Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman
Apesar disso, gerente de design admite que o estilo da picape leva algum tempo para se acostumar
Não, não foi acidente. A Kia, ou melhor, o gerente de design da marca, John Buckingham, defendeu sua criação pouco ortodoxa. Em entrevista recente à revista australiana Carsales, o designer disse: "Estamos orgulhosos do que conseguimos. O departamento de design da Kia criou algo único e há muitas respostas positivas em relação a isso."
Sinceramente, não temos tanta certeza sobre a última parte dessa declaração, pois a Internet está repleta de comentários negativos sobre a estética da picape. Dito isso, é melhor esperar até que a picape oficialmente ao mercado em 2025, pois os números de vendas sempre dizem a verdade sobre a popularidade de um veículo.
"É um veículo de aparência impressionante. É um carro que leva tempo [para crescer em você]. E quando você está mais perto dele, o equilíbrio dos elementos geralmente está correto, mesmo que você sinta que a forma como ele foi construído não é do seu agrado. Resumindo, o carro tem impressões fortes e ousadas, de modo que, quando ele passar por você, você não sentirá falta dele." complementou o designer.
Ainda segundo John, todos os estúdios de design da empresa em todo o mundo participaram do processo. Houve cerca de 20 estudos antes de a Kia escolher três designs finais que foram construídos em uma escala de 1:1.
Além de sua aparência peculiar, outra reclamação que as pessoas fizeram foi a ausência de um motor de seis cilindros. Isso é compreensível, considerando que a Ford Ranger, a Volkswagen Amarok e a Toyota Hilux têm motores V6. Assim como no caso do design, a Kia está defendendo sua decisão de oferecer apenas motores a gasolina e a diesel de quatro cilindros. O engenheiro-chefe de direção e manuseio da empresa na Austrália afirma que o pico de potência é menos importante do que a "carne sob a curva".
Graeme Gambold disse à CarExpert que adicionar torque extra na extremidade superior não faria muita diferença, pois o que importa em uma picape é a força disponível em rotações mais baixas. No entanto, o gerente geral de planejamento de produtos da Kia Austrália, Roland Rivero, não exclui um motor V6 mais potente, já que o Tasman tem uma longa vida útil pela frente. Ele adverte que regras de emissões mais rígidos podem impedir a Kia de colocar seis cilindros sob o capô.
Kia Tasman 2025
A filial australiana da Kia já manifestou seu interesse em uma possível versão SUV do Tasman. Se for fabricado, ele enfrentará o Ford Everest, um SUV com carroceria sobre chassi construído sobre a plataforma da Ranger vendida em alguns mercados. A GoAuto relata que a equipe de gestão australiana tem falado "abertamente" sobre um Tasman SUV de três fileiras, mas nenhuma decisão nesse sentido foi tomada ainda.
Caso receba luz verde, ele substituiria indiretamente o Mohave, também conhecido como Borrego, nos Estados Unidos, onde foi vendido apenas durante o ano modelo de 2009. O SUV de grande porte ainda está disponível na Coreia, mas relatórios recentes afirmam que seus dias estão contados. Ele está no mercado desde 2008, com um facelift em 2016 e uma atualização mais substancial em 2019.
Kia Mohave 2020 ainda vendido na Coréia do Sul
É altamente improvável que os EUA recebam a Tasman por causa do imposto de 25%, conhecido como Tax Chicken, imposto esse que existe desde 1964 no país americano e que, na época, surgiu para coibir a importação de picapes e utilitários pelo então presidente Lyndon Johnson (1908 - 1973) como forma de retaliação a tarifas impostas por países europeus na importação de frango americano.
A menos que a Kia planeje construir a picape em sua fábrica no estado da Geórgia. Uma versão SUV faria sentido por lá para aqueles que querem algo mais competente do que o Kia Telluride.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
O Ford Escort RS de primeira geração, lenda dos ralis, volta como 0km
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Calmon: GAC vai acirrar rivalidade com BYD e GWM no Brasil
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150