O ano de 2023 marcou o fim da linha do carro esportivo júnior da Audi, o TT, e o grandalhão R8 deveria ser descontinuado logo em seguida. No entanto, isso não aconteceu. Embora o plano inicial fosse encerrar a produção do supercarro V10 antes da virada do ano, a máquina naturalmente aspirada continua viva.

Em conversa com o jornal de negócios alemão Automobilwoche, a Audi confirmou que o R8 ainda está em produção na fábrica de Böllinger Höfe, que também monta o RS E-Tron GT. Isso apesar do fato de que o R8 V10 GT RWD, que serve como epílogo do modelo, ter sido apresentado em outubro de 2022. Sabendo que o fim está próximo para o principal modelo esportivo da Audi, parece que os clientes ricos estão correndo para comprar um novo.

O novo plano é descontinuar o R8 no final de março de 2024, um atraso de cerca de três meses em comparação com o cronograma inicial. Entramos em contato com a Audi, que nos mandou o seguinte posicionamento, confirmando que o R8 ainda está em produção:

"É verdade, o último Audi R8 deixará a linha de produção no final do primeiro trimestre de 2024. Isso marca o fim da produção de um carro esportivo icônico na unidade da Audi Böllinger Höfe em Neckarsulm. O Audi e-tron GT, totalmente elétrico, continuará a ser fabricado na Böllinger Höfe.

Como parte de nossa estratégia, que tem o objetivo claro de eletrificar todo o portfólio de produtos, decidimos retirar o R8 do programa no final do primeiro trimestre de 2024.

A declaração de que o R8 será descontinuado no final de 2023 remonta a 2019. Desse ponto de vista, não é surpreendente que a data final real tenha mudado em algumas semanas."

Uma substituição direta não está nos planos, já que o Grupo Volkswagen está eliminando o motor 5.2 V10. Sim, isso também significa que o sucessor do Lamborghini Huracan perderá o motor de dez cilindros. Em seu lugar, a fabricante italiana pretende colocar uma motorização híbrida plug-in baseado em um motor a combustão reduzido.

A Audi Sport não está abandonando a ideia de ter um modelo esportivo topo de linha. A empresa já tem dado indícios de que um R8 elétrico poderia acontecer um dia na futura plataforma SSP do Grupo VW. O novo hardware pode ser adaptado para "carros icônicos - carros esportivos e assim por diante". Talvez isso também signifique que o TT voltará um dia? Veremos.

2015 Audi R8 e-tron

Audi R8 E-Tron

2015 Audi R8 e-tron

Audi R8 E-Tron

Lembremos que a Audi já fez um R8 elétrico. No entanto, foi um fracasso comercial, pois o R8 E-Tron foi descontinuado depois de menos de 100 unidades vendidas. Ele foi lançado no Salão do Automóvel de Genebra de 2015 e ficou disponível por apenas cerca de um ano na Europa, onde seu preço era de € 1 milhão (R$ 5.360.794). O supercarro elétrico um tanto obscuro não estava disponível nas concessionárias e era preciso ir até a sede da Audi para fazer um pedido.

Na verdade, ele nem sequer estava incluído no configurador, portanto, sem o marketing adequado, estava fadado ao fracasso. É claro que o preço exorbitante também não ajudou sua causa. O ideal é que a Audi tenha uma estratégia melhor para um novo R8 elétrico, que esperamos que não custe sete dígitos. O elegante PB18 E-Tron sugeriu as perspectivas de um R8 sem motor de combustão, embora esse conceito já tenha quase quatro anos.

Galeria: Audi R8 Coupe V10 performance RWD em Laguna Seca

Envie seu flagra! flagra@motor1.com