Líder disparado no Brasil entre os sedãs médios, o Toyota Corolla detém 53,43% das vendas em seu segmento com 36.971 unidades emplacadas entre janeiro e novembro, de acordo com dados da Fenabrave. E embora comece a sofrer com fogo amigo, o Corolla Cross, ele ainda tem sua base de clientes fiéis. Dito isso, vamos conferir quais são as diferenças entre o Corolla GLi 2.0, a versão de entrada do sedã, e o topo de linha Corolla Altis Hybrid Premium.

Antes de mais nada, vale dizer que comparamos aqui a versão de base com a mais cara atualmente do Corolla, que é configuração com o motor híbrido. Na gama do sedã tem a versão Altis Premium com motor 2.0, mas ainda assim ela fica atrás em faixa de preço da Altis Hybrid Premium. Em relação a preços, o Corolla GLi pode ser encontrado nas concessionárias da marca japonesa por R$ 132.890, enquanto o Corolla Altis Hybrid Premium vem tabelado a R$ 180.690. Assim, o valor que separam ambos é de R$ 47.800, será que se justifica? É o que vamos conferir agora na comparação entre os dois.

Visual

Começamos então com o Corolla GLi, que colocado lado a lado com o Corolla Altis Hybrid Premium deixa mais claro quais são as diferenças estéticas e porque a configuração se trata de uma versão de entrada. O GLi tem visual mais simplista, basta notar os faróis com iluminação halógena, a entrada de ar inferior com acabamento em plástico preto fosco (a grade principal acima tem acabamento cromado) e as rodas de liga-leve de 16", fora a falta dos faróis de neblina – onde o contorno também é de plástico preto fosco. Por fim, as molduras das janelas são pretas, enquanto que na traseira as lanternas do GLi têm apenas lâmpadas convencionais.

Corolla Hybrid
Teste: Toyota Corolla GLI
Corolla GLi
Corolla Hybrid
Corolla Altis Hybrid Premium

Subindo para o Corolla Altis Hybrid Premium, existe uma maior percepção de valor com a grade dianteira inferior com acabamento e preto brilhante e os faróis de neblina, ausentes na GLi, enquanto o acabamento próximo delas é em cinza fosco em vez do preto básico da versão de entrada do sedã. A grade dianteira tem acabamento cromado como na GLi, mas traz o logotipo da Toyota complementado por cores azuis – exclusividade dos carros híbridos da marca japonesa, enquanto os faróis são full-LED e trazem nova assinatura visual.

Quando vamos para a lateral, há um maior refinamento por conta das rodas de liga-leve, mas que aqui são de 17" e com acabamento preto na parte interna, enquanto as janelas laterais têm frisos cromados. Atrás, a única diferença fica mesmo para as lanternas com assinatura visual em LED – que garante um efeito visual mais bonito à noite em relação a básica GLi.

Teste: Toyota Corolla GLI
Corolla GLi tem lanternas com lâmpadas convencionais
Corolla Hybrid
Corolla Altis Hybrid Premium tem assinatura em LED nas lanternas

Quando vamos para a parte interna, é bom salientar que o bom acabamento está presente tanto no Corolla GLi quanto no Corolla Altis Hybrid Premium, com os dois trazendo superfícies suaves ao toque, apesar do primeiro ter cabine monocromática. O sedã básico tem volante de couro, embora no raio direito do volante falte alguns botões do piloto automático adaptativo, equipamento que não tem. Há ainda um friso prata que atravessa todo painel e termina nas saídas de ar, essas emolduradas pelo mesmo acabamento, enquanto a seção central tem multimídia com tela de 10” destacada sobre uma superfície preto brilhante – também presente no console central.

Os bancos do Corolla GLi têm desenho interessante e mistura revestimento em couro com tecido na parte central, que ostenta costuras em formato de losango até mais interessantes do que a topo de linha. Porém, percebe-se que é uma variante mais simples pelo ar-condicionado manual e o painel de instrumentos mais simples formado por dois mostradores analógicos e uma pequena tela de TFT de 4,2 polegadas à direita.

Teste: Toyota Corolla GLI
No GLi o acabamento é bom, mas o ar-condicionado é manual
Toyota Corolla Altis Hybrid Premium
Cabine da Altis Hybrid Premium é bicolor

Enquanto a carroceria traz mudanças mais sutis, apesar de perceptíveis e fundamentais, o Corolla Altis Hybrid Premium mostra a que veio com sua cabine combinando tons de creme (o qual a Toyota chama de bege) e preto. Só a cabine bicolor ressalta a sensação de refinamento dentro desta versão do sedã, que chama mais a atenção pelo painel de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas na parte central que é ladeado por dois mostradores analógicos. Nesta tela, é possível conferir os detalhes de funcionamento do motor híbrido. Friso prata contornando o painel de instrumentos e o botão de partida também são exclusividades desta versão.

Outras diferenças da versão Altis Hybrid Premium em relação ao GLi ficam para o volante multifuncional com os botões também do lado direito (com os comandos do ACC), bem como os puxadores de porta com acabamento prateado. Acabamento preto brilhante na seção central do painel e tela de 10” do multimídia são iguais, mas o ar-condicionado aqui é digital. Os bancos são de couro perfurado preto na parte inferior combinado ao tom de creme na parte de cima – tom creme que aparece ainda no console central.

Teste: Toyota Corolla GLI
Corolla GLi com bancos de tecido e couro
Toyota Corolla Altis Hybrid Premium 2
No Altis Hybrid Premium os bancos são de couro

Vale ressaltar aqui que atualmente ambos têm o multimídia com tela destacada do painel, sem aquele plástico atrás que fazia o equipamento lembrar uma TV de tubo. As fotos aqui são antes do sedã receber essa atualização.

Equipamentos

Vamos aos principais itens de série do Corolla GLi, que obviamente são mais modestos nesta versão do sedã. Traz ar-condicionado manual, painel de instrumentos analógico com tela TFT de 4,2 polegadas para o computador de bordo, bancos com revestimento em tecido e couro, acendimento automático dos faróis, chave canivete com telecomando e central multimídia com tela de 10 polegadas (era de 8”, mas em setembro a Toyota substituiu o sistema Toyota Play por outro da empresa Wings devido à falta de semicondutores) que não tem sistema de espelhamento como o sistema original.

A versão GLi soma ainda assistente de partida em rampa, sinal de frenagem de emergência (o pisca-alerta é ligado em uma frenagem brusca), alarme volumétrico e perimétrico, controles eletrônicos de estabilidade e tração, 7 airbags e câmera de ré.

Teste: Toyota Corolla GLI
Painel com tela de TFT de 4,2" na GLI
Corolla Hybrid
Tela de TFT de 7" na Altis Hybrid Premium
Toyota Corolla Multimídia Wings
Atual central multimídia da Wings usada no sedã

Subindo de “andar” no Corolla Altis Hybrid Premium, essa versão do sedã tem um pacote mais completo. Tem os itens da GLi e soma ar-condicionado automático de duas zonas, painel de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas colorida, indicador de direção econômica no painel (ECO Driving), ignição por botão, chave presencial para acesso e partida, bancos dianteiros com ajuste elétrico, acendimento automático dos faróis e dos limpadores de para-brisa. A central multimídia é igual ao do Corolla GLi, ou seja, o mesmo sistema da Wings com tela de 10 polegadas.

O pacote de segurança é mais aprimorado, pois vai além dos 7 airbags e controles de estabilidade e tração da GLi. Com isso, o Corolla Altis Hybrid Premium tem como destaque o pacote Toyota Safety Sense, que soma piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa. Por fim, tem também farol alto automático.

Motorização

Aqui são duas motorizações totalmente diferentes, já que o Corolla GLi traz o motor 2.0 flex e o Corolla Altis Hybrid Premium conta com um propulsor híbrido, como o nome já adianta. A versão de entrada tem o 2.0 flex 16V que rende 168 cv com gasolina e 177 cv quando abastecido com etanol, com o torque ficando em 21,4 kgfm seja qual for o combustível. Neste caso, o câmbio é sempre automático CVT onde a primeira marcha é física, enquanto as outras 9 são simuladas.

Teste: Toyota Corolla GLI
Corolla GLI tem motor 2.0 flex
Corolla Hybrid
Motor 1.8 híbrido no Corolla Altis Hybrid Premium

Já o sedã topo de linha híbrido traz um motor 1.8 flex 16V, que rende 98 cv com gasolina e 101 cv com etanol, enquanto o torque é de 14,5 kgfm com ambos os combustíveis. Este motor a combustão é combinado a outros 2 propulsores elétricos, que no total entregam 72 cv e 16,6 kgfm de torque. Assim, o Corolla híbrido tem potência combinada de 122 cv, com a transmissão sendo automática tipo CVT (convencional, sem a 1ª marcha física do modelo 2.0).

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