A Volkswagen revelou na Europa o Tayron, modelo que substitui o Tiguan Allspace posicionando-se no meio do caminho entre o Tiguan e o Touareg e oferecendo espaço para sete passageiros. A tendência é que o modelo seja a nova opção de SUV médio com 3 fileiras de assentos também nas Américas, incluindo o Brasil futuramente.
No entanto, a marca diz que o Tayron tem uma identidade própria, ainda que o parentesco e as sinergias com os outros modelos, especialmente o Tiguan baseado na mesma plataforma MQB Evo, sejam facilmente perceptíveis. Aqui está tudo o que você precisa saber.
Vinte e quatro centímetros a mais que o Tiguan, treze a menos que o Touareg. O Volkswagen Tayron tem uma silhueta mais curvilínea do que alguns dos outros modelos da marca e, como tal, parece muito equilibrado ao vivo. Os arcos das rodas escuros também ajudam a destacar o conjunto, enquanto as rodas variam de 17" - pequenas, visualmente, em comparação com a carroceria - até 20".
Na dianteira, é impossível não notar o logotipo retroiluminado da Volkswagen tocado por uma faixa de LED que conecta os grupos de luzes, que também estão disponíveis com a refinada tecnologia IQ.Light com 19.200 microleds por farol. O logotipo e a faixa de LED também retornam na traseira: o impacto visual é muito agradável.
Volkswagen Tayron (2025)
Volkswagen Tayron (2025)
Com a versão R-Line, o para-choque dianteiro tem uma caracterização particularmente agressiva. Um pacote dedicado também torna pretos alguns detalhes que, de outra forma, seriam cromados.
Com 4,77 metros de comprimento, o Tayron oferece uma distância entre eixos alongada em mais de 10 centímetros em comparação com o Tiguan para oferecer mais volume interno.
VW Tayron 2025 (Europa) | |
Comprimento | 4,77 metros |
Largura | 1,85 metros |
Altura | 1,66 metros |
Capacidade do compartimento de bagagem | 850 a 2.090 litros, dependendo da versão |
Dado o aumento no comprimento total e na distância entre eixos em comparação com o Tiguan europeu, o Tayron oferece dois assentos na terceira fileira que podem ser retirados do porta-malas. O espaço reservado para quem vai atrás não é ruim, a única pena é a ausência de algumas saídas de ar, mas ainda assim há porta-luvas e tomadas de carregamento (emprestadas do porta-malas).
Volkswagen Tayron (2025), o porta-malas
Volkswagen Tayron (2025), o porta-malas
O compartimento de bagagem varia dependendo da escolha de cinco ou sete assentos: 885 litros de capacidade mínima no primeiro caso (705 para o plug-in) e 345 litros quando a terceira fileira está no lugar. A capacidade máxima é de 2.090 litros, respectivamente. A versão híbrida plug-in não pode ser adquirida com sete assentos.
Volkswagen Tayron (2025), os assentos traseiros
Muito espaço para a segunda fileira, equipada com ar-condicionado, bolsos atrás dos assentos, um apoio de braço central com porta-copos e suporte para tablet e, na lateral, cortinas de proteção solar integradas aos painéis das portas.
A central multimídia pode ter de 12,9" ou 15" dependendo da configuração. O painel de instrumentos, por outro lado, tem 10,25" e é protegido por um filme que evita reflexos (que estão presentes no Tiguan de lá). No túnel, há espaço para duas placas de carregamento por indução, bem ao lado de dois carregadores USB-C.
Volkswagen Tayron (2025), o plancia
Novamente, há um rotor multifuncional: ele pode ser usado para controlar o volume, mas também os modos de condução e atmosferas, que por sua vez ajustam a iluminação ambiente para 10 ou 30 cores, dependendo do nível de equipamento.
Volkswagen Tayron (2025), o rotor multifuncional
Volkswagen Tayron (2025), a tela de 15 polegadas
Se desejar, os assentos também podem ser ventilados, bem como aquecidos, além de poderem oferecer um novo sistema de massagem. Por fim, os materiais e a montagem geral são de alto padrão.
No lançamento, o Tayron é oferecido com motores micro-híbridos a gasolina, a diesel e híbridos plug-in, todos com quatro cilindros. O motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv está emparelhado com um módulo elétrico de 48V que o auxilia na partida e na velocidade de cruzeiro. Ele também tem a função de desativar dois dos quatro cilindros quando a demanda de potência não é excessiva.
Volkswagen Tayron (2025)
O 2.0 turbodiesel pode ser escolhido em duas potências: 150 ou 193 cv. Nesse caso, há tração integral 4Motion, para uma capacidade de reboque de 2.500 kg.
E, novamente, há duas variantes plug-in, com um 1.5 a gasolina que, acoplado a um motor elétrico, pode fornecer 204 ou 272 cv. Graças a uma bateria de 19,7 kWh, que recarrega a 11 kW CA e 50 kW CC, você pode percorrer cerca de 100 km com energia elétrica. Em todos eles, a transmissão automática DSG de 7 velocidades é de série.
Volkswagen Tayron (2025)
A lista de preços do Volkswagen Tayron na Europa será oficializada no final de 2024. São esperadas três configurações de acabamento, com a Life sendo a de entrada, seguida pela Elegance e a R-Line como os dois modelos topo de linha, que diferem em termos de equipamento e aparência. A chegada às concessionárias está prevista para março de 2025. A expectativa é de que os valores partam de 45.000 euros (R$ 273 mil).
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