Os felizardos proprietários europeus que estão pensando em trocar seus carros esportivos, mas não querem abrir mão do porta-malas grande e do conforto típico de uma station wagon, provavelmente estão diante de um grande dilema. Um bom dilema.
Depois de mais de uma década entre as rainhas do segmento, a Audi RS 6 tem novamente um rival. É a nova BMW M5 Touring que, assim como perua esportiva da marca das quatro argolas, pisca para os pais que não querem fazer concessões.
Exterior
Desde 2010, o M5 não era oferecido em uma versão Touring. Assim como em seu antecessor, a receita escolhida para a nova geração não mudou, com a BMW assumindo a aparência e as características gerais do sedã em todos os aspectos.
Em comparação com a versão sedã, o M5 Touring foi ligeiramente alongado, mas, acima de tudo, destaca-se pelo aumento de comprimento: 75 mm a mais na dianteira e 48 mm na traseira, totalizando 5,10 m de comprimento e 1,97 m de largura.
BMW M5 Touring 2025
Os para-choques dianteiro e traseiro foram substituídos por componentes mais aerodinâmicos, como um splitter e um spoiler grande, combinados com saias laterais, dando ao carro uma aparência muito arrojada.
Na parte inferior, destacam-se as ponteiras duplas de escapamento, disponíveis como padrão em cromo preto, juntamente com rodas de liga leve especialmente projetadas com pneus 285/40 ZR20 na frente e 295/35 ZR21 na traseira.
BMW M5 Touring
Desempenho do Audi RS 6
Apesar de ter estreado em 2019, o Audi RS 6 (mais curto que o M5 Touring em cerca de 10 cm) ainda mantém um visual atual e moderno, bem como um estilo bastante distinto do A6 Avant convencional. A volumosa grade do radiador é específica desse modelo, com um design de estrutura única ainda mais robusto e duas entradas de ar dedicadas que transmitem um ar decididamente agressivo.
Audi RS 6 Avant
As laterais são musculosas e abrigam rodas de até 22" com a opção de pinças vermelhas para o sistema de freios com discos carbocerâmicos. Igualmente ruim é a traseira, com seu grande difusor e tubos de escape ovais que emitem o som estridente do motor de oito cilindros.
Se você é fã de detalhes ainda mais esportivos, a gama do RS 6 também inclui a versão de desempenho que, além de ter 30 cv e uma série de adições mecânicas, pode ser reconhecida pelas inserções em cinza fosco nos espelhos retrovisores, apêndices aerodinâmicos e teto.
Modelo | Comprimento | Largura | Altura | Distância entre eixos |
BMW M5 Touring | 5,10 metros | 1,97 metros | 1,52 metros | 3,01 metros |
Audi RS 6 | 5,00 metros | 1,95 metros | 1,46 metros | 2,93 metros |
Interior
A bordo do M5 Touring, a presença do couro é notável. Ele está presente tanto nos assentos quanto no painel de instrumentos, com várias opções de cores disponíveis, incluindo combinações de dois tons e um efeito brilhante.
O volante se distingue por seu aro grosso e achatado na parte inferior, além de vários botões para acesso rápido às várias configurações do modo de direção. De acordo com as informações já divulgadas pela BMW, a lista padrão da nova BMW M5 Touring inclui acessórios como controle climático automático de quatro zonas, sistema de som Bowers Wilkins com 18 alto-falantes, painel de instrumentos de 12,3 polegadas e sistema de infotainment de 14,9 polegadas com gráficos exclusivos, bem como um head-up display.
Em comparação com o Série 5 Touring padrão, a capacidade do porta-malas foi reduzida para 500 litros e 1.630 litros com o rebatimento dos bancos. Até 100 kg podem ser carregados no teto e, assim como na versão sedã do M5, o carro pode rebocar um trailer de até 2.000 kg.
BMW M5 Touring, o interior
Audi RS 6, o interior
As linhas angulares da carroceria ecoam na cabine do Audi, que apresenta um painel de instrumentos simples e refinado, com molduras em preto piano e alumínio ao redor das telas. No centro há dois, os de infoentretenimento e controle climático, enquanto o painel de instrumentos de 12,3 polegadas tem gráficos ricos e personalizáveis.
Há várias opções de estofamento e inserções. Eles variam de assentos bege a assentos pretos com costura vermelha ou azul, bem como painéis de alcantara e fibra de carbono.
O compartimento de bagagem, que tem capacidade de 550 a 1.680 litros, é bem utilizado. Um máximo de 90 kg pode ser carregado no teto (incluindo a caixa), enquanto a capacidade de reboque é de até 2.100 kg.
Modelo | Instrumentação digital | Monitor central | Compartimento de bagagem (mín/máx) |
BMW M5 Touring | 12,3" | 14,9" | 500/1.630 litros |
Audi RS 6 | 12,3" | 10,1" | 550/1.680 litros |
Motores
Sob o capô do novo M5 Touring está o V8 de 4,4 litros com turbocompressor duplo, capaz de fornecer 593 cv e 76,8 kgfm de torque, ladeado por um motor elétrico integrado à transmissão automática de oito velocidades. Essa unidade elétrica adiciona mais 199 cv e 28,5 kgfm de torque, oferecendo o Launch Control e um impulso extra para tornar a aceleração entre 30 e 150 km/h ainda mais rápida.
A unidade elétrica é alimentada por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 18,6 kWh, localizada na parte inferior da carroceria. De acordo com a BMW, a autonomia no modo totalmente elétrico é de 67 km no ciclo WLTP, com a possibilidade de recarga de até 11 kW em corrente alternada (AC).
O sistema de tração integral xDrive gerencia a entrega do total de 727 cv e 1.000 Nm (102 kgfm) de torque, com uma configuração que inclui o modo 4WD Sport com opção de tração predominantemente traseira.
O desempenho é impressionante: aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, de 0 a 200 km/h em 11,1 segundos e velocidade máxima de até 305 km/h.
BMW M5 Touring
Audi RS 6
O Audi é movido por um V8 4.0 biturbo com 608 cv e 800 Nm (81,5 kgfm) híbrido suave conectado a uma transmissão automática de oito velocidades e tração integral quattro. No caso da versão de desempenho, estão disponíveis 638 cv e 850 Nm (86,7 kgfm), com a velocidade de 0-100 km/h caindo dois décimos, para 3,4 segundos.
A velocidade máxima é de 250 km/h no modelo básico e 280 km/h no modelo de desempenho, mas a opção pelo pacote RS Dynamic Plus eleva essa velocidade para 305 km/h.
Por fim, o peso é o elemento que mais diferencia os dois carros. Enquanto o RS 6 pesa 2.075 kg na balança, o M5 Touring chega a um mínimo de 2.475 kg.
No Brasil
Se os seus olhos já estão brilhando com a possibilidade de ver a BMW M5 Touring em nossas ruas, as informações que temos podem não ser tão interessantes. Pelo menos neste momento, não temos indicativo de que a super perua da BMW possa desembarcar por aqui oficialmente.
No entanto, a presença oficial da Audi RS 6 Avant por aqui bem que poderia fazer os alemães da BMW trazerem essa rivalidade para cá. O que vocês acham?