à versão LT. Além disso, os bancos têm padronagem de tecido mais simples, enquanto o sistema multimídia não está presente (item de série a partir da LT) na versão básica, que tem somente um rádio no lugar da tela destacada no painel. O ar-condicionado é manual com comandos circulares.
Subindo para o Onix Premier 2, o interior ainda é dominado por plástico, trazendo a mesma textura na porção central do painel, porém com essa parte vindo em outra tonalidade na cor bege – tom que também aparece nos painéis das portas. É o que acaba proporcionando um ar um pouco mais refinado no hatch topo de linha, apesar do acabamento interno ser dominado por plástico. Outras diferenças ficam por conta dos detalhes em prata nas saídas de ar, painel de instrumentos, cor que também está no terceiro aro do volante – que aqui tem base achatada para garantir um toque de esportividade.
O painel de instrumentos se difere ainda por uma tela de TFT digital de 3,5 polegadas, ar-condicionado automático digital (com display com indicação de temperatura) e os botões de sensor de estacionamento, assistente de estacionamento e de desativação do controle de estabilidade e travamento das portas (estes dois últimos os que também aparecem no modelo de entrada). No console logo à frente da alavanca do câmbio automático, há um espaço de carregamento de celular sem fio (por indução).
No mais, o Onix “top” tem a central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas, que pode espelhar o smartphone agora sem o uso de cabos. Nas portas as maçanetas internas aqui têm acabamento cromado em vez de prata, enquanto os bancos têm revestimento em material que imita couro com costuras brancas. O volante também traz revestimento com esse mesmo acabamento, enquanto os tapetes são de carpete em vez de borracha.
Equipamentos
Na lista de equipamentos, o Onix 1.0 MT6 vai além do chamado “kit dignidade” ao caprichar na segurança ao contar com 6 airbags (duplo frontal, duplo laterais e duplo de cortina) e controles eletrônicos de estabilidade e tração, bem como aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros, cinto de segurança com ajuste de altura, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e regulagem de altura dos faróis.
A versão básica do hatch da GM soma ainda ar-condicionado, assistente de partida em rampa, chave canivete, computador de bordo, controlador de limite de velocidade, direção elétrica, luz cortesia no porta-malas, luz cortesia dianteira, painel de instrumentos com tela de 3,5", sistema de faróis que ficam acesos por um período de tempo após travamento das portas ou que acendem após destravá-las, tomada 12V no console central, trava elétrica das portas com acionamento na chave, vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por "um toque" e rádio com conexão Bluetooth e duas entradas USB, além de 4 alto-falantes.
Subindo para o Onix Premier 2, ele a base de itens do Onix básico e soma acendimento automático dos faróis, alarme antifurto, alerta de ponto cego, indicador de nível de vida de óleo, luz diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, sistema de imobilização do motor e monitor de pressão dos pneus. Na lista ainda há ar-condicionado digital automático, câmera de ré, carregador de smartphone wi-fi, chave presencial para acesso e partida, partida por botão, volante com regulagem de altura e profundidade, console central com descansa-braço e piloto automático.
O hatch tem também assistente de estacionamento automático, luz cortesia no porta-luvas, luz cortesia dianteira e luzes individuais de leitura para motorista e passageiro, painel de instrumentos com tela de 3,5" digital em TFT, porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro, central multimídia MyLink com tela de 8" e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente, sistema de som com 6 alto-falantes, entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento) e Wi-Fi nativo no carro para até 7 dispositivos eletrônicos.
Motorização
Por último, o quesito neste comparativo entre o Onix 1.0 MT6 e Onix turbo Premier 2: os motores. O modelo de entrada vem equipado com um propulsor três cilindros 1.0 12V flex naturalmente aspirado, que rende 82 cv e 10,6 kgfm de torque com etanol e 78 cv e 9,6 kgfm quando abastecido com gasolina. A única opção aqui é o câmbio manual de 6 marchas.
Já o Onix Premier 2 conta com outra motorização debaixo do capô, embora também seja um conjunto três cilindros. Neste caso, um 1.0 12V flex turbo que entrega 116 cv com etanol ou gasolina e 16,8 kgfm do torque com o combustível vegetal ou 16,3 kgfm com o gasolina. Como de praxe em uma configuração mais cara e equipada, a transmissão é automática de 6 velocidades.
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