Responsável por 48,18% dos 202.474 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em junho, as vendas diretas tiveram pelo 11º mês consecutivo a Fiat como líder entre as montadoras, com 22,68% de market share. Volkswagen (18,35%) e Chevrolet (15,91%) completaram o pódio, com Hyundai (10,68%) e Renault (7,10%) na sequência.
Na lista dos automóveis preferidos, os hatches dominaram com seis representantes entre os dez primeiros. A liderança, aliás, foi definida por apenas 56 unidades de vantagem a favor do Hyundai HB20 sobre o VW Polo (6.361 x 6.305), ambos com mais de 65% de dependência da modalidade. Dupla da Fiat, Argo (5.026) e Mobi (4.774) ocuparam a terceira e quarta posições, respectivamente.
Sexto, o Chevrolet Onix Plus (3.985) foi o único sedã presente no top 10. Já os SUVs, dominantes no varejo, emplacaram apenas o VW T-Cross (3.043) e o Chevrolet Tracker (2.677) no pelotão de cima. O Renault Kwid (3.876), que chegou a figurar frequentemente em posições discretas nas vendas diretas, desta vez se aproximou dos 90% de dependência.
Apenas um modelo no top 50 teve menos de 10% de suas vendas na modalidade: o Honda HR-V (363). Em situação distinta, quatro modelos não registraram uma só unidade no varejo: os Volvo EX30 (666), XC60 (244) e XC40 (95), além do veterano Renault Logan (312).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUN.24 (A) |
1º |
HYUNDAI HB20 |
6.361 |
65,17% |
9.760 |
2º |
VW POLO |
6.305 |
65,11% |
9.683 |
3º |
FIAT ARGO |
5.026 |
67,71% |
7.423 |
4º |
FIAT MOBI |
4.774 |
79,47% |
6.007 |
5º |
CHEVROLET ONIX |
4.645 |
52,47% |
8.852 |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.985 |
60,95% |
6.538 |
7º |
RENAULT KWID |
3.876 |
85,75% |
4.520 |
8º |
VW T-CROSS |
3.043 |
51,26% |
5.936 |
9º |
HYUNDAI HB20S |
2.842 |
75,61% |
3.759 |
10º |
CHEVROLET TRACKER |
2.677 |
45,23% |
5.918 |
11º |
VW NIVUS |
2.436 |
45,46% |
5.359 |
12º |
FIAT CRONOS |
1.880 |
55,29% |
3.400 |
13º |
NISSAN KICKS |
1.813 |
38,76% |
4.677 |
14º |
JEEP COMPASS |
1.604 |
40,51% |
3.960 |
15º |
JEEP RENEGADE |
1.533 |
33,80% |
4.535 |
16º |
VW VIRTUS |
1.528 |
59,69% |
2.560 |
17º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.476 |
70,69% |
2.088 |
18º |
CHEVROLET SPIN |
1.418 |
62,94% |
2.253 |
19º |
GWM HAVAL H6 |
1.303 |
60,52% |
2.153 |
20º |
PEUGEOT 208 |
1.252 |
52,87% |
2.368 |
21º |
HYUNDAI CRETA |
1.192 |
20,35% |
5.858 |
22º |
CITROËN C3 |
1.030 |
51,89% |
1.985 |
23º |
VW TAOS |
942 |
49,81% |
1.891 |
24º |
TOYOTA YARIS HATCH |
917 |
39,26% |
2.336 |
25º |
FIAT PULSE |
847 |
28,64% |
2.957 |
26º |
JEEP COMMANDER |
837 |
52,74% |
1.587 |
27º |
NISSAN VERSA |
822 |
64,47% |
1.275 |
28º |
TOYOTA COROLLA |
820 |
25,71% |
3.189 |
29º |
RENAULT DUSTER |
678 |
49,53% |
1.369 |
30º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
667 |
15,73% |
4.239 |
31º |
VOLVO EX30 |
666 |
100,00% |
666 |
32º |
FIAT FASTBACK |
497 |
13,97% |
3.557 |
33º |
RENAULT KARDIAN |
461 |
26,30% |
1.753 |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
405 |
16,07% |
2.521 |
35º |
HONDA HR-V |
363 |
8,44% |
4.299 |
36º |
RENAULT LOGAN |
312 |
100,00% |
312 |
37º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
300 |
29,59% |
1.014 |
38º |
HONDA CITY |
282 |
21,00% |
1.343 |
39º |
VOLVO XC60 |
244 |
100,00% |
244 |
40º |
MITSUBISHI PAJERO |
173 |
69,48% |
249 |
41º |
TOYOTA SW4 |
168 |
11,55% |
1.454 |
42º |
FORD TERRITORY |
161 |
55,71% |
289 |
43º |
HONDA CITY HATCH |
153 |
12,42% |
1.232 |
44º |
RENAULT SANDERO |
142 |
65,44% |
217 |
45º |
NISSAN SENTRA |
132 |
26,72% |
494 |
46º |
CHEVROLET EQUINOX |
126 |
47,91% |
263 |
47º |
GWM ORA 03 |
124 |
21,05% |
589 |
48º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
122 |
91,73% |
133 |
49º |
VOLVO XC40 |
95 |
100,00% |
95 |
50º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
85 |
11,21% |
758 |
Entre os comerciais leves, a Fiat comandou as ações, mas desta vez sem dobradinha: entre a Strada (4.217) e a Toro (2.594), a VW Saveiro (2.914) teve mais de 90% de seus emplacamentos na modalidade. Toyota Hilux (1.907), 4ª colocada, e Ford Ranger (1.332), 6ª, foram menos dependentes das vendas diretas do que suas principais rivais. Destaque para a Fiat Titano (595) se aproximando do top 10.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUN.24 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
4.217 |
55,85% |
7.551 |
2º |
VW SAVEIRO |
2.914 |
91,58% |
3.182 |
3º |
FIAT TORO |
2.594 |
54,27% |
4.780 |
4º |
TOYOTA HILUX |
1.907 |
48,96% |
3.895 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.516 |
84,79% |
1.788 |
6º |
FORD RANGER |
1.332 |
44,02% |
3.026 |
7º |
CHEVROLET S10 |
1.280 |
58,26% |
2.197 |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
1.242 |
52,87% |
2.349 |
9º |
RAM RAMPAGE |
1.004 |
51,02% |
1.968 |
10º |
RENAULT OROCH |
712 |
82,69% |
861 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
687 |
87,18% |
788 |
12º |
VW AMAROK |
686 |
97,72% |
702 |
13º |
FIAT TITANO |
595 |
87,89% |
677 |
14º |
RENAULT MASTER |
441 |
75,64% |
583 |
15º |
MITSUBISHI L200 |
367 |
46,93% |
782 |
16º |
RENAULT KANGOO |
222 |
100,00% |
222 |
17º |
FORD TRANSIT |
211 |
70,81% |
298 |
18º |
RAM 2500 |
159 |
84,13% |
189 |
19º |
RAM 1500 |
130 |
49,06% |
265 |
20º |
FIAT SCUDO |
110 |
73,33% |
150 |
21º |
RAM 3500 |
98 |
57,99% |
169 |
22º |
PEUGEOT EXPERT |
85 |
59,86% |
142 |
23º |
RENAULT KANGOO E-TECH |
75 |
100,00% |
75 |
24º |
RAM CLASSIC |
67 |
27,24% |
246 |
25º |
FORD MAVERICK |
66 |
20,43% |
323 |
26º |
VW / MAN EXPRESS |
64 |
42,38% |
151 |
27º |
FIAT DUCATO |
61 |
57,01% |
107 |
28º |
CITROËN JUMPY |
38 |
31,15% |
122 |
29º |
HYUNDAI HR |
22 |
31,88% |
69 |
30º |
PEUGEOT PARTNER |
14 |
28,57% |
49 |
31º |
CHEVROLET SILVERADO |
11 |
16,18% |
68 |
32º |
PEUGEOT BOXER |
8 |
53,33% |
15 |
33º |
KIA K2500 |
4 |
2,86% |
140 |
34º |
JEEP GLADIATOR |
2 |
100,00% |
2 |
35º |
BYD T3 |
1 |
100,00% |
1 |
36º |
CITROËN JUMPER |
1 |
20,00% |
5 |
37º |
FORD F250 |
1 |
50,00% |
2 |
38º |
RENAULT KWID |
1 |
50,00% |
2 |
39º |
SHINERAY P TRUCKS |
1 |
100,00% |
1 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking