A Stellantis está com tudo pronto para começar o processo de eletrificação nos seus modelos nacionais. Os primeiros a receberem o Bio-Hybrid, tecnologia micro-híbrida, serão os SUVs Pulse e Fastback com motorização T200, que também receberão a cor Azul Malfitani.
Recentemente, o perfil @stellantis_clube no Instagram revelou algumas imagens do que parecem ser o novo painel dos SUVs compactos, que ganharão novo grafismo e passarão a exibir informações sobre o fluxo de energia, que utilizarão barras em itálico inspirados no logo da Fiat.
Em outra imagem, há ainda um econômetro em barras informando a forma de condução do motorista junto ao velocímetro digital. Ainda segundo o perfil, os modelos da Fiat devem ter melhoria de 20% no consumo de combustível, conforme informações vazadas para concessionários há alguns dias. Veja abaixo.
A tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis
Os motores 1.0 T200 da Stellantis produzem 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, enquanto o torque máximo de 20,4 kgfm é atingido com ambos os combustíveis. No lugar do alternador e do motor de partida, um novo gerador elétrico de 12 Volts, renderá 3 kW (4 cavalos) extras e acumulará as duas funções, além de auxiliar a propulsão.
Apesar da ajudinha extra do gerador atrelado à correia, não deverá haver aumento de potência máxima, mas apenas no torque em baixa. Depois será a vez de os modelos feitos em Goiana (PE) com motor 1.3 Turbo Flex T270 e câmbio automático serem convertidos em híbridos-leves, mas com sistema de 48 Volts mais sofisticado.
A ideia principal é reduzir emissões, para atender ao programa Proconve L8, que entrará em vigor em três etapas, ao longo de 2025, 2027 e 2029. As metas serão avaliadas com base na média de todos os veículos flex (automóveis ou comerciais leves) vendidos por uma mesma marca, e não mais por cada modelo isoladamente.
As novas versões Bio-Hybrid devem chegar inicialmente só nas versões Impetus, topo de linha, com possibilidade de expansão para o resto da linha em breve.
Fonte: Stellantis Clube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: novo SUV médio da Renault aparece em carroceria definitiva
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
Flagra: nacional em 2025, novo Nissan Kicks acelera testes no Brasil
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
Vídeo: escute o ronco do novo V16 do Bugatti Turbillion
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil