A Audi já fez uma experimento com um R8 elétrico no passado. O R8 e-tron foi lançado em 2014 por 1 milhão de euros (R$ 5.189.937) e vendeu menos de 100 unidades, saindo de linha depois de apenas um ano nas lojas. A fabricante torce para que o futuro sucessor do esportivo, que será somente elétrico, se saia melhor. E, segundo a revista Autocar, o carro será lançado em 2025.

Citando fontes dentro da sede em Ingolstadt, a Autocar afirma que o sucessor do Audi R8 terá um outro nome, mas manterá a fórmula do carro, sendo um cupê de duas portas. Aparentemente, será o Audi mais poderoso já feito e contará com uma série de componentes produzidos à mão. A produção será na mesma fábrica em Böllinger Höfe (Alemanha), onde o modelo atual está sendo montado. O R8 com motor a combustão estaria com seu fim programado para o final de 2023, dando adeus com uma série especial de tração traseira.

Audi R8 e-tron 2015

Há dois cenários plausíveis sobre sua plataforma e ambos os casos envolvem a Porsche. A primeira hipótese é que usa a arquitetura SSP Sport que também será adotada pela próxima geração do Taycan e do e-tron GT; ou uma nova plataforma para carros esportivos que está sendo desenvolvida para os sucessores elétricos do 718 Boxster e 718 Cayman. Independente de qual seja sua base, o sucessor elétrico do R8 será mais rápido e mais poderoso do que o e-tron GT, que tem 646 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.

Sebastian Grams, chefe da Audi Sport, disse à Autocar que, embora o sucessor do R8 seja uma prioridade, ainda existem planos para fazer um modelo menor e mais barato na mesma linha do TT: "Estamos trabalhando nisso." O cupê pequeno também deve seguir o caminho da eletrificação, visto que a marca de luxo anunciou que todos os seus produtos lançados a partir de 2026 não terão um motor a combustão.

Enquanto o R8 vai se preparando para seu futuro elétrico, seu companheiro de plataforma seguirá com um motor a combustão por mais uma geração. A Lamborghini já confirmou que o sucessor do Huracan terá um motor a combustão com mais de seis cilindros, como parte de uma motorização híbrida plug-in. Só que o carro da Lamborghini está previsto somente para 2024, pois o ano que vem será dedicado ao substituto do Aventador.


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