O ano mal começou e a General Motors já anunciou o descongelamento do investimento de R$ 10 bilhões para o Brasil, que será usado para finalizar a renovação de sua linha. Apesar da fabricante não ter revelado os detalhes sobre este aporte, já podemos adiantar muito sobre como este dinheiro será usado, pois o plano original da empresa contava com uma nova geração para a Spin e uma picape rival da Fiat Toro para o lugar da Montana.

Este investimento também será usado para outros dois modelos. A próxima geração da picape média S10 vem aí, agora alinhada com a Colorado vendida nos EUA, assim como o Trailblazer, SUV derivado que seguirá em linha, apesar dos rumores contrários. O sindicato da região do Vale do Paraíba já confirmou que R$ 5 bilhões deste investimento irá para o complexo em São José dos Campos (SP).

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

Galeria: Chevrolet Spin 2022 - Projeção

Mas qual será o futuro exato da Spin e desta nova picape? Ainda há espaço para ter uma minivan, sendo que o segmento já desapareceu e o modelo da Chevrolet é justamente o último remanescente da categoria? Tudo indica que não, e que o destino da Spin é virar um crossover. Explicamos como isso pode acontecer.

Galeria: Flagra: Novo Citroën C3 Sporty 2022 no Brasil

Além de falar da GM, também dedicamos um tempo para comentar sobre a Citroën. Pouco antes de 2020 acabar, surgiram fotos de um protótipo do próximo crossover compacto da marca, posicionado abaixo do C4 Cactus e que irá inaugurar uma nova linha de modelos produzidos em Porto Real (RJ).

Outra surpresa desta semana foi a chegada do Ford Bronco Sport ao Brasil. Não, ele ainda não foi lançado oficialmente, mas a marca já trouxe 28 unidades do SUV médio, importadas do México, o que indica que sua chegada oficial às concessionárias não deve demorar. Essas unidades revelam que a Ford deve apostar nas variantes mais caras com o motor 2.0 turbo de 248 cv para nosso mercado.

Por fim, passamos rapidamente pelo resultado final das vendas de 2020, comentando o desempenho de alguns modelos, segmentos e fabricantes. A Ford perdeu a 4ª posição geral para a Hyundai e por pouco não foi ultrapassada pela Toyota. Entre os carros mais vendidos, uma das surpresas foi o VW T-Cross na liderança dos SUVs, mas esta liderança pode não continuar neste ano, por conta da atualização do Jeep Renegade com motor turbo e das mudanças nas regras para veículos PCD, limitando as vendas.

Projeção: Kleber Silva

Envie seu flagra! flagra@motor1.com