Primeiras impressões - Novo Audi R8 V10 Plus na pista debaixo de chuva

Já perdi a conta de quantos lançamentos de carros foram feitos na pista da Fazenda Capuava, em Indaiatuba, interior de São Paulo. Além do circuito técnico e divertido, o lugar fica afastado de olhares indiscretos e, o mais importante, é quase certeza de tempo bom. Porém, tudo na vida tem sua primeira vez. E na quinta-feira passada (20) São Pedro não estava de bem com o time da Audi. Pela primeira vez vi chover na Capuava. E não foi pouco.

 

Audi R8 Capuava BR

 

Na pista, nada menos que dois RS6, dois RS7 e dois R8 de nova geração, a estrela do dia. Bólidos com mais de 600 cv entregues ao solo por meio da tração integral quattro. Como já havia acelerado o RS7 semanas antes (confira a avaliação) e conhecia a RS6 de outros carnavais (ela foi a nossa recordista dos testes de aceleração por um tempo, ainda na versão de 560 cv), meu foco estava no R8. Logo na chegada do evento, um exemplar azul recebi os convidados com sua cara de carro de corrida tecnológico.

O que é?

O R8 de segunda geração chega ao Brasil na versão mais "fodástica", a V10 Plus, com motor de 10 cilindros e injeção mista (direta e indireta) que rende 610 cv de potência e 57,1 kgfm de torque. Curiosamente, é o único carro da linha Audi a ter motor aspirado - a potência máxima vem a 8.250 rpm -, enquanto o mais simplório A1 tem propulsor turbo. O câmbio é o conhecido S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, enquanto a tração quattro traz novidades em relação à do R8 anterior.   

 

Audi R8 Capuava BR

 

No R8 de primeira geração, havia um diferencial...