A BMW acaba de ampliar o portfólio do sedã Série 5 no Brasil com o lançamento da versão 530e. Equipada com conjunto mecânico híbrido do tipo plug-in, a novidade se junta ao i5 M60 totalmente elétrico já oferecido e aposta em aspectos como luxo e eficiência de consumo. Segundo dados do Inmetro, o consumo médio é de 27,3 km/l. Aos interessados, o preço sugerido é de R$ 574.950 (contra R$ 759.950 do equivalente elétrico).
No visual, o novo Série 5 é bem mais comportado que os primos Série 7 e XM e passa longe de qualquer ousadia ou polêmica estética. As linhas evoluíram sobre a geração anterior com mais dinamismo e arrojo, sem fugir do padrão tradicional e histórico do modelo. Ao todo, o sedã mede 5.060 mm de comprimento, 1.900 mm de largura, 1.515 mm de altura e 2.995 mm de entre-eixos. O coeficiente de arrasto é 0,23.
Mecanicamente, o conjunto do 530e é formado por motor 2.0 turbo a gasolina com propulsor elétrico associado, entregando potência máxima 299 cv e torque de 45,8 kgfm. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e velocidade máxima de 230 km/h (ou até 140 km/h no modo totalmente elétrico). De acordo com o Inmetro, consumo no modo elétrico é de 26,9 km/l na cidade e 28,6 km/l na estrada, com média combinada de 27,3 km/l.
A bateria tem capacidade energética utilizável de 19,4 kWh e suporta 7,4 kW nos carregadores de corrente alternada. No lançamento, a BMW oferece dois carregadores de alta potência: um carregador portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW. Ambos possuem padrão de tomada tipo-2, internacional, compatível com todos os veículos BMW. De acordo com o ciclo PBEV, o alcance em modo 100% elétrico é de até 61 quilômetros.
Entre os equipamentos, destaque para controle adaptativo de velocidade, Parking Assistant Professional (sem necessidade de acelerar ou frear para estacionar), alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.
No painel, destaque para o esquema de telas duplas para quadro de instrumentos e sistema de entretimento, com 12,3 e 14,9 polegadas, respectivamente. Há ainda sistema de som Harman Kardon com 205 watts de potência e 12 alto-falantes espalhados pela cabine, sistema de chave virtual compatível com iPhone e smartphones Samsung Galaxy, entre outros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e o 1º pode ser novo Equinox RS
BMW confirma Série 5 a combustão e M3 CS no Brasil ainda em 2024
Questão nos freios obriga BMW a fazer recall de 1,2 milhão de carros
Primeiras impressões BMW i5 M60: sem apagão elétrico no futuro
Primeiras impressões: Ford F-150 2024 mantêm V8 por R$ 519.990
Nova BMW Série 5 Touring tem design revelado em imagens de registro