Primeiras Impressões Ford Ka Freestyle 1.0: Diálogo com o popular
Quem não tem grana pra SUV caça com aventureiro 1.0?
Antes mesmo de apresentar o Ka reestilizado, em 2018, a Ford mostrou a versão Freestyle. Aposta aventureira da marca, ela foi melhor aceita pelo público do que era imaginado pela marca. Segundo a Ford, o Ka Freestyle domina cerca de 10% da linha Ka mesmo custando entre R$ 64 mil e R$ 68 mil. E essa fatia deve aumentar com esta novidade, o Ka Freestyle 1.0, que puxa o preço para baixo.
O que é?
O Ka Freestyle tem um bocado de diferenças em relação aos demais Ka. Mais do que simplesmente uma suspensão elevada, o Freestyle traz batentes hidráulicos (seguram melhor o impacto para evitar o fim de curso do amortecedor), barra estabilizadora mais grossa, bitolas 30 mm mais largas, eixo traseiro 30% mais rígido e coxins de motor hidráulicos. A altura livre do solo é de 188 mm.
Mesmo com o motor 1.0, a versão manteve entre os itens de série os controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e o sistema anti-capotamento. Ao lado do Polo MPI, é o único carro 1.0 aspirado com estes itens de segurança. A calibração da direção elétrica é específica para o Freestyle. Nenhum ajuste, porém, foi feito no conjunto com o motor 1.0.
Falando em motor, o 1.0 de 3 cilindros já é conhecido do Ka, com até 85 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, ligado ao câmbio manual MX65 de cinco marchas sem qualquer alteração na relação em comparação com as versões S, SE e SE Plus 1.0. Ou seja, pegue o Ka Freestyle 1.5 e coloque o motor 1.0 aspirado das demais versões. Falando em 1.5, ele agora fica disponível apenas com câmbio automático de 6 marchas, perdendo a opção do câmbio manual.
Como anda?
O Ka Freestyle 1.0 pesa 1.081 kg, ou 44 kg a mais que a versão SE 1.0 e 5 kg a menos que o falecido Freestyle 1.5 manual - o que justifica a Ford não ter feito qualquer alteração na suspensão. Se a diferença de peso em motores mais potentes não interfere no desempenho, o mesmo não podemos dizer quando se trata de um carro "milzinho".
Recentemente comparamos o Ka 1.0 SE com o Fiat Argo 1.0, então a lembrança do modelo é recente. Se a versão SE já demonstrou gostar de girar, no Freestyle é ainda mais claro esse comportamento do tricilíndrico. Em alguns momentos o hatch parece até ser mais pesado do que a ficha técnica indica, também pela aerodinâmica prejudicada de um carro mais alto. Para extrair a força do Ka Freestyle, é preciso fazer as trocas de marchas depois do que o indicador mostra no painel. A Ford fala em 0 a 100 km/h em 15,1 segundos, ou 1,2 segundo a mais do que o SE registrou em nossos testes.
Em compensação, direção e suspensão agradam mais do que as versões normais. A direção é mais firme e responsiva e a suspensão elevada torna o carro mais confortável até para passar em buracos mais fundos e lombadas sem dar final de curso. A regulagem de altura do banco e da coluna de direção permitem um amplo "range" de ajuste, desde uma posição mais baixa até uma mais alta.
Quanto custa?
O mais interessante do Ka Freestyle 1.0 é manter os controles de tração e estabilidade da versão 1.5. Por R$ 56.690, traz sistema multimídia SYNC 2,5 (uma versão mais simples do SYNC 3 e única opção para a família Ka na linha 2020), direção elétrica, ar-condicionado, conjunto elétrico e computador de bordo, entre os principais itens. É R$ 2.300 mais barato que o Fiat Argo Trekking que, apesar de ter motor 1.3, não traz os itens de segurança nem como opcionais.
Na onda dos aventureiros, o Ka Freestyle 1.0 aparece como a opção mais acessível (se desconsiderar Mobi Way e Kwid Outsider), mas, por um pouco a mais, o Argo Trekking 1.3 promete forte concorrência.
Ficha Técnica - Ford Ka Freestyle 1.0
MOTOR | dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando com variador de fase na admissão e escape, 997 cm³, flex |
POTÊNCIA/TORQUE |
80/85 cv a 6.500 rpm / 10,2/10,7 kgfm a 3.500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve de 15" com pneus 185/60 R15 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS e EDB |
PESO | 1.081 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 3.954 mm, largura 1.695 mm, altura 1.564 mm, entre-eixos 2.491 mm |
CAPACIDADES | tanque 51 litros; porta-malas 257 litros |
PREÇO | R$ 56.690 |
Galeria: Ford Ka FreeStyle 1.0
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Descontinuado e visado: Ford Ka lidera ranking dos mais roubados
Linha GWM Haval H6 2025 tem promoção com bônus de até R$ 15 mil
Lista: Os carros com séries especiais que ninguém lembra
Nissan faz reformulação interna e contrata ex-Jeep para sair da crise
Os facelifts de carros que não duraram muito tempo no mercado
Safety Center do grupo Stellantis atinge 1.000 testes realizados
Carros usados mais vendidos em março: Ford Ka ainda mostra força