Com informações de Fábio Trindade, de Betim (MG) - No início de outubro, a Stellantis havia confirmado que a estreia de sua linha Bio-Hybrid para o início de novembro. O nome designará os carros da empresa que combinarão eletrificação e propulsores flex a combustão.
Sabíamos que este primeiro Stellantis eletrificado viria da Fiat, com alguns flagras anteriores dando pistas a respeito de sua identidade. Agora a marca confirmou: Pulse e Fastback farão a estreia da tecnologia dentro do grupo no Brasil.
Fiat Pulse e Fastback serão os primeiros eletrificados da Stellantis
A Fiat o utilizará em conjunto com o motor T200, o 1.0 turbo flex da empresa, evidenciado por uma das imagens divulgadas pela marca. No primeiro anúncio feito no último dia 9 de outubro, a Stellantis confirmou 3 tipos de eletrificação para cá: Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT e Bio-Hybrid Plug-in. Como Pulse e Fastback são modelos mais na base da linha da Stellantis, o mais provável é que se utilizem do primeiro.
Fiat Fastback T200 Hybrid
O Bio-Hybrid, considerado o mais acessível da linha, será do tipo BSG (Belt Starter Generator). O sistema é chamado pela Fiat de híbrido-leve. Um pequeno gerador elétrico - que também serve como alternador - carrega uma pequena bateria auxiliar de menos de 1 kWh. Esta pode ser de 12 volts ou 48 volts. O BSG dá uma ajudinha em baixas rotações e também permite ao carro manter velocidade de cruzeiro em reta plana ou banguela, situações em que o motor a combustão é desligado automaticamente. A economia de combustível varia de 10% a 20%.
“A Fiat é a marca reconhecida por revolucionar e democratizar tecnologias acessíveis no Brasil. Com nosso DNA inovador e a sólida liderança no mercado nacional nos últimos quatro anos, é natural também liderarmos uma nova era de transformações. Para isso, escolhemos iniciar em um importante segmento, com nossos SUVs mais desejados, o Pulse e o Fastback, que serão responsáveis por impulsionar essa revolução”, afirma Alexandre Aquino, Vice-Presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
A ideia principal é reduzir emissões, para atender ao programa Proconve L8, que entrará em vigor em três etapas, ao longo de 2025, 2027 e 2029. As metas serão avaliadas com base na média de todos os veículos flex (automóveis ou comerciais leves) vendidos por uma mesma marca, e não mais por cada modelo isoladamente.
Fiat Fastback T200 Hybrid
Em maio passado, a Stellantis anunciou um investimento de R$ 32 bilhões no Brasil e na América do Sul, o maior da história na indústria automotiva da região. Um dos objetivos deste aporte é desenvolver a tecnologia Bio-Hybrid, que já entrou em produção em Betim (MG), onde também vem sendo feito o desenvolvimento técnico desses híbridos flex. O grupo planeja ter 20% de sua gama composta por modelos eletrificados até 2030, cobrindo as marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram.
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