Há muito tempo, a BMW tem a letra "i" no final dos nomes de seus modelos a gasolina ou flex: 325i, 540i, etc. A letra foi usada inicialmente para diferenciar os carros com injeção eletrônica de seus equivalentes com carburador, que tinham um nome de três dígitos que denotava a série e o tamanho do motor. Mas a BMW há muito tempo abandonou os carburadores e tem a submarca elétrica "i".

Portanto, depois de décadas, a BMW está se livrando do "i" no final dos nomes dos modelos. Um executivo da BMW confirmou a notícia ao BMWBlog. A publicação observou que a próxima geração do X3 está recebendo um modelo M50, enquanto o modelo atual é oferecido como M40i. Bernd Köber, vice-presidente sênior da BMW Brand and Product Management, Connected Company, disse ao BMWBlog que a montadora agora quer que o "i" signifique que você está dirigindo um carro elétrico.

2024 BMW i5 Revisão da primeira unidade

Em um mundo em que a BMW vende um i5 que é totalmente elétrico e um 540i que não é, é possível entender como alguns clientes podem ficar confusos. E sim, o "i" minúsculo no final do nome do modelo é uma herança, mas a submarca elétrica "i" também é agora uma propriedade bem estabelecida. É também uma das melhores convenções de nomenclatura em carros elétricos. O nome i5 torna óbvio que estamos falando de um Série 5 elétrico, por exemplo.

Não temos certeza de quando veremos o "i" ser retirado do restante da linha de veículos a gasolina da BMW. Será estranho ver algo como "330" na traseira de um Série 3, porque o "i" no final se tornou um elemento básico. Em outros mercados, os modelos ainda poderiam receber a letra final d (330d por exemplo) indicando a presença de motor a diesel. Mais recentemente, a BMW passou a usar o e, como no 330e, para indicar carros híbridos também.

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