A BMW já tinha confirmado 15 lançamentos para o mercado brasileiro em 2024. Três deles já eram conhecidos: os elétricos i5 e iX2 e a nova geração do X2. A empresa acabou de confirmar mais duas novidades que estrearão em nosso mercado ainda neste ano.

A mais importante foi a confirmação do BMW Série 5 de nova geração por aqui em 2024. Até o momento, apenas o elétrico i5 estava com o passaporte carimbado. Assim, devem chegar as opções puramente a combustão e também as híbridas, que foram reveladas no ano passado fora do Brasil.

Galeria: BMW 530e, 550e PHEV 2024

Nos EUA, o novo Série 5 tem o portfólio começando com o modelo 530i equipado com motor 2.0 turbo a gasolina com 258 cv de potência e 40,7 kgfm de torque. Há opção de tração integral. Um degrau acima, o 540i terá motor 3.0 com 6 cilindros em linha e potência de 380 cv, além de 53 kgfm de torque. A aceleração neste caso é feita em 4,5 segundos.

No lado dos híbridos, estão disponíveis em outros mercados a versão 530e, equipada com um motor a gasolina 2.0 turbo de quatro cilindros combinado com a tecnologia eDrive da BMW para produzir 299 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Já o 550e xDrive usa um motor 3.0 turbo a gasolina de seis cilindros em linha para gerar 489 cv e 71,4 kgfm. O motor elétrico para ambos está integrado a uma transmissão automática de 8 velocidades. O 530e tem tração traseira, enquanto o 550e xDrive, como o nome sugere, tem tração integral.

BMW 530e, 550e PHEV 2024

Com isso, a BMW declara que o novo 530e consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos; já o 550e cumpre a tarefa em 4,3 s. Por serem híbridos do tipo plug-in a dupla consegue atingir velocidades de até 140 km/h somente com propulsão elétrica. Os dois sedãs possuem um conjunto de baterias com 19,4 kWh de capacidade útil. No 530e, isso se traduz numa autonomia elétrica de até 103 km, enquanto o número cai para até 90 km no 550e.

No entanto, os dados de desempenho e autonomia elétrica não são nem de longe os dados que mais impressionam nestas novas versões do sedã médio da BMW. Isso recai sobre o consumo. Pelo ciclo WLTP europeu, o 530e 2024 consegue chegar a 166,6 km/l em uso combinado entre cidade e estada. Para o 550e, lembrando que este tem motor de seis cilindros, o número cai para 125 km/l, ainda assim um número muito bom.

Galeria: BMW M3 CS 2024 - Avaliação

M3 CS também está confirmado

Quem gosta da linha de esportivos M3 da BMW também terá novidades interessantes em 2024. A marca confirmou que trará o novo M3 CS, que estreou lá fora no início de 2023, também desembarcará no Brasil neste ano. A versão será importada para cá em quantidade limitada, porém.

No M3 CS 2024, o motor 6-cilindros em linha 3.0 biturbo da família S58 chega aos 550 cv, números superiores ao M3 Competition que tem 510 cv. Já o torque de 66,3 kgfm permanece igual ao do M3 Competition. O que não muda é que, assim como o antigo M3 CS da geração F80, a nova geração G80 vem equipada somente com transmissão automática de 8 marchas, com a diferença de ter tração integral xDrive, enquanto o anterior era somente tração traseira. No entanto, há opção usar apenas a tração traseira de forma eletrônica.

O novo M3 CS também passou pela tradicional dieta dessa variante, perdendo assim 34 kg graças ao uso de plástico reforçado com fibra de carbono. A BMW aplicou o material em diversas partes do carro, como capô, splitter dianteiro, entradas de ar, capas dos retrovisores, além também do difusor traseiro e no spoiler da tampa do porta-malas.

Com a força extra, a BMW garante que o M3 CS pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos ou dois décimos de segundo antes do Competition xDrive. A nova configuração traz ainda o M Driver's Package, que permite o sedã alcançar a velocidade máxima de 303 km/h – limitada eletronicamente.

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