Novo VW Tera é primo do Skoda Kylaq; veja as semelhanças
Em dimensões e interior, projetos não escondem suas familiaridades de grupo
Apresentado com todo o show do carnaval carioca, o VW Tera quer ser popular como a festa. Arma importante na estratégia da marca, precisa atrair o comprador com o marketing de um SUV, mas não pode ter preço de T-Cross e Nivus. Para isso, apontou para a simplificação em diversas etapas do seu desenvolvimento e tem um primo com a mesma missão: o Skoda Kylaq.
O Skoda foi desenvolvido na Índia para o mercado local. Por lá, ele usa uma versão mais simples da MQB, chamada de MQB-IN, exclusiva para aquela região. O Tera usa a MQB-A0, a mesma de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, uma das diferenças entre eles, assim como o desenho geral da carroceria, sendo o Kylaq um SUV mais quadrado, tradicional.
Olhe as medidas do Skoda. O entre-eixos de 2.566 mm é o mesmo do VW Polo e podemos colocar a mesma medida no Tera. Enquanto a Volkswagen não divulga as dimensões oficiais do Tera, o Skoda nos entrega 3.995 mm de comprimento, algo próximo que apostamos para o Tera de considerarmos ele menor que Nivus (4.266 mm) e T-Cross (4.199 mm) e na mesma faixa de Fiat Pulse (4.099 mm) e Renault Kardian (4.119 mm). O novato deve ter algo perto dos 4 metros.
Por dentro, Tera e Kylaq dividem o formato básico do dashboard, mas o nosso SUV tem materiais diferentes, cores próprias e algumas peças diferentes, principalmente os acabamentos de portas e a parte inferior do painel. A versão apresentada no Rio de Janeiro (RJ) usa o painel de 10", mas as versões mais simples terão a tela de 8", assim como demais modelos no Brasil com esta base e o próprio Skoda. Para nossa inveja, o Kylaq tem teto-solar ao menos como opcional na Índia, assim como bancos elétricos e ventilados.
Na mecânica, o Skoda usa o motor 1.0 turbo a gasolina, com 116 cv e 18,2 kgfm, com câmbio manual ou automático de 6 marchas. O VW Tera usará também o 1.0 turbo, apresentado com o 200 TSI e câmbio automático, mas ainda é esperado versões com câmbio manual de 5 marchas com o 1.0 turbo 170 TSI e o 1.0 MPI, aspirado.
Todos os detalhes sobre o VW Tera saberemos nos próximos meses. Primeiro grande lançamento de uma nova fase da Volkswagen no Brasil, tem uma missão pesada de ser como o Fusca ou o Gol em nossa história, mas vai prejudicar o Polo para isso.
Veja em nosso canal no YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GWM Haval H6 entra no top 10 e BYD Dolphin Mini bate mais um recorde em agosto
Flagra: novo Hyundai Bayon vai seguir receita de Pulse e Sonic
Toyota Yaris Cross entra no pódio e é o SUV mais vendido na Argentina; mercado segue em queda
Como faz? Hyundai cobra por painel de instrumentos em dois novos modelos
Com mercado em queda na China, Geely EX2 lidera enquanto espera produção no Brasil
Lewis Hamilton compra Ferrari F40 e montadora a restaura para o piloto
Jeep em 10 anos: como a marca ganhou e perdeu mercado no período