Depois de um 1º trimestre mais morno, a indústria automotiva mostrou um resultado bem melhor em abril, com um crescimento de 18,24% nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves em comparação à março, segundos os dados da Fenabrave. O resultado empurrou consideravelmente as vendas ante o 1º quadrimestre de 2023, com alta de 17,49%, com 691.370 unidades emplacadas nos quatro primeiros meses do ano.
"Começamos 2024 confiantes em um crescimento sustentado e este primeiro quadrimestre confirma nossa expectativa. O momento mais favorável ao crédito e os juros mais contidos continuam tracionando o setor, especialmente, o mercado de automóveis e comerciais leves”, afirma Andreta Jr., Presidente da Fenabrave. O executivo ainda aponta que este é o melhor resultado para os primeiros quatro meses do ano desde 2014.
Neste cenário, a Fiat segue na liderança entre as marcas, com 42.096 unidades emplacadas, seguida por Volkswagen (33.439) e General Motors (29.851). O bom desempenho entre os comerciais leves é o que ajuda a marca italiana a continuar na primeira posição, pois a VW se saiu melhor considerando somente automóveis, com 27.818 unidades vendidas, contra 24.852 veículos da Fiat.
A surpresa do mês é a BYD, que subiu para a 9ª posição de vendas de automóveis após emplacar 6.965 unidades em abril. A Caoa Chery veio no vácuo e fechou o top 10, com 6.458 unidades. Quem se deu mal foi a Nissan, que caiu para 11ª, ao registrar 5.953 veículos. Porém, ao considerar também os comerciais leves, a fabricante japonesa volta para a 9ª colocação com 7.072 unidades, só que a BYD está logo atrás com 7.046 veículos, uma diferença de somente 26 unidades.
POSIÇÃO | MARCA | UNIDADES (ABR/2024) | PARTICIPAÇÃO (ABR/2024) | UNIDADES (ACUMULADO) | PARTICIPAÇÃO (ACUMULADO) |
1º | Fiat | 42.096 | 20,23% | 143.607 | 20,77% |
2º | Volkswagen | 33.439 | 16,07% | 110.264 | 15,95% |
3º | General Motors | 29.851 | 14,35% | 86.751 | 12,55% |
4º | Toyota | 17.339 | 8,33% | 59.308 | 8,58% |
5º | Hyundai | 15.674 | 7,53% | 52.869 | 7,65% |
6º | Renault | 11.869 | 5,70% | 38.604 | 5,58% |
7º | Jeep | 9.418 | 4,53% | 35.071 | 5,07% |
8º | Honda | 7.167 | 3,44% | 24.178 | 3,50% |
9º | Nissan | 7.072 | 3,40% | 26.630 | 3,85% |
10º | BYD | 7.046 | 3,39% | 21.979 | 3,18% |
11º | Caoa Chery | 6.458 | 3,10% | 18.086 | 2,62% |
12º | Ford | 3.617 | 1,74% | 11.834 | 1,71% |
13º | Citroën | 2.893 | 1,39% | 9.700 | 1,40% |
14º | GWM | 2.281 | 1,10% | 8.017 | 1,16% |
15º | Ram | 2.193 | 1,05% | 9.619 | 1,39% |
16º | Mitsubishi | 2.180 | 1,05% | 6.915 | 1,00% |
17º | Peugeot | 1.874 | 0,90% | 7.665 | 1,11% |
18º | BMW | 1.383 | 0,66% | 4.579 | 0,66% |
19º | Mercedes-Benz | 656 | 0,32% | 2.241 | 0,32% |
20º | Porsche | 538 | 0,26% | 1.806 | 0,25% |
Pelo segundo mês consecutivo, o Volkswagen Polo foi o líder de vendas no geral, contabilizando 12.434 unidades, contra 11.497 unidades da Fiat Strada, a vice-líder. Isso mostra que a estratégia da VW, focando nas vendas diretas com Polo Track e agora com Polo Robust para o agronegócio deu certo. O Chevrolet Onix fecha o pódio com 9.087 veículos vendidos em abril.
A disputa entre os hatchbacks está bem interessante. O Onix está a uma distância pequena do Fiat Argo, com 8.599 unidades vendidas no último mês e o Hyundai HB20 não está muito atrás, somando 8.194 emplacadas em abril.
Entre os SUVs compactos, o Volkswagen T-Cross está novamente no topo, após vender 6.224 unidades, com uma boa distância sobre o Chevrolet Tracker, que emplacou 5.670 veículos. É um bom resultado, considerando que o T-Cross passará por um facelift ainda este ano. Também com mudanças a vista, o Hyundai Creta vendeu 5.335 unidades e foi o terceiro do segmento.
Os últimos lançamentos começam a mostrar resultado nas vendas. O BYD Dolphin Mini surpreendeu novamente e emplacou 3.143 unidades, mais do que a soma do Peugeot 208 (1.472) e Citroën C3 (1.537). A Chevrolet Spin ressuscitou após a reestilização e aparece na 25ª posição no geral, com 2.321 unidades vendidas. O Renault Kardian ainda está ganhando ritmo, mas já contabiliza 1.581 veículos emplacados no mês, ficando na 33ª colocação.
POSIÇÃO |
MODELO |
UNIDADES (ABRIL/2024) |
1º |
Volkswagen Polo | 12.434 |
2º |
Fiat Strada | 11.497 |
3º |
Chevrolet Onix | 9.087 |
4º |
Fiat Argo | 8.599 |
5º |
Hyundai HB20 | 8.194 |
6º |
Chevrolet Onix Plus | 7.049 |
7º |
Volkswagen T-Cross | 6.224 |
8º |
Chevrolet Tracker | 5.670 |
9º |
Fiat Mobi | 5.420 |
10º |
Volkswagen Saveiro | 5.373 |
11º |
Hyundai Creta | 5.335 |
12º |
Volkswagen Nivus | 5.259 |
13º |
Renault Kwid | 5.185 |
14º |
Toyota Hilux | 4.792 |
15º |
Nissan Kicks | 4.582 |
16º |
Jeep Renegade | 4.382 |
17º |
Honda HR-V | 4.285 |
18º |
Jeep Compass | 3.914 |
19º |
Fiat Toro | 3.896 |
20º |
Fiat Fastback | 3.885 |
21º |
Toyota Corolla Cross | 3.754 |
22º |
Fiat Pulse | 3.539 |
23º |
Fiat Cronos | 3.403 |
24º |
BYD Dolphin Mini | 3.143 |
25º |
Toyota Corolla | 3.104 |
26º |
Caoa Chery Tiggo 7 | 3.026 |
27º |
Caoa Chery Tiggo 5X | 2.731 |
28º |
Chevrolet Montana | 2.534 |
29º |
Chevrolet S10 | 2.473 |
30º |
Volkswagen Virtus | 2.456 |
31º |
Ford Ranger | 2.382 |
32º |
Chevrolet Spin | 2.321 |
33º |
Toyota Yaris | 2.227 |
34º |
Renault Duster | 2.070 |
35º |
Hyundai HB20S | 2.065 |
36º |
Ram Rampage | 1.756 |
37º |
BYD Song Plus | 1.699 |
38º |
Toyota Yaris Sedan | 1.670 |
39º |
BYD Dolphin | 1.619 |
40º |
GWM Haval H6 | 1.609 |
41º |
Renault Kardian | 1.581 |
42º |
Toyota SW4 | 1.561 |
43º |
Citroën C3 | 1.537 |
44º |
Peugeot 208 | 1.472 |
45º |
Fiat Fiorino | 1.454 |
46º |
Mitsubishi L200 Triton | 1.257 |
47º |
Citroën C3 Aircross | 1.120 |
48º |
Nissan Frontier | 1.119 |
49º |
Renault Oroch | 1.095 |
50º |
Jeep Commander | 1.093 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop