Após atiçar a curiosidade do público com a divulgação de teasers, a Volvo finalmente oficializa nesta semana a apresentação da estreante EM90. Primeira minivan da história da Volvo, a MPV estreia primeiro na China e é descrita pela própria marca como "sala de estar sueca". Oferece recursos como suspensão pneumática de câmara dupla, tecnologia de cancelamento de ruído e assentos tipo lounge, além de propulsão totalmente elétrica.

Na dianteira, o destaque fica por conta do alinhamento aos lançamentos mais recentes da Volvo, especialmente os SUVs EX90 e EX30. O esquema de LEDs dos faróis e para-choque reflete a mais nova identidade da marca, enquanto a traseira conta com lanternas em formato de T deitado com chamativa assinatura luminosa. Além disso, o logotipo da Volvo oferece iluminação própria.

Volvo EM90 2024

De acordo com dados oficiais, a EM90 possui 5.206 milímetros de comprimento, 2.024 mm de largura e 1.859 mm de altura, além do enorme entre-eixos de 3.205 mm. Ou seja são basicamente as mesmas medidas da Zeekr 009 - modelo no qual a minivan é baseada e, tal qual a Volvo, é de uma marca do grupo Geely. A plataforma adotada é a conhecida base SEA (Sustainable Experience Architecture).

Internamente, a Volvo optou por oferecer a EM90 em configuração para 6 pessoas. Os ocupantes da segunda fila têm os melhores assentos, podendo relaxar em bancos estilo poltrona e usar mesas dobráveis para apoiar computadores. Se o cliente desejar fazer negócios em pleno trânsito, a tela central de 15,6 polegadas oferece suporte para videoconferências, além de acesso às configurações de climatização ou a visualização do mapa de navegação.

Volvo EM90 2024

Se não quiser olhar para cima, o usuário pode ajustar a temperatura também através dos pequenos displays embutidos nos painéis das portas, onde também existem controles de toque para as janelas e persianas. Ambos os ocupantes da segunda fila têm controles de ajuste do assento escondidos sob os apoios de braços deslizantes para acesso rápido, em vez de ter que navegar pelos submenus.

Outros mimos são apoios para pés retráteis, aquecimento, ventilação e função de massagem dos bancos e teto solar dividido em suas seções.

Volvo EM90

Mecanicamente, a EM90 tem motor elétrico único instalado no eixo traseiro com 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque. A bateria tem capacidade de 116 kWh e garante 738 km de autonomia no padrão chinês WLTP (considerado um dos mais otimistas). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,3 segundos. Na China, interessados já podem fazer reservas e receberão o modelo em março de 2024.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com