Foi um 356 o primeiro Porsche produzido no mundo. Fabricado na Áustria, era a realização do sonho de Ferdinand e Ferry Porsche, pai e filho, que em 8 de junho de 1948 deram inicio a uma história que é conhecida ao redor do mundo, sempre ligada aos esportivos, corridas e tecnologia. 

Exposição Porsche 70 anos - São Paulo (SP)

"Pai" do Volkswagen Sedan (conhecido no Brasil como Fusca), Ferdinand aproveitou bastante do seu projeto popular no 356, inclusive o motor boxer de cilindros contrapostos e refrigerado a ar. Poucos anos depois, em 1951, a Porsche venceu uma das classes da 24 Horas de Le Mans, mas, no mesmo ano, Ferry perdia o pai, que teve um enfarte.  

Em 1964, nascia o Porsche mais famoso, o 911. Esta linhagem, que dura até hoje, foi que colocou a Porsche definitivamente entre os carros mais desejados do mundo. Entre as diversas gerações, versões mais nervosas foram desenvolvidas e seguiram a evolução da plataforma do 911. Entre elas, as GT2 e GT3 RS, praticamente carros de corrida homologados para as ruas, com direito a santo-antônio e bancos concha, além da ausência do banco traseiro e motores mais potentes. 

Em 1996, chegava o Boxster, roadster com motor central-traseiro e preço mais baixo. Feito para atrair clientes que, até então, não podiam comprar um 911 novo, é até hoje um dos esportivos de entrada da marca alemã (agora chamado de 718 Boxster). Em 2002, o Cayenne gerou controvérsia por ser o primeiro SUV da Porsche, mas que na verdade foi um dos responsáveis por "salvar" financeiramente a empresa. Tanto que na esteira dele vieram o coupé de 4 portas Panamera, lançado em 2009, e o SUV menor Macan, que surgiu em 2014. 

Leia também:

Exposição Porsche 70 anos - São Paulo (SP)
Exposição Porsche 70 anos - São Paulo (SP)
Exposição Porsche 70 anos - São Paulo (SP)
Exposição Porsche 70 anos - São Paulo (SP)
Exposição Porsche 70 anos - São Paulo (SP)

Estas fotos foram feitas durante a exposição da Porsche, que aconteceu em São Paulo (SP) no dia 9 de junho. Reuniu uma vasta coleção de esportivos, de rua e de pista, e celebrou os 70 anos da marca ao mesmo tempo em diversos lugares do mundo. 

Fotos: divulgação

Galeria: Exposição Porsche 70 anos - São Paulo (SP)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com