Uma salva de palmas para o Jaguar F-Type, um dos carros esportivos mais bonitos e subestimados do nosso tempo. Sabíamos que a produção estava terminando depois que a Jaguar lançou a Edição Especial 75 em 2022, mas agora é oficialmente oficial: este é o último F-Type de todos os tempos. Para sempre.

Este F-Type presta homenagem ao E-Type com uma pintura especial e um interior de couro personalizado. O exterior tem acabamento em verde Giola com uma capota preta, e o interior tem couro Windsor marrom. O último E-Type de 1974 tinha exatamente a mesma configuração.

Não se trata apenas de uma despedida para o carro em si, mas também para o icônico motor V8 de 5,0 litros da Jaguar. Aqui, ele produz 444 cv, enquanto as versões SVR mais potentes tinham até 575 cv. Como a Jaguar está fazendo a transição para veículos elétricos, com o primeiro carro GT elétrico programado para 2025, esse é o último V8 da história da Jaguar.

Mas esse carro em particular não estará disponível para os clientes. Esse F-Type será destinado ao Jaguar Daimler Heritage Trust, no Reino Unido. O fundo existe desde 1983 e abriga centenas de modelos raros da Jaguar e da Daimler, que datam do final do século XIX.

Antes do fim da produção, a Jaguar enviou seu amado carro esportivo com variantes especiais, como o 75 Special Edition, que tinha 567 cv. A ZP Edition foi limitada a 150 exemplares em todo o mundo e prestou homenagem ao E-Type com pintura personalizada e rodas de corrida nas portas. E em 2020, a Jaguar ofereceu uma edição Heritage 60, que trouxe de volta a icônica pintura Sherwood Green. A Jaguar vendeu 87.731 exemplares do F-Type em seus 10 anos de produção, 15.000 a mais do que o E-Type. E ele deixará saudades.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com